terça-feira, 13 de agosto de 2013

Livro “A menina Onete” será lançado nesta terça em Belém

Será lançado nesta terça-feira, dia 13, o livro  “A menina Onete: Travessias & Travessuras” pela editora Carpe Diem.  O lançamento  acontece nesta terça-feira, dia 13, às 19h, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur).

A obra é de autoria do antropólogo e pesquisador paraense  Antônio Maria de Souza Santos, em parceria com  Josivana de Castro Rodrigues, pedagoga e neta da artista paraense Dona Onete, conhecida como a  rainha do “carimbó chamegado”. 

O livro tem um perfil infanto-juvenil, onde o foco é a infância da menina Ionete da Silveira Gama, ou Dona Onete, que aos quatro anos de idade já fazia parte da tradição cultural das “pastorinhas” onde cantava nas rodas marajoaras de carimbó. O livro também relata as origens da cantora  que  nasceu  no município de Cachoeira do Ararí, na Ilha do Marajó, relatando sua  vinda ainda criança para  Belém. Também é tema da obra a ida de Dona Onete para o Rio das Flores, em Igarapé-Miri  e seu retorno novamente para a capital paraense, onde a partir de 1990, depois de altos e baixos, passa a desenvolver uma brilhante carreira artístico-musical.

Capa do livro “Aritapera: Terra, Água, Mulheres &
Cuias”, organizado pelos antropólogos Antonio
Maria de Souza Santos e Luciana Gonçalves de
Carvalho
Segundo o autor do livro tem uma forte ligação com a natureza que inspira a artista nos seus trabalhos, onde transmite através de suas músicas as manifestações culturais do povo paraense, onde só ganhou reconhecimento após seus 70 anos de idade.  

Turismo – O lançamento conta com apoio promocional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Segundo a presidente da Paratur, Socorro Costa, a obra tem um forte apelo turístico, já que expressa, através da história de Dona Onete, a força da música paraense, das tradições e da natureza marajoara.

Socorro enaltece o trabalho de Antônio Maria, que segundo ela já tem uma forte sintonia com o turismo. “Em  agosto de 2012  os antropólogos Antônio Maria de Souza Santos e  Luciana Gonçalves somaram esforços com a Paratur para lançarmos, durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), o livro “Aritapera:  Terra, água, mulheres  & cuias”, que revela a importância do artesanato em cuias feito pelas mulheres da comunidade de Aritapera, localizado no município de Santarém. A obra revela o valor simbólico das cuias dentro do universo amazônico e de que forma elas estão inseridas no cotidiano das comunidades ribeirinhas, relata Socorro, ao expicar que o apoio ao lançamento do livro foi resultado do projeto de Mapeamento Cultural das comunidades Tradicionais Indígenas, Quilombolas e Ribeirinhas executado pelo PRODETUR-Pará (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo), na época executado pela Paratur. O mapeamento contou com apoio  do Museu Paraense Emilio Goeldi  e UFOPA(Universidade Federal do Oeste do Pará).
Dra. Socorro Costa (centro)e Dr. Adenauer Góes (a direita) recebem o livro 
"Aritapera: Terra, Água, Mulheres & Cuia" do antropólogo Antonio Santos. Foto: Thiago Figueira/Paratur
“Este apoio da Paratur é muito importante para a continuidade do nosso trabalho, que de cunho antropológico, está também associado ao turismo”. Afirma Antônio Maria, ao anunciar que uma nova tiragem do livro “Aritapera: Terra, água, mulheres  & cuias”, agora para comercialização, está sendo preparada.

Serviço: O lançamento do livro “A Menina Onete: Travessias & Travessuras” é nesta terça-feira, dia 13 de agosto, às 19h, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, o Centur. Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, Nazaré.

Contatos: (91)  81326260  ou 87117473
E-mail: sanctus@museu-goeldi.br

Texto: Benigna Soares e Tâmara Monteiro - Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário