quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pará encerra participação em evento no Rio de Janeiro com ações beneficentes


O festival gastronômico Rio Bom de Mesa prossegue na capital fluminense, até esta sexta-feira (07), com a homenagem e participação do estado do Pará. Promovido pela Associação de Restaurantes da Boa Lembrança, a programação do Rio Bom de Mesa 2013 tem o apoio promocional e institucional do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip).

Alguns dos maiores nomes da cozinha de alto padrão do estado participaram do festival, tais como, Solange Sabóia, Ângela Sicilia, Daniela Martins, Sandro Mota, Thiago Castanho, Sérgio Leão, entre outros. Ainda nesta quinta-feira (06), o evento promove o segundo dia do “Espaço da Cozinha Popular”, no Morro do Cantagalo, a partir das 14 horas, no qual um chef da comitiva paraense ministra aula de culinária com itens e produtos típicos da gastronomia do estado. 

A participação do Pará se encerra com a “Merenda por Grandes Chefs” amanhã (07). Um almoço com as crianças da rede de ensino carioca, preparados pelos chefs do evento e com a presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, na Escola Municipal Sérgio Vieira de Mello, às 11 horas, no bairro do Leblon.

Jantar – Na noite da última quarta-feira (04), a Paratur participou do jantar beneficente promovido pela organização do evento, no Consulado da Suíça, que teve como objetivo arrecadar fundos para o Instituto da Criança com o leilão de peças entre os participantes. Chefs paraenses se uniram a outros do Rio de Janeiro no preparo dos pratos.

Na ocasião o Pará doou um par de brincos, formato borboleta, em ouro 18 quilates, com ametista, peridoto e citrino oval facetado. O objeto confeccionado pelo Instituto da Gemas e Jóias do Pará, no Pólo Joalheiro, levantou o maior valor entre os bens leiloados angariando R$ 2,2 mil. 

Para a presidente da Paratur, Maria do Socorro Costa, a homenagem mostra o tamanho da importância da culinária paraense no cenário nacional. “Muito nos alegra ver tantas autoridades e personalidades do Rio de Janeiro podendo degustar a originalidade, autenticidade, criatividade, e por que não dizer, sofisticação da gastronomia do Pará”.

Já o presidente da Associação de Restaurantes da Boa Lembrança, André Generoso, destacou a ação de solidariedade. “A nossa profissão de cozinheiros tem como missão botar um sorriso no rosto das pessoas. E hoje, com esse jantar queremos botar um sorriso na carinha de cada uma das crianças atendidas pelo instituto”, encerrou.

Texto: Israel Pegado - Paratur



Nenhum comentário:

Postar um comentário