segunda-feira, 8 de julho de 2013

Bragança comemora 400 anos com festa

                                                                                              Foto: Fabrício Coleny


O município de Bragança, localizado no nordeste paraense, a 210 quilômetros de Belém, comemora nesta segunda-feira, dia 8, 400 anos de fundação. As comemorações do povo bragantino começaram  ainda pela manhã, em várias comunidades. 

Bragança é um dos municípios prioritários do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará -  Plano Ver-o-Pará-, através do qual o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), vem investindo  no turismo como atividade de desenvolvimento social e econômico.

Programação Cultural
A programação comemorativa, que vem sendo preparada desde o início do ano, segue durante todo o mês de julho. As atrações desta segunda-feira, estão programadas para começar às  19h30, com presença confirmada dos cantores Thiaguinho, Chico César e Luê Soares, que se apresentam simultaneamente na Orla do Rio Caeté  e no Aeroporto,  e  também do Trio Manari, Coral das 400 vozes, Concerto da Orquestra do Theatro da Paz   e outras apresentações culturais em vários pontos do município e encerrando com uma queima de fogos.

Clique aqui para ver a programação do mês de julho.

                               Praia de Ajuruteua /Foto:Sidney Oliveira
Bragança

Bragança é um dos municípios do Pará que oferece aos seus visitantes  além de lazer,  cultura, natureza e diversão.  O município possui uma reserva ambiental onde vivem cerca de 40 mil espécies de pássaros, entre eles guarás, maçaricos e garças  e uma  rica arquitetura em detalhes europeus -  casarões, igrejas e coretos -  além disso, uma das mais belas praias do Estado, a  Praia de Ajuruteua . De águas claras e areia fina, sua extensão escondem riquezas naturais como igarapés e   manguezais. A forte religiosidade e cultura é marca registrada do município. A    música marcante e envolvente são nos ritmos de xote, retumbão, boi-bumbá e marujada. A culinária exótica é um dos atrativos do município, pratos a base de peixes, mariscos e  farinha de mandioca, que satisfazem os paladares mais exigentes. O principais eventos culturais Bragança são a Festa  da Marujada  que reúne  mais de 200 mil pessoas realizado pela Irmandade do Glorioso São Benedito, em homenagem ao padroeiro da cidade. O município possui infraestrutura como pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes.

Principais pontos históricos

Catedral Nossa Senhora do Rosário, Palácio Episcopal da Catedral Nossa Senhora do Rosário, Igreja de São Benedito, Instituto de Santa Teresinha, Forte do Caeté, Palacete Augusto Corrêa, Mercado de Carne, Sociedade Beneficente Artística Bragantina,  Casa da Cultura, Coreto Pavilhão Senador Antônio Lemos.


Texto: Tâmara Monteiro   - GEC Paratur


Nenhum comentário:

Postar um comentário