quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental fortalece turismo de eventos no Pará

O estado do Pará ganhou o direito de sediar o 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que ocorrerá em setembro de 2015, em Belém. A organização e realização do evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), fundada em 1966, e que reúne cerca de 10 mil profissionais do setor como associados. Na manhã desta terça-feira (20), o secretário de estado de Turismo, Adenauer Góes, recebeu a visita do presidente da secção paraense da entidade, José Benevenuto Vieira.

O congresso promovido pela ABES é mais um a fortalecer o segmento turístico de negócios, eventos e incentivos do estado, um dos prioritários no Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, que é o segundo maior motivo de viagem e atração de turistas ao Pará com 18,2% do total, segundo dados de pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), de 2011.

Um evento movimenta grande número de profissionais durante a sua realização, gerando forte movimento econômico nas cidades que o sediam. O turista de eventos é motivado por interesses profissionais, mesclando atividades de trabalho e lazer, o que faz dele um cliente com grande potencial de consumo do item diversão. Além disso, o turismo de eventos propicia ao visitante conhecer o destino para depois retornar com a família aos locais que mais lhe agradaram.

Outros benefícios são o incremento na receita global do local-sede do evento, (o turista participante realiza gastos elevados em comparação a outros segmentos, melhora a imagem da cidade-sede do evento – pois o participante é um elemento divulgador do local, gerando empregos e receita, que podem ser revertidos em melhorias na infra-estrutura e desenvolvimento turístico.

Este ano, o 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), que acontecerá em Goiânia(GO), de 15 a 19 de setembro, com o tema central “Saneamento, Ambiente e Sociedade: Entre a gestão, a política e a tecnologia”, terá em sua programação painéis, mesas redondas, apresentação de trabalhos técnicos, Campeonato de Operadores, Olimpíada Jovens Profissionais do Saneamento, visitas técnicas, e a X Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (FITABES), a maior feira de exposições do segmento.

De acordo com o presidente da ABES/PA, José Benevenuto, a feira tem como quatro eixos o cuidado e tratamento dado a água, sistema de esgotamento sanitário, resíduos sólidos e ao meio ambiente. “Nesta edição em Goiânia, vamos promover o que estamos chamando de ‘Noite Paraense”, mostrando os cheiros, sabores e ritmos da cultura em nosso estado para atrair a vinda dos participantes para a nossa edição. Esperamos ter aqui entre 4 mil e 5 mil participantes”, afirma.

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário