sexta-feira, 19 de julho de 2013

Imagem Peregrina de Nazaré chega ao RJ para a Expocatólica


Equipe de montagem finalizando o estande do Pará na
10ª Expocatólica, que acontece no Rio de Janeiro.
Os dois últimos dias foram de muito trabalho para a equipe de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que está no Rio de Janeiro finalizando os preparativos para a participação do Pará na Jornada Mundial da Juventude, 10ª. Expocatólica e visita do Papa Francisco. Ao longo da terça-feira o trabalho foi voltado para a organização do estande de 300 metros quadrados que o Governo do Estado montou no pavilhão 3, área promocional da Expocatólica, que começa na manhã deste sábado, dia 20 e segue até o dia 26. O estande é inspirado no Círio de Nossa Senhora de Nazaré e reproduz, nas duas principais fachadas, a Basílica Santuário e a Catedral da Sé. Nas laterais foram modelados os Arcos de Nazaré e é todo plotado com fotografias dos momentos mais emocionantes do Círio, que envolve mais de 2 milhões de romeiros anualmente em outubro na capital Belém.

Imagem Peregrina de Nossa Senhora de
Nazaré. (Foto: Fabrício Coleny / Paratur)
Entretanto, o espaço do estande que deverá receber mais visitantes é mesmo o centro do estande, onde estará em um pedestal giratório o símbolo mais importante do Círio, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que chegou na manhã desta sexta-feira, dia 19, ao Rio de Janeiro, levada pela Diretoria do Círio, ligada à Arquidiocese de Belém.

“A imagem Peregrina será entronizada na berlinda logo ao amanhecer, logo após o início da cerimônia de abertura da Expocatólica”. Afirma Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, responsável pela organização da participação do Pará na Expocatólica.

A berlinda foi transportada pela equipe ainda na noite de quinta-feira. Nesta manhã começa a receber as ornamentações com flores naturais e ficará à espera da Peregrina. 

Carlos informa que, além da imagem Peregrina o estande receberá uma exposição de jóias do Polo Joalheiro, também inspiradas no Círio e terá um artesão do Sebrae, originário do município de Abaetetuba, apresentando o artesanato de miriti, ícone do Círio.

Maquete virtual do estande do Pará na 10ª Expocatólica
“Esta berlinda estava na Catedral do Rio de Janeiro, foi doada pelos dirigentes da Imperatriz Leopoldinense no ano passado a Dom Orani, meses antes da escola homenagear o Pará no carnaval”. Conta Fábio Ítalo, vice-presidente da Associação Nossa Senhora de Nazareth, que convoca e recebe a comunidade paraense na Jornada Mundial da Juventude e Expocatólica. Ele além de decorador é especializado na produção de mantos de Nazaré, alguns já doados para o Círio de Belém e outros ao de Marapanim.


Réplica da imagem Peregrina de Nossa
Senhora de Nazaré, que será entregue ao
Papa Francisco durante a Jornada Mundial
 da Juventude (Foto: Thiago Figueira)
Presente do Papa – Também já está no Rio de Janeiro com a equipe da Paratur a réplica da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que será entregue pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), juntamente com as arquidioceses de Belém e do Rio de Janeiro, ao pontífice Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, concomitante a JMJ.

A imagem foi confeccionada em cedro vermelho, em policromia e folhas de ouro. As coroas de Nossa Senhora de Nazaré e do Menino Jesus são de prata, banhada em ouro 18 quilates, com 24 diamantes e 12 rubis, ao todo. Já o manto em tecido branco foi ornamentado com bordados em fios dourados, cravejados por gemas preciosas: 18 ametistas, 10 águas marinhas, um citrino, uma esmeralda e mais de 500 cristais tchecos. Por fim, o broche foi feito em gema de ametista com grafismos marajoaras, diamante e safira.


Promoção – A 10ª Expocatólica - Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que acontece no Riocentro, na Barra, Rio de Janeiro, entre os dias 20 a 26 deste mês , é uma feira profissional voltada para a promoção do turismo religioso, a única feira focada neste setor na América Latina. Apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde sua primeira edição, o evento passa a contar com a atuação efetiva da Pastoral do Turismo - entidade da Igreja Católica no Brasil, focada e atuante no fomento do Turismo Religioso.


Confira a programação



20 de julho (sábado)


9h30h - Abertura da Expo Católica, para convidados, na Praça do Ministério do Turismo (MTUR), no Rio Centro-RJ.

10h - Missa de abertura da Expocatólica 2013, no Rio Centro - Rio de Janeiro (RJ), com o Padre Fábio de Melo.

11h - Entronização da Imagem Peregrina na Berlinda no pedestal giratório no estande do Pará.

11h – Abertura Oficial da 10ª. Expocatólica 2013

21 de julho ( domingo)

11h ás 21h - Visitação pública aos espaços da 10ª. Expocatólica

Pavilhão 2 – 10ª. Expocatólica (Feira de artigos e produtos religiosos)

Pavilhão 3 - Área promocional dos Estados (Feira de Turismo Religioso)

Pavilhão 4 – Bote Fé (espaço voltado às programações culturais, religiosas, missas diárias).


26 de julho (quinta-feira)


14h - Cortejo do Círio, no Rio Centro, com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida pelos Guardas da Santa. Participam do cortejo o Secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, a Diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, o coordenador do Círio 2013, Cleber Vieira, o representante da Basílica Santuário de Nazaré, Waldeci Souza, entre outros.


Texto: Benigna Soares com Israel Pegado – GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário