terça-feira, 16 de julho de 2013

Papa Francisco será presenteado pelo Governo do Pará com imagem de Nazaré

Kleber Vieira, da Diretoria da Festa, e Adenauer Góes, Setur
Foto: Thiago Figueira/Paratur
Foi apresentada na noite desta terça-feira (16), a réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que será entregue pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), ao Papa Franciso, durante a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. Concomitante a Jornada, o Pará participará também da 10ª Expocatólica - Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, entre os dias 20 a 26 deste mês.

“Os artesãos são os grandes responsáveis por este presente que será entregue ao sumo pontífice argentino, Papa Francisco, que virá ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Em sintonia, o Governo do Pará, por meio da Setur e Paratur, e a Diretoria da Festa de Nazaré, entendemos que muito além de seu aspecto religioso, o Círio de Nazaré possa ser o evento de convergência principal do nosso turismo, não só no âmbito regional, mas também nacional e internacional”, diz o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. “O grande desafio do Estado é fazer a sociedade e a classe empresarial compreender o turismo como uma atividade econômica, capaz de gerar emprego e renda, e atrair divisas”, completa.

Apresentação da imagem e de seu manto
Foto: Thiago Figueira/Paratur
A réplica que estará presente na Expocatólica e com a qual será presenteado o Papa Francisco, contou com os conhecimentos e a colaboração de vários profissionais: o escultor Max Santos, o ourives Francisco de Assis Cardoso, da gemóloga e lapidadora Leila Salame, e ainda dos artistas Jean Negrão – responsável pelo manto, Socorro Lassance e das irmãs da Congregação Coração Imaculado de Jesus.

A imagem foi confeccionada em cedro vermelho, policromia e folhas de ouro. As coroas de Nossa Senhora de Nazaré e do Menino Jesus são de prata, banhada em ouro 18 quilates, com 24 diamantes e 12 rubis, ao todo. Já o manto em tecido branco foi ornamentado com bordados em fios dourados, cravejado por gemas preciosas: 18 ametistas, 10 águas marinhas, um citrino, uma esmeralda e mais de 500 cristais tchecos. Por fim, o broche foi feito em gema de ametista com grafismos marajoaras, diamante e safira.

A Imagem de Nazaré com todos os elementos
Foto: Thiago Figueira/Paratur
“A escultura tem as dimensões exatas da imagem peregrina. O trabalho foi feito em duas etapas, sendo a primeira a escultura, seguida pela pintura em policromia. Ao todo, o trabalho levou cerca de dois meses para ficar pronto”, conta o escultor santeiro, especializado em imagens, e restaurador de antiguidades Max Santos.

Ourives há 28 anos, Francisco Cardoso, falou das minúcias em torno da criação artística. “Foram mais ou menos 15 dias entre o processo de fundição, a composição das filigranas, as tramas e a cravação das gemas”, revelou ele, que trabalhou nas coroas e no broche.

Feira – Na Expocatólica acontecerá o Salão Internacional de Turismo Religioso – Peregrinus, uma feira profissional voltada para a promoção do turismo religioso, a única feira focada neste setor na América Latina. Apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde sua primeira edição, o evento passa a contar com a atuação efetiva da Pastoral do Turismo - entidade da Igreja Católica no Brasil, focada e atuante no fomento do Turismo Religioso.

Detalhe do broche com grafismos marajoara
Foto: Thiago Figueira/Paratur
O objetivo da feira é promover e incentivar a organização e comercialização do turismo religioso, que vem se expandindo e profissionalizando a cada ano. O Governo do Estado e a Diretoria do Círio de Nazaré vão defender o Pará, com apoio também do Sebrae, Belemtur e Pólo Joalheiro do Pará. O Ministério do Turismo (MTur) disponibilizou ao Pará, o espaço de 300m², para se fazer presente com a maior manifestação de fé católica do Brasil: o Círio de Nazaré. A religiosidade é um dos produtos, dentro do segmento “Turismo Cultural”, contemplado no portfólio da grade de produtos selecionados pelo Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará.

Confira a programação

Maquete virtual do estande do Pará na 10ª Expocatólica
20 de julho (sábado)
10h - Missa de abertura da Expocatólica 2013, no Rio Centro - Rio de Janeiro (RJ).
11h- Abertura da Expo Católica no Rio Centro

21 de julho ( domingo)
11h ás 21h - Expo Católica - Rio Centro 

25 de julho (quinta-feira)
18h - Cortejo do mini Círio - Rio Centro - com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes e do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que coordenarão o cortejo com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário