quarta-feira, 24 de julho de 2013

Círio com Imagem de Nazaré percorre o Riocentro na Expocatólica e Jornada Mundial da Juventude

Freiras seguram a Imagem de Nazaré após missa de
Dom Alberto Taveira
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorre, às 14 horas desta sexta-feira, dia 26, os principais pavilhões do Riocentro, espaço de eventos do Rio de Janeiro. O Círio, que é coordenado pela Setur, Paratur e Arquidiocese de Belém, faz parte da programação da Expocatólica 2013 e Jornada Mundial da Juventude, onde está sendo promovido o turismo religioso do Pará, a partir da principal expressão da cultura do povo paraense, o Círio de Nazaré.

O percurso da procissão vai envolver os três principais pavilhões do Riocentro, onde estão instaladas as áreas promocionais do turismo religioso, a feira de produtos religiosos e ainda a programação  evangelizadora e cultural que envolve os participantes da Jornada Mundial da Juventude.

Já confirmou participação no Círio o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que abriu na manhã desta quarta-feira, dia 24, a catequese dos jovens no espaço Bote Fé. Cerca de duas mil pessoas participaram da celebração, onde o líder católico falou sobre a importância da fé e principalmente da esperança.

“Tenham a esperança em seus corações”. Ensinou Dom Alberto, que em seguida, por volta das 11h30 da manhã iniciou, com as bênçãos da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a missa matinal.

Dom  Alberto em visita ao estande do Pará 
Dom Alberto também visitou o estande do Pará, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur). No espaço, de 300 metros quadrados, estão sendo divulgados a cultura, natureza e os eventos, segmentos do turismo do Pará, a partir dos valores originalidade, criatividade, sustentabilidade, autenticidade e criatividade, que marcam as principais regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

Dom Alberto se prepara também para o momento em que o Papa Francisco, no Riocentro, vais se encontrar com os jovens voluntários da Jornada Mundial da Juventude. Será dia 28, no final da tarde, quando deve ser entregue o presente que representantes da Setur, Paratur e Arquidiocese prepararm para ele, uma réplica da Imagem Peregrina de Nazaré.  

Círio – Estão sendo aguardados para a procissão do Círio, nesta sexta, dia 26, centenas de paraenses que estão no Rio de Janeiro para a visita do Papa Francisco.  O secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, o Diretor do Círio 2013, Kleber Vieira, o Pároco da Basílica Santuário de Nazaré, Pe Waldeci Souza, o vice-presidente da Associação Nossa Senhora de Nazareth-Rio, Fábio Ítalo, a diretora de marketing da Paratur, Jacqueline Alves, os gerentes de Eventos, Promoção e Comunicação da Paratur  e de Turismo Cultural da Setur, a diretora executiva do Igama/Pólo Joalheiro, coordenam os preparativos para o evento.

A Expocatólica começou no último sábado, dia 20, no Riocentro, centro de eventos do Rio de Janeiro (RJ), onde acontece até o próximo dia 26. A programação é paralela à Jornada Mundial da Juventude e envolve diariamente um público de 25 mil pessoas em torno da exposição, comercialização e promoção de produtos, serviços e manifestações religiosas, com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Ministério do Turismo (MTUR), entre outros que fazem dela a maior feira desse segmento na América Latina.

Texto e Fotos: Benigna Soares – GEC Paratur/Abrajet Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário