sexta-feira, 12 de julho de 2013

Filme Órfãos do Eldorado terá Dira Paes e Daniel de Oliveira no elenco

Por: Benigna Soares


Começa a chegar em Belém na segunda-feira, dia 15, a equipe de produção do longa-metragem “Órfãos do Eldorado”, uma adaptação cinematográfica da obra de Milton Hatoum, um dos mais prestigiados autores da América Latina. O filme terá artistas consagrados como Daniel de Oliveira e Dira Paes interpretando os personagens principais. E o restante do elenco e figuração será composto por artistas paraenses, segundo os produtores Eliane Ferreira e Renato Rondon, que estão à frente da captação de apoiadores para o filme, realizado pela Matizar, uma produtora audiovisual dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de conteúdo para cinema, televisão e plataformas digitais.

As filmagens começam em julho, em Belém e ilhas próximas e seguem até setembro deste ano. A produtora irá exibir e promover o filme bem como traillers e a pré-estréia alcançando um público bastante significativo, o que dará bastante visibilidade ao turismo do Pará, inclusive com previsão de apresentar o filme no festival de cinema de Cannes, na França, e em outros destinos nacionais e internacionais. Por isso, órgãos do Governo do Estado, como a Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), já anunciaram apoio ao projeto, que além de incentivar o audiovisual em Belém, envolver mão de obra local também vai estimular o turismo. “Vamos investir, só em diárias da nossa equipe de trabalho, cerca de R$ 200 mil em diárias na hotelaria local”. Afirmou Eliane em recente reunião com a diretoria da Paratur.

“Apoiamos recentemente uma produção cinematográfica alemã, em parceria com a produtora carioca Optomagic Filmesom e com a TV alemã ZDF, com os quais produzimos o filme Perdidos na Amazônia, que está em exibição na Europa e exibiremos aqui em agosto, e agora vamos apoiar mais esta iniciativa. São estratégias de estimular o turista a conhecer o Pará, a partir do conceito de Obra-Prima da Amazônia”. Explica Socorro Costa, presidente da Paratur.

O apoio ao filme Órfãos do Eldorado faz parte de estratégias de divulgação e promoção do destino turístico Pará, desenvolvido desde 2004 pela Gerência de Comunicação da Paratur, através do programa de Press Trip, que para ser viabilizado, conta com diversos parceiros pertencentes ao trade paraense.

Sinopse: Baseado no mais recente romance do escritor brasileiro Mil­ton Hatoum, “Órfãos do Eldorado” é uma história de amor, obsessão e enlouquecimento de um homem na Amazônia.

De volta à sua cidade de infância, Arminto apaixona-se por uma mulher esquiva, que todos dizem querer morar numa cidade submersa. Na busca por esse amor inalcançável, ele se desfaz do patrimônio de sua família e de sua razão, enquanto se aproxima do universo mítico amazônico - transformando sua própria vida em fábula e tragédia.


Dira Paes (Divulgação)
Protagonistas: A atriz paraense Dira Paes, protagonista do filme, já brilhou em filmes como 2 Filhos de Francisco (2005), de Breno Silveira, Ó Pai Ó (2007), de Monique Gardenberg, Baixio das Bestas (2006), de Claudio Assis, Amarelo Manga (2003), também de Claudio Assis, A Festa da Menina Morta (2008), de Matheus Nachtergaele e em novelas e minisséries como A Diarista (2003 a 2007),  Um Só Coração (2004),  Caminho das Índias (2009), Ti Ti Ti (2010),  Fina Estampa (2011),  As Brasileiras (2012) e este ano em Salve Jorge.
Daniel de Oliveira (Divulgação)

Os principais trabalhos de Daniel de Oliveira foram os filmes Cazuza - O tempo não para (2004), de Sandra Werneck e Walter Carvalho,  Zuzu Angel (2006), de Sergio Rezende, Batismo de Sangue (2006), de Helvécio Ratton, A Festa da Menina Morta (2008), de Matheus Nachtergaele. A principais novelas e minisséries foram Cabocla (2004), Hoje é Dia de Maria (2005), Cobra & Lagartos (2006), Desejo Proibido (2007), Som & Fúria (2009),  Passione (2010), A História do Amor (2011 e 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário