segunda-feira, 22 de julho de 2013

Joias e artesanato inspirados no Círio de Nazaré em destaque na Expocatólica no Rio de Janeiro

Pingente Riqueza de Mãe. Criação da Designer Helena Bezerra.
Coleção Joias de Nazaré (Foto: João Ramid)
Joias e artesanato paraense estão atraindo crianças e adultos ao estande do Governo do Estado na 10ª Expocatólica, aberta no último dia 20, no Rio Centro, Rio de Janeiro.  Diversidade, sustentabilidade, originalidade, autenticidade e criatividade são valores do turismo paraense que o Pará está apresentando no Rio de Janeiro. A Expocatólica, que acontece paralelamente à Jornada Mundial da Juventude, é uma feira internacional de carisma, turismo, educação, livros e artigos religiosos apoiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Pastoral do Turismo, entidade da Igreja Católica no Brasil focada na promoção e no incentivo ao turismo religioso.

Luzia Martins, atraída pelas cores e designer aprimorado das joias.
O objetivo do Governo do Estado, representado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro do Pará), em parceria com a Arquidiocese de Belém (Diretoria do Círio de Nazaré) e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), é promover e divulgar os principais segmentos turísticos do Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.

A Expocatólica está registrando um fluxo de 20 a 25 mil pessoas por dia. A Imagem da padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré, está em um altar giratório no centro do estande do Pará, que tem atraído centenas de pessoas de todos os estados brasileiros e de outros países, que somam cerca de 20 mil pessoas participando, diariamente, da Expocatólica.

Artesanato paraense atrai a atenção das crianças na Expocatólica
No estande do Pará um dos espaços mais visitados é a exposição de joias do Polo Joalheiro do Pará, do Espaço São José Liberto, também representado nas peças do artesanato religioso da Casa do Artesão. São símbolos do Círio retratados em diversas tipologias do artesanato paraense, como terços de sementes, cerâmica, berlindas e brinquedos de miriti, que têm atraído com seus colorido e formas variadas, os olhares das crianças.

“A cultura é um dos nossos principais segmentos. Como este evento é vitrine para o turismo religioso trouxemos o símbolo da expressão maior desse segmento, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, aqui representando o Círio, evento turístico religioso que envolve 2 milhões de romeiros, cerce de 75 mil turistas no Pará anualmente”, diz Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur.

"Estou impressionada com o número de pessoas que estão sendo atraídas ao nosso estande. Nossas joias estão encantando as pessoas pela temática e pela originalidade. É um evento que está nos dando a oportunidade de mostrar o produto que nossos artistas desenvolvem", comenta Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do Espaço São José Liberto, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). A promotora de vendas Eliz Saad é responsável pelo estande, junto com Rosa Helena Neves, que também ressaltou que, além de estar satisfeita com a participação do São José Liberto no evento, tem feito muitos contatos para futuras vendas de joias.

Elza Elena dos Santos Pinheiro, bibliotecária, em visita ao estande.
A bibliotecária Elza Elena dos Santos Pinheiro elogia as peças: "Estas joias são maravilhosas. É tudo muito criativo e original, das pedras ao cuidado com o acabamento. A funcionária pública Luzia Martins conta que foi atraída por uma das mais belas joias da vitrine, inspirada no manto de Nossa Senhora de Nazaré. "Me chamou atenção o design  e a combinação de cores. A joia tem qualidade e valor imensuráveis", afirma Luzia.

O Polo Joalheiro do Pará levou 33 peças do acervo de coleções da exposição “Joias de Nazaré”, lançada na época do Círio e que comemora, este ano, sua décima versão. Em sua concepção e design, as joias homenageiam Nossa Senhora de Nazaré e o imaginário simbólico que envolve o Círio.

As joias foram criadas e confeccionadas por 17 empresas, sete empreendedores e 16 designers do Programa Polo Joalheiro: Camilla Amarall, Joseli Limão, Ivete Negrão, Marcelo Monteiro, Selma Montenegro, Julia Mendes, Helena Bezerra, Agemiro Muñoz, Erivaldo Jr, Rosáurea Simões, Clarisse Fonseca, Clara Amorim, Lídia Abrahim, Fábio Monteiro, Circe Silva, Eli Cascaes, Rosa Castro, HS Criações & Design, Danatureza, Zeus, Ourogema, Hannah Mariah, Amazonita, Montenegro’s, AmoriMendes, Joiartmiro, Amazon Art Joias, L&B Joias, Jod Joias, Antonio Tavares, Ana Cássia Lima e Francileudo Furtado.

Artesão Josias Plácido Alcântara  ensina a arte do Miriti
aos participantes.
No local, o artesão Josias Plácido Alcântara também ensina para crianças a arte de construir brinquedos de miriti, palmeira regional conhecida por fornecer a matéria prima para objetos de decoração e brinquedos, típicos da época do Círio de Nazaré. O artesanato de miriti é exposto e comercializado na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto, que concentra variadas tipologias do artesanato paraense, produzidas por cerca de 400 artesãos de 43 municípios do Pará.

As exposições de joias e artesanato paraense integram a programação do “Peregrinus: Salão Internacional de Turismo Religioso”, que acontece dentro da Expocatólica, que segue até o dia 26. Ainda no Riocentro, será entregue, no dia 28, dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude, uma réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao Papa Francisco. A entrega será feita, às 17h30, por representantes das arquidioceses de Belém e do Rio de Janeiro, da Setur e da CNBB. O secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, coordenará a ação, que visa presentear o pontífice com a imagem da Rainha da Amazônia.

Texto: Benigna Soares (Ascom/Paratur) e Luciane Fiuza (Ascom/Igama)

Fotos: Benigna Soares - Paratur/Abrajet Pará

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