segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mais de 100 novos profissionais são certificados pela Setur através do PEQTUR

Trabalhadores da área do turismo recebendo seus certificados,
resultantes dos cursos de qualificação profissional do 
Programa Estadual de Qualificação Profissional
do Turismo (PEQTur/PA)
.
Realizada na manhã desta segunda-feira, dia 15 de julho, certificação de mais de 106 trabalhadores de diversas áreas do turismo. A certificação, que aconteceu no auditório Carlos Rocque, na Paratur, faz parte das ações do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTur/PA), executado pelo governo do estado, por meio da Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip),  através da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), com apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).  A meta da Setur de 2011 a 2015 é qualificar cerca de 10.500 trabalhadores.

Os novos profissionais realizaram cursos de espanhol instrumental para o turismo, manipulação de alimentos, boas práticas nos serviços de alimentação, camareira e qualidade no atendimento e estão prontos para atuar nos meios de hospedagem, restaurantes e área receptiva, entre outros espaços ofertados no mercado de trabalho cada vez mais exigente por mão de obra qualificada, como afirmou Rose Larrat, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav–PA).

“Existe falta de qualificação no turismo. Muitas vezes são empregadas pessoas sem conhecimento de língua estrangeira. É de extrema importância o trabalho de vocês. Espero vê-los nas nossas empresas”, disse Rose Larrat, que representando o trade turístico no evento e anunciou que a Abav receberá da Setur o cadastro dos profissionais qualificados pelo PEQTur e apoiará a inserção deles no mercado de trabalho receptivo.

Alex Keuffer, diretor-presidente do Instituto Vitória-Régia, representando as entidades executoras do PEQTur/PA explicou que o PEQTur  “É um programa muito importante e necessário para o Pará. A qualificação concretiza um trabalho sério e integrado”.  Lembrou Keuffer, ao afirmar que turismo não é uma atividade para qualquer pessoa. “O turismo é o segmento comercial que mais emprega pessoas no mundo, mas Belém não emprega tanto por essa falta de profissionalização”. Concluiu o representante do Instituto, que ao lado da ABRADESA (Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) executou a qualificação mediante acordo de cooperação técnica com a Paratur.

Jacqueline Alves, Diretora Geral de Marketing da
Companhia Paraense de Turismo (Paratur)
Jacqueline Alves, Diretora Geral de Marketing da Paratur representou, na cerimônia, a presidente da Companhia de Turismo, Socorro Costa e enalteceu a dedicação de cada um dos concluintes, ressaltando que a busca de conhecimento é fundamental para quem busca uma colocação no mercado de trabalho.

“Recebemos por ano mais de 800 mil turistas. Nossa meta é ultrapassar 1 milhão. Mas, oferecer produtos e serviços com qualidade.  Este momento é gratificante. Com o certificado dos cursos vocês concluíram um objetivo, mas não para por aí. Busquem outros cursos. Quero parabenizar a todos vocês que fazem parte desse sistema que integra o turismo no Pará”. Ensinou Jacqueline.

Fátima Gonçalves, Diretora de Políticas Públicas para o Turismo, representou o Secretário de Estado de Turismo, Adenáuer Góes na no evento e falou da dedicação do secretário para que o PEQTUR possa contribuir cada vez mais para a qualidade da oferta de produtos e serviços turístico e para uma política pública eficaz voltada ao setor. E alertou aos novos trabalhadores do setor que o mais importante, na área do turismo ou em qualquer outra “é buscar o conhecimento e ser sempre profissional”.

Jacqueline Alves, Diretora Geral de Marketing da Paratur,
entregando o certificado de Luciano Machado, um dos
 profissionais 106 profissionais que foram beneficiados
pelos ações do programa.
Luciano Machado é um dos 106 concluintes desta nova etapa do PEQTUR e lembrou que como consumidor ninguém gosta de ser maltratado. “Buscamos bom atendimento em qualquer  lugar”. Alertou o jovem, concluinte do curso de espanhol instrumental para o turismo, ao lembrar que é necessário haver uma boa relação entre consumidor e os que ofertam serviços.  

A nova oferta profissional soma 28 na área de espanhol instrumental para o turismo, 20 qualificados em manipulação de alimentos, 18 com boas práticas nos serviços de alimentação, 20 camareiras e 20 em qualidade no atendimento.  O público alvo selecionado foram trabalhadores autônomos, que atuam em bares, restaurantes e similares, em receptivos diversos, além de jovens e adultos desempregados, que agora terão novas oportunidades no mercado a partir do recebimento do certificado do Governo do Estado.

QUALIFICAÇÃO:

Desde que foi lançado, em 2011, quando ainda era gerenciado pela Paratur, o PEQTUR qualificou cerca de 3 mil pessoas, somente na capital, Belém e nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro a meta é atender 402, com cursos de Qualidade no Atendimento, Boas Práticas no Serviço de Alimentação, Cozinheiro de Restaurante, Inglês Instrumental para o Turismo, Espanhol Instrumental para o Turismo, Camareira, Recepcionista de Hotel, Manipulação de Alimentos, Francês Instrumental, Controle Financeiro, Formação de Preços e Gestão de Pequenos Negócios Turísticos, entre outros.  A meta até 2015 são 10.560 qualificações, em mais de 20 municípios.

Texto: Benigna Soares e Arnon Henrique Miranda

Fotos: Thiago Figueira – GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário