quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Congresso revela a força da gastronomia do Pará como atrativo turístico para a Amazônia

O evento contou  vários palestrantes da Amazônia Legal
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o Pará é detentor de cerca de 50% de todos os atrativos naturais da Amazônia.  O Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), lançado em 2011 revela ainda que o estado é guardião de dois dos mais expressivos segmentos turísticos da Amazônia: natureza  e cultura, que por sua vez tem a gastronomia como uma das suas principais referências.

Visando fortalecer ainda mais os atrativos, produtos e serviços turísticos relacionados à gastronomia e com o objetivo de desenvolver um modelo de turismo sustentável para os estados amazônicos, o assunto integrou programação do I Congresso de Turismo, Hospedagem e Gastronomia da Amazônia Legal ao longo desta semana em Belém. O evento, aberto no último dia 10 contou com a presença de autoridades públicas, empresários, profissionais da área e estudiosos, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, onde aconteceu até esta quarta-feira, dia 14.

A presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, acompanhou toda a programação do evento ao lado de sua equipe de marketing.
Socorro Costa, presidente da Paratur, e Gabriela Landê, presidente da OS Pará 2000, no congresso que aconteceu no Hangar
“A Paratur tem como missão promover e divulgar o turismo paraense nos mercados nacionais e internacionais e a gastronomia é uma importante ferramenta de atração de fluxo turístico ao Pará. Somente este ano apoiamos duas importantes iniciativas nesse sentido, o Festival Gastronômico Ver-o-Peso da Cozinha Paraense (http://www.veropesodacozinhaparaense.com.br), realizado em abril em Belém (PA) pelo Instituto Paulo Martins com importantes parceiros envolvendo chefes de cozinha do Brasil e exterior, e o Rio Bom de Mesa (http://www.riobomdemesa.com.br), que aconteceu  no final de maio e início de junho no Rio de Janeiro (RJ). Aplicamos nesses eventos importantes ferramentas de marketing, promoção e divulgação com objetivo de colocar na vitrine os produtos da nossa gastronomia”. Explica Socorro Costa. “Este congresso, realizado pela Setur e CNTUR nos dá a oportunidade de aprimorar ainda mais nossas estratégias, a medida que coloca a gastronomia em evidência”. Complementa a gestora da Paratur.


Socorro também anuncia que além de levar para as feiras e eventos a temática da gastronomia, a Paratur trabalha outras estratégias. “A equipe de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) prepara, por exemplo neste momento, nossa  estratégia de participação do Pará na FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina, que acontece de 14 a 17 de setembro em Buenos Aires, Argentina. O mercado argentino é um dos prioritários no Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará). Vão ser divulgados lá as regiões turísticas  de  Belém, Marajó e Tapajós, através dos roteiros Pará: 8 dias e 7 noites”. Explica Socorro, ao informar que na edição passada a FIT recebeu cerca de 91.200 participantes, entre os quais 33 mil  profissionais e um público diverso superior  a 58.200 visitantes. Foram 1700 expositores de 46 países, entre eles Barbado, Nepal, Líbano e Botsuana que participaram pela primeira vez. No evento o Pará integra o Pavilhão Brasil, coordenado Embratur.

O I Congresso de Turismo, Hospedagem e Gastronomia da Amazônia Legal foi realizado pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) e  Confederação Nacional de Turismo (CNTUR).  A programação do evento contou com as palestras “Turismo e Desenvolvimento Regional sob a Ótica Parlamentar”, “O financiamento do Desenvolvimento do Turismo na Amazônia Legal”, além das conferências “Cenários do Século XXI e Turismo na Amazônia” e  “O Turismo de Interesse Especial: O Desejo de Conhecer a Amazônia”. O evento contou também com mesas redondas, com o tema: “Desafios e estratégias do setor público para o desenvolvimento sustentável do turismo na Amazônia”, “Boas Práticas do Setor Produtivo no Fomento ao Turismo Sustentável”, “Programas de Sustentabilidade para o Turismo na Amazônia Legal”, e também “O Legado dos Mega Eventos para a Amazônia Legal”. Também ganhou destaque no evento o “Case de Sucesso: Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro”. 

O evento foi encerrado nesta quarta-feira, dia 14, com a mesa redonda ”Desafios e estratégias do setor privado para o desenvolvimento do turismo na Amazônia – sustentabilidade & rentabilidade”. Quatro grupos de trabalho se reuniram para discutir a “Formulação da Carta do Turismo Sustentável da Amazônia Legal”. Na ocasião foi lançado o Projeto Turismo Religioso,  da CNTur.


Texto: Benigna Soares e Arnon Henrique Miranda - Paratur 
Foto: Everaldo Nascimento

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