domingo, 21 de julho de 2013

Nossa Senhora de Nazaré emociona público da Expocatólica no Rio de Janeiro

Diretor do Círio Círio 2013 - Kleber Vieira apresenta Nossa
Senhora de Nazaré, que emociona os participantes
 da celebração
A presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré tornou emocionante os principais momentos do primeiro dia da Expocatólica 2013, Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que acontece no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ), até o próximo dia 26. No final da manhã deste sábado, dia 20, após um mini cortejo no Pavilhão 3 do Rio Centro, a Imagem foi conduzida por dirigentes da Arquidiocese de Belém e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) até o estande do Ministério do Turismo (MTUR), onde aconteceu a abertura oficial do evento, com a participação de representantes da CNBB, Governo e Prefeitura do Rio de Janeiro, dirigentes do MTUR, Governo do Pará e Arquidiocese de Belém, entre outros.
Autoridades de todo o Brasil saudaram Nossa
Senhora de Nazaré na abertura da Expocatólica

A Expocatólica é uma feira profissional voltada para a promoção do turismo religioso, a única feira focada neste setor na América Latina, o que motivou a parceria entre Paratur, Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) e Diretoria do Círio de Nazaré a levar a Imagem Peregrina até o evento, estendendo a presença dela no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, da qual participará também o Papa Francisco, que estará no Riocentro na tarde do dia 28. Na ocasião Governo do Pará e Arquidiocese de Belém, juntamente com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, representada pelo arcebispo Dom Orani Tempesta, entregam ao pontífice uma réplica da Imagem Peregrina.


Pe Fábio lembrou a importancia do Menino Jesus no
 colo de Nossa Senhora e da devoção à Mãe de Jesus
Ronald Azaro, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur) e Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, enalteceu o evento e informou que o MTUR investiu este ano cerca de R$ 650 mil reais em eventos religiosos em estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte e no Pará, onde o município de Bragança foi contemplado com verbas para essa finalidade. Ele Informou que foram investidos R$ 1 milhão e 400 mil na Expocatólica. “O Governo orgulha-se de estar com a CNBB promovendo o turismo religioso em parceria com os estados do Brasil”. Afirmou  Ronald, ao garantir que a partir da Jornada Mundial da Juventude haverá um tratamento diferenciado ao público envolvido na programação da JMJ, cerca de 2 milhões de pessoas, que passam a se tornar turistas em potencial do Rio de Janeiro, do Brasil.

O jornalista Claudio Magnavita, membro do Conselho Nacional de Turismo e Subsecretário de Turismo do Rio de Janeiro (RJ), elogiou a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Evento. “O Pará traz o símbolo do Círio, evento religioso que envolve dois milhões de romeiros, a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré e um belíssimo estande”. Falou o membro da Câmara de Segmentação do MTUR, ao lembrar que o Fornatur e a Câmara, ao aprovar os investimentos do MTUR na Expocatólica, entendem que o papel do ente público é fomentar os segmentos turísticos.

O Secretário Geral da CNBB Dom Leonardo Steiner, lembrou que o importante não são as imagens que se cultua durante os eventos católicos religiosos, mas, a fé que se propaga a partir dessas manifestações. Ele encerrou a cerimônia de abertura abençoando, por interseção de Nossa Senhora de Nazaré, todos os participantes do evento.

Após a abertura oficial da Expocatólica a Imagem de Nazaré seguiu para o estando do Pará em um grande cortejo com todas as autoridades e convidados da cerimônia. Após uma breve parada na berlinda, seguiu ao espaço Bote Fé, no Pavilhão 4, onde foi recebida pelo Padre Fábio de Melo, enquanto celebrava a primeira missa da programação. Fábio lembrou a importância do Menino Jesus no colo de Nossa Senhora de Nazaré e da necessidade de devoção de todos à mãe de Jesus.

Devoção – Logo após a missa a Imagem Peregrina voltou ao estande do Pará, seguida por uma multidão de fiés. De joelhos diante da Berlinda a carioca Heloisa Helena agradeceu viagem até Portugal e pediu ajuda para ir ao Círio em Belém.
“Eu me emocionei por que tinha pedido a ele uma viagem à Fátima, em Portugal e meu sonho foi realizado. Hoje pedi a ela que me leve ao Círio em Belém”. Confessou a devota, que mora no Recreio.

Laila Monique Menezes nasceu na bairro da Cidade Velha, em Belém, bem próximo da Catedral da Sé mas há 9 anos mora no Rio de Janeiro. Quando soube da presença de Nazaré no Rio fez questão de ir visitar.
“Este ano não poderei ir ao Círio. Por isso vim logo pedir as bênçãos a ela”. Disse a paraense que levou o filho Caio Rodrigues, de 8 anos, para ver de pero a padroeira dos paraenses. ela está muito feliz com a presença de cerca de 8 mil paraenses na JMJ. 

O estande do Pará na Expocatólica 2013 tem 300 metros quadrados e foi montado em parceria com o Ministério do Turismo (MTUR).  Inspirado no Círio de Nossa Senhora de Nazaré  reproduz, nas duas principais fachadas, a Basílica Santuário e a Catedral da Sé. Nas laterais foram modelados os Arcos de Nazaré e é todo plotado com fotografias dos momentos mais emocionantes do Círio, que envolve mais de 2 milhões de romeiros anualmente em outubro na capital Belém.  Ao centro do estande, está um pedestal giratório com o símbolo mais importante do Círio, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A berlinda onde fica  a Imagem veio da Catedral do Rio de Janeiro, foi doada pelos dirigentes da Imperatriz Leopoldinense no ano passado a Dom Orani, meses antes da escola homenagear o Pará no carnaval. Foi carinhosamente decorada com lírios e outras flores tropicais pelo devoto

Fábio Ítalo, vice-presidente da Associação Nossa Senhora de Nazareth, que convoca e recebe a comunidade paraense na Jornada Mundial da Juventude e Expocatólica. Ele além de decorador é especializado na produção de mantos de Nazaré, alguns já doados para o Círio de Belém e outros ao de Marapanim.
Presente do Papa – Também já está no Rio de Janeiro com a equipe da Paratur a réplica da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que será entregue pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), juntamente com as arquidioceses de Belém e do Rio de Janeiro, ao pontífice Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, concomitante a JMJ.

A imagem foi confeccionada em cedro vermelho, em policromia e folhas de ouro. As coroas de Nossa Senhora de Nazaré e do Menino Jesus são de prata, banhada em ouro 18 quilates, com 24 diamantes e 12 rubis, ao todo. Já o manto em tecido branco foi ornamentado com bordados em fios dourados, cravejados por gemas preciosas: 18 ametistas, 10 águas marinhas, um citrino, uma esmeralda e mais de 500 cristais tchecos. Por fim, o broche foi feito em gema de ametista com grafismos marajoaras, diamante e safira.

Promoção – A 10ª Expocatólica - Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que acontece no Riocentro, na Barra, Rio de Janeiro, entre os dias 20 a 26 deste mês, é uma feira profissional voltada para a promoção do turismo religioso, a única feira focada neste setor na América Latina. Apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde sua primeira edição, o evento passa a contar com a atuação efetiva da Pastoral do Turismo - entidade da Igreja Católica no Brasil, focada e atuante no fomento do Turismo Religioso.

Confira os detalhes do primeiro e segundo dia da participação do Pará na Expocatólica 2013 e Jornada Mundial da Juventude.

A paraense Laila Monique Rodrigues e o filho Caio Rodrigues não vão ao Círio e aproveitaram para pedir bençãos antecipadas

Autoridades de todo o Brasil saudaram Nossa Senhora de Nazaré na abertura da Expocatólica

Diretor do Círio Círio 2013 - Cleber Vieira apresenta Nossa Senhora de Nazaré, que emociona os participantes da celebração.

Diretor do Círio Círio 2013 - Cleber Vieira apresenta Nossa Senhora de Nazaré, que emociona os participantes da celebração(2)

Heloisa Helena agradeceu viagem até Portugla e pediu ajuda para ir ao Círio em Belém

 Confira a programação a partir deste domingo

 21 de julho ( domingo)
 11h ás 21h - Visitação pública aos espaços da 10ª. Expocatólica
 Pavilhão 2 – 10ª. Expocatólica (Feira de artigos e produtos religiosos)
 Pavilhão 3 - Área promocional dos Estados (Feira de Turismo Religioso)
 Pavilhão 4 – Bote Fé (espaço voltado às programações culturais, religiosas, missas diárias).

 De 22 a 25 – Divulgação e promoção do destino Pará no estande “Obra Prima da Amazônia, com exposição de joias inspiradas no Círio de Nazaré, brinquedos de miriti, entre outras atividades.

26 de julho (quinta-feira)
14h - Cortejo do Círio, no Rio Centro, com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida pelos Guardas da Santa. Participam do cortejo o Secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, a Diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, o coordenador do Círio 2013, Cleber Vieira, o representante da Basílica Santuário de Nazaré, Waldeci Souza, entre outros.

Texto e Fotos: Benigna Soares - GEC Paratur / Abrajet Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário