sexta-feira, 7 de junho de 2013

TV da Bélgica confirma para agosto reality show no Pará

O belga Paul Coldenys (esq) é produtor da Sputnik TV
A presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur),  Socorro Costa, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 7, Paul Coldenys,  produtor no Brasil  do maior canal de televisão  Belga, a VRT "Sputnik TV” , em visita ao Pará visando pré-produção de um documentário no estilo reality show que terá como cenário o Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo.

Paul  chegou em Belém na última terça-feira e nos últimos dois dias visitou o município de Soure, considerado a pérola do Marajó, onde definiu para a segunda semana de agosto o início das filmagens do reality, que terá como tema principal a rotina dos profissionais que atuam no Grupamento de Polícia Montada do Marajó, que atuam no policiamento usando os búfalos como meio de transporte.

O programa  “Jobs Winthout Frontiers” (Profissões sem fronteiras) é uma série tipo documentário-reality  que visa a interação entre  belgas  e colegas estrangeiros que possuem a  mesma profissão. Os profissionais  irão se familiarizar durante  cinco dias com o dia-a-dia de seus novos colegas, onde irão conhecer suas tarefas  e aprender como a mesma profissão pode ser tão diferente e desafiadora em outro país.

Segundo Paul, em 2012 o programa mostrou 10 profissões em 10 países diferentes. Uma delas foi a profissão de fazendeiro no Pantanal de Mato Grosso do Sul, onde  quatro fazendeiros  belgas viajaram para uma fazenda no pantanal  e foram imersos na cultura e gastronomia do fazendeiro pantaneiro.

Os países, além do Brasil, que foram cenário do reality  em 2012, foram Burkina Faso, na África, Equador, Togo, Tailândia, Albânia, Senegal, Nepal, Moldávia, Índia.

A reunião definiu a parceria para gravação no Marajó
BÉLGICA - Segundo Socorro Costa, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), a Bélgica, pela localização na Europa, está entre os mercados prioritários de atração de turistas ao Pará, inserida no Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará). “Apoiar iniciativas como esta são fundamentais para que o Governo do Estado cumpra sua missão de promover e divulgar o Pará, seja por meio da Paratur, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) ou Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Incentivo à Produção (Sedip). Disse Socorro Costa.

“Contamos com esse apoio para realizar esse projeto, afirmou Paul, ao explicar que no Marajó 10 pessoas da Bélgica vão fazer parte do programa, entre equipe de filmagem e policiais que vão interagir com o efetivo do Batalhão. A duração do episódio é de cerca de 55 minutos, será transmitido pela  Sputnik TV   de dezembro 2013 a janeiro de 2014, com transmissão também para a Holanda, França e  Alemanha, podendo chegar a outros países. Os idiomas do público que vai assistir o reality são inglês, franco, alemão e francês.

A Bélgica, que tem como capital a Bruxelas, é um país com apenas 30.558km², ou seja, bem menor que o próprio arquipélago do Marajó. A população é de cerca de 10,4 milhões e a moeda é o euro, uma das mais fortes do mundo.  Faz parte da BENELUX (junto com Holanda e Luxemburgo), União Europeia, ONU, OMC, OTAN, OCDE, Banco Mundial e FMI.

O turismo de belgas ao Brasil é fortalecido pelas companhias aéreas KLM, Air France, TAP e outras.  Segundo a Embaixada do Brasil na Bélgica,  hoje mais de 45 mil brasileiros moram na Bélgica.

Segundo a Embratur há um grande interesse dos belgas por viagens internacionais e a Bélgica ocupa o 11º lugar no ranking mundial de países que mais enviam turistas para fora do pais, além de que, em 2010, 34.030 turistas belgas viajaram ao Brasil, um crescimento de 8% em relação a 2009, quando vieram 31.526.

Texto: Benigna Soares e Tâmara Monteiro - GEC Paratur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário