sexta-feira, 12 de julho de 2013

Mais de 100 profissionais são certificados pelo PEQTur em Belém

Um grupo de 106 profissionais capacitados pelo Plano Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTur) recebe os certificados de conclusão dos cursos de “Espanhol Instrumental para o Turismo”, “Manipulação de Alimentos”, “Boas Práticas nos Serviços de Alimentação”, “Camareira” e “Qualidade no Atendimento”, na manhã desta segunda-feira (15), às 09h30, no auditório Carlos Rocque, na sede da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

O PEQTur é coordenado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e tem como público-alvo trabalhadores de hotéis e pousadas, autônomos, profissionais de bares, restaurantes e similares, bem como trabalhadores de empresas envolvidas com receptivo ao turista, além de jovens e adultos desempregados.

Contando com a parceria da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), do trade turístico, entidades e secretarias municipais de turismo, o PEQTur tem como objetivo principal oferecer aos profissionais dos diversos segmentos do turismo, uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar sua competitividade, com objetivo de fortalecer o produto turístico e contribuir para o desenvolvimento desta atividade econômica no estado.

Para maior eficiência de suas ações, o programa atenta para as especificidades e padrões culturais das regiões turísticas, como a empregabilidade, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e autogestão.

Ao todo, desde o lançamento do Plano Emergencial na atividade turística, o PEQTur já qualificou cerca de 3 mil pessoas. A meta do programa até 2015 é capacitar 10.560 profissionais. Os cursos são realizados pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (ABRADESA) e Instituto Vitória Régia (IVR).

"O Governo do Estado compreende que o turismo é uma das prioridades de investimento visando fortalecimento da economia, a partir da geração de emprego, renda, qualidade de vida. O PEQTUR é umas das ferramentas de investimento no fortalecimento dessa economia", diz Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo do Pará, ao explicar que a meta do Governo do Pará é preparar mão de obra também para grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014.

"A qualificação da mão de obra que vem sendo realizada pelo Governo do Estado, através da Setur, traz cada vez mais qualidade competitiva aos produtos e serviços turísticos do Pará nas seis regiões turísticas do Estado. Essa qualidade é fundamental para agregar valor ao destino e facilitar a missão da Paratur de promover e divulgar o estado", afirma Socorro Costa, presidente da Paratur.

Texto: Israel Pegado - Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário