terça-feira, 30 de julho de 2013

Os melhores momentos da entrega do presente ao Papa e a participação do Pará na 10ª Expocatólica

Papa Francisco se emociona ao receber presente
que representa a fé e devoção do povo Paraense.
Foto: Thiago Henrique da Silva - Acervo Paratur

Papa Francisco recebendo em mãos  a réplica da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré entregue pelo Governo do Estado do Pará, por meio do Dr. Adenauer Góes representando a  Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a  Companhia Paraense de Turismo (Paratur), juntamente com o arcebispo metropolitano de Belém Dom Alberto Taveira, durante a Jornada Mundial da Juventude no último domingo(28) no Rio de Janeiro.Foto: Thiago Henrique da Silva - Acervo Paratur
Foto: Thiago Henrique da Silva - Acervo Paratur
Foto: Thiago Henrique da Silva - Acervo Paratur

Uma procissão com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo do Círio que todos os anos reúne no segundo domingo do mês de outubro 2 milhões de romeiros em Belém (PA), marcou com muita alegria e demonstração de fé o encerramento da programação da 10ª. Expocatólica, Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que aconteceu no Riocentro, na Barra, Rio de Janeiro. 

Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém, apresenta a imagem peregrina no estande do Paá na Expocatólica

“Esta parceria da Paratur com a Arquidiocese de Belém acontece pela terceira vez com objetivo de divulgar o turismo religioso do Pará. Mas foi na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), ano passado, em Portugal, que essa ação de levar a Imagem de Nazaré até Portugal fez com que o Ministério do Turismo e a Embratur despertassem para a força desse segmento turístico. Este momento marca mais uma etapa deste trabalho que tem dado bons resultados”. Afirmou Adenauer Góes, titular da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur)
Comitiva do Pará  na Expocatólica 2013

Uma surpresa aos peregrinos que permaneceram no estande do Pará logo após o encerramento da procissão,foi a visita do Padre Antônio Maria, compositor de uma das mais belas canções em homenagem à Rainha da Amazônia, a canção Senhora da Berlinda. Perguntado sobre o que representou para ele estar ali, ao lado da Imagem Peregrina, ele angelicalmente respondeu: “Este momento foi para mim como um beijinho dela, me dizendo que eu nem precisarei ir até Belém por que ela veio até aqui”. Afirmou o padre, que tem milhões de seguidores.
Pe Fábio lembrou a importância do Menino Jesus no
 colo de Nossa Senhora e da devoção à Mãe de Jesus
Freiras seguram a Imagem de Nazaré após missa de
Dom Alberto Taveira

Dom  Alberto em visita ao estande do Pará 
Vista aérea do estande do Pará na Expocatólica

Estante do Pará na Expocatólica, que fez alusão a faixada da Basílica Santuário e Catedral da Sé.
Comitiva do Pará recebeu no estande paraense a visita oficial dos Batedores da Marinha, que anualmente asseguram a visita da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao Rio de Janeiro


















Pe Waldeci Souza, Pároco da Basílica Santuário, apresenta
Nossa Senhora de Nazaré aos participantes da JMJ e
Expocatólica 2013.

Antônio Ricardo Uchôa, gerente regional de vendas da
Comunidade Obra de  Maria, de Recife, em visita ao estande
do Pará na 10ª Expocatólica.


Pe Reginaldo Marzoti recebe Imagem Peregrina do Diretor do Círio 2013
Comitivas de paraenses chegam a todo minuto no estande
 do Pará. Vieram para a Jornada Mundial da Juventude e
Expocatólica

Pe Reginaldo Marzote eleva Nossa Senhora de Nazaré para abençoar os católicos em sua missa

Adultos e crianças se rendem aos encantos de Nazaré

Jovens e adultos assistem ao discurso do Papa em frente ao 
estande do Pará 
Luzia Martins, atraída pelas cores e designer aprimorado das joias. Joias e artesanato paraense estão atrairam crianças e adultos ao estande do Governo do Estado na 10ª Expocatólica, aberta no último dia 20, no Rio Centro, Rio de Janeiro.  Diversidade, sustentabilidade, originalidade, autenticidade e criatividade são valores do turismo paraense que o Pará apresentou no Rio de Janeiro.
Rosa Helena Neves, diretora do Igama, apresenta no estande as Jóias de Nazaré produzidas no Polo Joalheiro

Artesanato paraense atrai a atenção das crianças na Expocatólica
A pequena Camila Vasconcelos, 8 anos, se encantou
com os brinquedos de miriti


Artesão Josias Plácido Alcântara  ensina a arte do Miriti
aos participantes.
A paraense Laila Monique Rodrigues e o filho Caio Rodrigues não vão ao Círio e aproveitaram para pedir bençãos antecipadas
Autoridades de todo o Brasil saudaram Nossa Senhora de Nazaré na abertura da Expocatólica

Diretor do Círio Círio 2013 - Cleber Vieira apresenta Nossa Senhora de Nazaré, que emociona os participantes da celebração.
Heloisa Helena agradeceu viagem até Portugla e pediu ajuda para ir ao Círio em Belém

O PRESENTE DO PAPA -  Pelas mãos de artistas paraenses foi criado e confeccionado o presente que foi ofertado ao Papa Francisco, durante o encerramento da programação da Jornada Mundial da Juventude, no Riocentro (RJ). Trata-se de uma réplica da imagem peregrina da padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré, símbolo central do Círio de Nazaré, que é considerado o maior evento católico do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas no segundo domingo de outubro.
A gemóloga e lapidária Leila Salame e o ourives Francisco de Assis Cardoso, que fazem parte do Programa Polo Joalheiro do Pará, integraram a equipe responsável pela criação e confecção da réplica da imagem. O trabalho meticuloso e original dos profissionais destaca técnicas da joalheria paraense, desenvolvidas no Espaço São José Liberto, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

"A emoção é grande por saber que a réplica da imagem será entregue ao papa. Esse trabalho de confeccionar um manto para a imagem de Nossa Senhora foi um sonho realizado, ainda mais por saber que o presente ficará eternizado ali, no Vaticano, junto do pontífice", enfatizou o ourives Francisco Cardoso. A participação também foi marcante para Leila Salame. “Eu me senti emocionada por ter sido convidada e escolhida para lapidar as gemas deste manto, pois sou católica e devota de Nossa Senhora de Nazaré”, ressaltou a lapidária.

A imagem ofertada ao pontífice foi apresentada durante uma coletiva à imprensa, dia 16 de junho, no Centro Social de Nazaré. O símbolo católico representa a religiosidade marcante na vida e na cultura do povo do Pará. A tradição que envolve a festividade do Círio também está retratada na réplica da imagem da Rainha da Amazônia, criada nos tamanhos originais, coroada e coberta por um manto bordado com joias contendo metais nobres e gemas características da região.
Para levar ao Papa Francisco um pouco do Círio e da fé do paraense na imagem da Mãe de Jesus, o processo de criação da obra de arte envolveu emoção, conhecimento, talento e criatividade dos profissionais. Além de Leila Salame e Francisco Cardoso, integraram a equipe o escultor Max Santos, os artistas Jean Negrão e Socorro Lassance, e  as irmãs da Congregação Coração Imaculado de Jesus.

A iniciativa de homenagear o sumo sacerdote em sua primeira visita ao Brasil foi do Governo do Estado, por meio da Setur e da Paratur,  com total apoio das Arquidioceses de Belém e do Rio de Janeiro e da diretoria da Festa do Círio de Nazaré.

Refinamento – A criação artística envolveu refinamento em todas as fases, como na construção da escultura, que levou cerca de dois meses e foi realizada em duas etapas. A peça foi toda esculpida para depois receber a pintura em policromia. De acordo com Max Santos, que há 13 anos trabalha como escultor especializado em imagens e restaurador de antiguidades, a réplica foi confeccionada em cedro vermelho, policromia e folhas de ouro.

Socorro Lassance foi a artista responsável pela criação das caixas que conduziram o presente na viagem até o Rio de Janeiro. Jean Negrão criou o manto em tecido branco e ornamentado com bordados em fios dourados. No manto, o ourives Francisco Cardoso colocou filigranas, tramas e gemas, por meio de processos de fundição do metal e de cravação de gemas , trabalho que durou aproximadamente 15 dias. O ourives também foi responsável pela confecção das coroas e do broche do manto.

As coroas de Nossa Senhora de Nazaré e do Menino Jesus são de prata, banhadas em ouro 18 quilates, com 24 diamantes e 12 rubis. No manto, foram utilizadas 18 ametistas, 10 águas marinhas, um citrino, uma esmeralda e mais de 500 cristais tchecos. Leila Salame explicou que as gemas minerais, principalmente as ametistas, são características da região. A arte da lapidária deu o toque especial ao broche do manto, criação assinada por Leila Salame, confeccionado em ouro com diamante, safira e ametista navete, realçada pela lapidação diferenciada de grafismos marajoaras , técnica desenvolvida pela profissional  formada na antiga Escola Técnica Federal do Pará. Leila Salame é um dos profissionais mais requisitados entre os produtores de joias locais. Outras gemas lapidadas por ela já ornamentaram, em 2003, o manto de Nossa Senhora de Nazaré.

O trabalho inovador já rendeu à Leila Salame um lugar no Manual de Lapidação Diferenciada de Gemas, publicado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Sebrae Nacional e governo federal, com organização do designer de joias Adriano Mol, que destacou  o domínio técnico graciosamente aplicado em conjunto com o riquíssimo acervo gráfico marajoara, configurando-se em um dos mais expressivos trabalhos de lapidação diferenciada no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário