quarta-feira, 26 de junho de 2013

Filme alemão “Perdidos na Amazônia” é lançado em Belém

                                                      Foto: Divulgação
O filme alemão “Perdidos na Amazônia” – Verloren am Amazonas – será lançado em Belém, durante a entrega do II Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, que ocorre na noite desta sexta-feira (28), a partir das 19h, na Estação das Docas. O longa-metragem europeu foi gravado em vários destinos turísticos do estado como Ilha do Combu e Furo do Maracujá, região insular de Belém, além de Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia e o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, na área urbana da capital. O município de São Caetano de Odivelas também fez parte das locações da película.

A estimativa do filme é de alcançar de 8 a 10 milhões de expectadores na Europa, onde foi lançado em abril e já exibido por duas pelo canal de TV alemão ZDF. O longa-metragem alemão tem produção da empresa brasileira Optomagic Filmeson. Martina Engel, filha do escritor e cineasta Otto Engel, coordenou a equipe com mais de 30 profissionais alemães e paraenses, distribuídos entre técnicos, de apoio, produtores e atores. 

Dirigido pelo italiano Carlo Rola, o filme conta a história de amor de um homem que sai de Berlim, capital da Alemanha, à procura da esposa, vítima de uma queda de avião na floresta amazônica. Ele reconhece a mulher em uma foto, na procissão do Círio de Nazaré e vai até Belém atrás da esposa perdida. No entanto, ela perde a memória e estaria morando em uma pousada. Além disso, a moça vivia um romance com um policial federal filho da mulher que a havia encontrado na floresta e dona da pousada.

Por não se lembrar do marido, o encontro entre os eles gerou confusão entre os dois, e, a partir daí, o homem luta para fazer com que ela se lembre da vida na Alemanha. Boa parte da trama conta os momentos de dificuldade que os dois enfrentam na tentativa do homem fazê-la retomar a memória. O momento mais intenso acontece quando os dois se perdem na floresta, conforme diz o título do filme.

Esta história de encontros e desencontros é protagonizada pelos alemães Felix Klare e Gerschke Isabel. No elenco, os paraenses Célia Maracajá e Adriano Barroso, fizeram parte da equipe, além dos atores Flávio Balraqui e Clarisse Abujamra, que atuaram juntamente com os protagonistas. 

O Governo do Pará por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoiou a produção, com as parcerias Companhia Independente de Polícia Turística da Polícia Militar, Grupamento de Policiamento Fluvial, Corpo de Bombeiros, secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa), Esporte e Lazer (Seel), Cultura (Secult) e de Desenvolvimento Econômico e de Incentivo à Produção (Sedip), além da organização social Pará 2000. Também apoiaram o projeto a Prefeitura de Belém (Belemtur, Secon, Sesma, Fumbel, Guarda Municipal e Amub). Também foram parceiros da Paratur no apoio dado aos produtores do filme alemão o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Museu Paraense Emílio Goeldi, Serviço Social do Comércio (Sesc), Companhia Docas do Pará e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Os hotéis Beira Rio e Hilton e o restaurante Saudosa Maloca também contribuíram com o projeto que leva o nome do Pará à Europa.
 

Texto: Arnon Henrique Miranda - GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário