terça-feira, 23 de julho de 2013

Turismo religiosos do Pará se fortalece com promoção do Círio de Nazaré na Expocatólica 2013 e JMJ

Após quatro dias de promoção do Pará como destino turístico prioritário na Amazônia representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) comemoram os bons resultados do trabalho, que está sendo desenvolvido desde o último sábado, dia 20, no Riocentro, centro de eventos do Rio de Janeiro (RJ), onde acontece até o próximo dia 26 a 10ª Expocatólica, parte da programação voltada aos voluntários da Jornada Mundial da Juventude e onde estará o Papa Francisco, no próximo dia 28.  O evento, que envolve diariamente um público de 25 mil pessoas em torno da exposição, comercialização e promoção de produtos, serviços e manifestações religiosas, tem apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Ministério do Turismo (MTUR), entre outros que fazem dela a maior feira desse segmento na América Latina.

Comitiva do Pará recebeu no estande paraense a visita oficial dos Batedores da Marinha, que anualmente asseguram a visita da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao Rio de Janeiro
Pe Waldeci Souza, Pároco da Basílica Santuário, apresenta
Nossa Senhora de Nazaré aos participantes da JMJ e
Expocatólica 2013.
Tereza Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur, comemora os bons resultados da promoção do Círio, que todos os anos, no segundo domingo de outubro, leva para a capital paraense mais de 2 milhões de romeiros, entre os quais, 76 mil turistas.  “Estamos recebendo elogios de todo o público para o nosso estande, que em 300 metros quadrados representa a Basílica Santuário de Nazaré, a Catedral da Sé, Os Arcos de Nazaré e que guarda ao centro a Berlinda com a Imagem Peregrina de Nazaré. Esse reconhecimento à parceria que fizemos com a Arquidiocese de Belém, Diretoria do Círio, com o Sebrae e ainda o Pólo Joalheiro é muito gratificante”. Comemora Jacqueline, ao destacar que o estande do Pará, onde são apresentados os cinco segmentos, as seis regiões turísticas do Pará e também os valores dessa atividade econômica tem patrocínio do Ministério do Turismo.

Rafaella Brito, gerente de Turismo Cultural da Setur, avalia que o Círio enquanto produto turístico que representa o segmento religioso já é bem conhecido pelo público que passou pelo estande do Pará, onde está sendo apresentada a nova marca associada ao slogan "Pará, a Obra-Prima da Amazônia”.

“A estratégia agora é mostrar para esse público que o Círio de Nazaré está mais acessível”. Explica Rafaella. 

Antônio Ricardo Uchôa, gerente regional de vendas da
Comunidade Obra de  Maria, de Recife, em visita ao estande
do Pará na 10ª Expocatólica.
A constatação da gerente de turismo cultural da Setur está de acordo com  a observação de quem está na outra ponta dessa cadeia produtiva, o operador de turismo. É o caso do operador de turismo religioso Antônio Ricardo Uchôa, gerente regional de vendas da Comunidade Obra de  Maria, de Recife.

“O Círio ainda não está junto da gente por que hoje a visão da Obra de Maria está voltada para mercados como Cachoeira Paulista, Aparecida, e outros internacionais. Mas talvez seja este encontro o início de uma parceria. Vamos incentivar em nossa área comercial uma pesquisa de interesse do nosso público em relação ao Círio. Vamos avaliar desafios relacionados ao acesso aéreo e este roteiro novo que recebemos  certamente teremos o Círio e o Pará  como opção”.  Diz Antônio, que tem como prioridade de destinos nacionais é Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe e internacionais  Terra Santa, Roma, Santuário Mariano (Fátima em Portugal e Lourdes na França), além dos Caminhos de São Paulo na Grécia e Turquia.

Jovens e adultos assistem ao discurso do Papa em frente ao
estande do Pará 
Programação – ainda está na agenda de programação do Pará na Expocatólica 2013 e Jornada Mundial da Juventude uma procissão com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelos três pavilhões do Riocentro, onde está acontecendo a Expocatólica até o dia 26. Será na próxima sexta-feira, dia 26, às 14 horas, com participação do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, do secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, do Diretor do Círio, Kleber Vieira, do vice-presidente da Associação Nossa Senhora de Nazareth-Rio, Fábio Ítalo, da diretora de marketing da Paratur, Jacqueline Alves e do Pároco da Basílica Santuário de Nazaré, Pe Waldeci Souza, entre outros convidados.

Texto e Fotos: Benigna Soares – GEC Paratur/Abrajet Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário