terça-feira, 25 de junho de 2013

Programa de Regionalização do MTur atualizará regiões turísticas do Pará

O Programa de Regionalização do Turismo do Brasil foi apresentado aos membros do poder público e da iniciativa privada, que compõem o Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), na tarde desta segunda-feira (24), na Associação Comercial do Pará (ACP). O programa composto por oito eixos de operação de diretrizes, foi apresentado pelo coordenador de Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo (MTur), Philippe Fauguet Figueiredo.

Philippe Figueiredo informou que o programa fará uma atualização das regiões turísticas do Pará, que hoje são seis: Belém, Marajó, Tapajós, Araguaia Tocantins, Amazônia Atlântica e Xingu. A regionalização tem como diferencial a produção de um diagnóstico para categorizar as regiões turísticas brasileiras e elaborar um plano de ações específicas que beneficie o turismo de cada região segundo a realidade local. 

O coordenador apresentou também os oito eixos de atuação do Programa: Gestão descentralizada do Turismo; Planejamento e posicionamento de mercado; qualificação dos serviços e da produção associada; empreendedorismo, captação e promoção de investimento; infraestrutura turística; informação ao turista; promoção e apoio à comercialização; e monitoramento de estudos e resultados do programa, inclusive com a medição da satisfação do turista. Philippe ressaltou a importância do aumento da rede para regiões e municípios pouco assistidos com interlocutores estaduais e a criação de um comitê administrativo que inclui iniciativa pública e privada. 

O programa trabalha desde a elaboração de estudos estratégicos para fortalecimento da política de turismo, integrado ao Sistema Nacional de Turismo, o monitoramento desses estudos analisando oferta e demanda do local. A qualificação profissional foi outra vez discutida, ressaltando a importância do cadastro no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviço Turístico (Cadastur). O incentivo ao empreendedorismo e promoção de investimentos, infraestrutura de acesso e equipamentos urbanos para a atividade turística, a boa comunicação com os turistas, incentivo a campanhas promocionais e o monitoramento final das ações foram temas rapidamente explanados por Philippe Figueiredo.

Conforme o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, o programa é a atualização de uma política pública que ajudou a definir os produtos turísticos do estado. Para o secretário, a visita de Philippe Figueiredo ao Pará serve para trocar ideias e mostrar como o MTur está pensando dentro do processo de atualização de política pública, que aumentou o fluxo de turistas na capital e nos demais municípios do estado.

O representante da ONG Argonautas, José Maria, elogiou o novo programa do Ministério do Turismo: “Algumas das propostas eram um anseio nosso. Uma das questões principais que foram abordadas eram as estratégias de ações regionais”.

Ainda durante a 70ª reunião do Fomentur, o secretário adjunto de Turismo do Pará, Álvaro do Espírito Santo, leu uma carta em homenagem ao doutor Carlos Ribeiro, que faleceu neste mês de junho. O doutor Carlos Ribeiro teve papel importante no turismo paraense. Trabalhou na antiga Cruzeiro do Sul. Em hotelaria, foi dono de hotel e guia turístico, função que melhor desempenhava.

Fita 2014 será em abril - A Diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, anunciou mais uma edição da Feira Internacional de Turismo do Pará (Fita), e trouxe uma novidade no cronograma: o evento irá ocorrer de 24 a 27 de abril de 2014 em função da realização da Copa do Mundo. 

Congresso nacional em 2017 - A diretora de marketing da Paratur,  Jacqueline Alves, aproveitou para falar sobre a parceria com a Amazon Sat e ressaltou a importância do Pará no cenário amazônico. A diretora falou sobre projetos de gastronomia com chefs regionais e nacionais em Belém e no Rio de Janeiro e anunciou o 57º Congresso Nacional de Ginecologia e Obstetrícia, para 2017, que estima receber 8 mil turistas em Belém. A confirmação do evento foi comemorada pelos integrantes da reunião. Adenauer Góes completou: “Se estivermos juntos seremos mais fortes nas ações de promoção do turismo em sintonia com a nossa capacidade”.

Texto: Arnon Henrique Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário