terça-feira, 6 de agosto de 2013

Documentário sobre o Círio de Nazaré é destaque no Discovery

Arthur Veríssimo (centro) na gravação do episódio com o tema "Círio de Nazaré"

Será exibido nesta quarta-feira, dia 7, às 22h30, na Discovery Channel, mais um episódio da série ‘”Na fé com Arthur Veríssimo, produzida pela Mixer. Desta vez  o tema é “Círio de Nazaré” e revela a essência da procissão e maior manifestação católica do Brasil, que acontece em Belém (PA) no segundo domingo do mês de outubro há mais de 220 anos.

O documentário, que teve apoio logístico e institucional do Programa de Press Trip da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), faz parte de uma seleção de nove festivais religiosos, mostrando para o telespectador as etapas, os significados, os preparativos e os rituais de manifestações da fé em cultos sagrados e cerimônias religiosas.  As gravações em Belém aconteceram na primeira quinzena de outubro de 2012, incluindo as principais procissões do Círio: Romaria Rodoviária, Romaria Fluvial, Moto Romaria, Trasladação e Círio.

O documentário começou a ser exibido no dia 17 de julho, quando foi ao ar episódio sobre a Festa de Iemanjá. No dia  24 de julho  o tema foi a Festa de Santa Bárbara, que acontece em Codó, no Maranhão. Dia  31 de julho  foi apresentada a Peregrinação de São Lázaro, manifestação religiosa tradicional de Cuba.

Durante a produção do material o o jornalista viaja em uma busca espiritual, mostrando ao telespectador,  as mais variadas manifestações da fé em cultos sagrados e cerimônias religiosas que impressionam  com a força de crenças milenares.

Ao todo são nove episódios, quatro deles gravados no Brasil e cinco em outros países da América Latina. No Brasil, o apresentador participa do Festival de Iemanjá, em Salvador, e vivencia as emoções das homenagens à rainha do mar em uma das festas mais populares do país. Participa também do Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que acontece em outubro na cidade de Belém e é a maior manifestação religiosa católica do Brasil. Veríssimo também vivencia experiências sobrenaturais durante a Festa de Santa Bárbara, em Codó, no Maranhão, um ritual às margens do rio Itapecurú realizado por um pai de santo e acompanha o festival da tribo indígena Yawanawá no Acre.

Em outros países da América Latina, Arthur Veríssimo segue sendo um participante efetivo de cada evento, não apenas como um observador ou turista. Em Cuba  ele faz a peregrinação do dia de São Lázaro com os devotos deste santo que se arrastam, ou rastejam por vários quilômetros. No México, Veríssimo vive a peculiar Semana Santa Tarahumara pintando o próprio corpo e dançando com um grupo de índios rarámuris pelo cenário inóspito da famosa Sierra Madre.

 Há ainda manifestações que impressionam pela violência como a vivenciada na Bolívia, na qual milhares de indígenas bolivianos descem para a cidade montanhosa e isolada de Macha, na esperança de arrumar uma briga no festival pré-hispânico chamado El Tinku. Lá Veríssimo enfrenta seu maior teste físico participando deste momento. Na região de Cuzco, no Peru, ele participa da maior peregrinação de nações indígenas da América no festival anual de Qoyllur Rit´I. O Haiti, com seu local sagrado de peregrinação dos seguidores da fé Vodu, também faz parte desta jornada.

A Discovery Channel está presente em mais de 200 países e territórios e o apoio concedido pela Paratur segue as diretrizes do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), onde o Círio é, além da maior manifestação de fé dos católicos paraenses, o evento turístico religiosos de maior expressão dos paraenses, reunindo em Belém no segundo domingo de outubro mais de 2 milhões de romeiros, entre os quais 76 mil turistas.

As novas exibições vão ocorrer dia 14 de agosto (Semana Santa Tarahumara -México), 21 de agosto (El Tinku -Bolívia), 28 de agosto (Senhor de Qoyllur Rit'I -Cuzco-Peru), dia 4 de setembro (Vodu - Haiti) e 11 de setembro (Tribo Yawanawá - Acre).

Veja mais  sobre o documentário em: http://discoverybrasil.uol.com.br/web/na-fe/

Texto: Samantha Abel (Mixer) Benigna Soares e Tâmara Monteiro (Paratur) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário