terça-feira, 18 de junho de 2013

Em julho o Pará é sua opção de férias

A ilha de Mosqueiro é um dos balneários mais procurados
na região insular da capital paraense (Foto: Héden Franco)
Quando chega o mês de julho, no forte do verão paraense, milhares de pessoas se deslocam em direção as belezas naturais que o estado tem a oferecer. Seja para descanso, diversão ou lazer, os turistas que visitam o Pará podem se deliciar com as lindas praias existentes nas seis regiões turísticas do Estado e se deparar com os elementos e as características do turismo de Natureza, Sol e Praia, e Cultural, desenvolvidos, fomentados e promovidos pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

Na região Amazônia Atlântica estão as autênticas praias oceânicas. Muitas estão em Salinópolis, de longa extensão e infra-estrutura turística completa, combinado praias e conforto urbano. Carinhosamente chamada de Salinas pelos paraenses, as principais praias são Atalaia, Corvina, Farol Velho e Maçarico, que resultam em mais de 20 km de água salgada e dunas de areia fina. Quem quiser fugir da água salgada pode ir ao Lago da Coca-Cola, de água doce.

Para unir sol e sal a uma ecologia diferente, as praias de Bragança são ideais. A “Pérola do Caeté”, por ter sido erguida as margens do rio de mesmo nome, possui uma paisagem exuberante e praias de águas claras e areia fina. Distante 36 quilômetros de Bragança, a Vila de Ajuruteua é um espetáculo a mais. A vegetação de mangue é povoada por garças e guarás que encontram na ilha de Canelas um local seguro para a preservação da espécie. Os caranguejos, em especial as fêmeas, protagonizam uma cena inusitada ao atravessar a estrada na época da procriação, em busca de um lugar seguro para suas crias. E na praia de Campo do Meio, centenas de pessoas buscam diversão durante as férias. O local possui infra-estrutura de pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes. 

Algodoal é um cenário de lazer e sossego (Foto: Jean  Barbosa)
A originalidade paraense aparece quando o intuito do turista é buscar uma experiência mais rústica, como nas praias da ilha de Algodoal. O lugar é marcado pela tranqüilidade e cenários maravilhosos. Uma de suas praias, a da Princesa, tem quase 14 quilômetros de extensão.

Algumas praias de Belém localizam-se nas ilhas de Mosqueiro e Cotijuba. O balneário de Mosqueiro possui algumas das poucas praias de rio com ondas existentes no mundo. Algumas delas são Chapéu Virado, Murubira, Farol, Baía do Sol, Marahu, Paraíso, Porto Artur, Ariramba, São Francisco e Carananduba. Mosqueiro é rica em pequenos rios e igarapés cujo destino são ilhotas irresistíveis para os praticantes de Ecoturismo. Outro lugar é a Ilha de Cotijuba. Um lugar rústico, com uma costa de 15 km de extensão de lindas praias de água doce e uma natureza praticamente intocada.

As praias da região de Barcarena também são acessíveis a partir de Belém, por via rodoviária ou fluvial. As mais conhecidas são as de Vila do Conde e Caripi. A praia de Vila do Conde é banhada pela baía do Marajó e formada por areia branca e alva. Arborizada, a praia dispõe ainda de barracas especializadas na venda de comidas e de bebidas. Já na do Caripi, uma atração incomum chama a atenção dos visitantes: a Casa da Árvore, parte das instalações do Hotel Samaúma, que combina o conforto moderno ao espírito de aventura.

Praia do Atalaia em Salinas, na região turística
Amazônia Atlântica (Foto: Jean Barbosa)
Outra grande opção são as praias de Soure e Salvaterra, que ficam no arquipélago e pólo Marajó. Salvaterra, a “Princesinha do Marajó”, tem um encantador cenário ecológico formado por furos, campos, fazendas, rebanhos de búfalos, belas praias, florestas pouco densas, campos inundáveis, cerrados e um folclore expressivo, tanto na dança quanto na música. Quando o assunto é ecoturismo tem muito a oferecer. As fazendas de búfalos, com os passeios pelos campos marajoaras e a pesca esportiva são atividades que representam grande potencial.

Em Soure se encontram praias de águas doces e salgadas, somadas a diversidade de campos naturais e uma variedade infinita de fauna. A cidade possui uma arquitetura que encanta pela simplicidade, casas, jardins, ruas largas e arborizadas por mangueiras. Entre as atrações naturais, o destaque são as praias. A do Pesqueiro possui dunas que se espalham em quase toda sua extensão. A praia tem ainda inúmeros coqueiros, marca registrada do lugar. Já a praia de Araruna revela o lado selvagem de Soure. A praia fica próxima a uma área de mangue e atrai muitos turistas por causa dessa peculiaridade. Existem bons hotéis e pousadas, mas quem deseja vivenciar o cotidiano dos moradores, deve hospedar-se em fazendas. A culinária, o folclore e a dança também são atrativos ímpares desse lugar.

As belezas de Alter-do-Chão foram chamadas pelo jornal
Folha de São Paulo de "Caribe Brasileiro" (Foto: Jean Barbosa)
Dentre as praias fluviais temporárias, as mais conhecidas são as de Alter do Chão, em Santarém, na região Tapajós; Tucunaré, em Marabá e Gaivota, em Conceição do Araguaia, da região Araguaia Tocantins, além das praias de Altamira, na região Xingu.

Alter do Chão é uma das praias fluviais do Oeste paraense. Fica na vila de mesmo nome, conhecida como “Caribe Amazônico”, no município de Santarém. É um dos roteiros mais procurados por turistas. A praia de Alter do Chão surge quando as águas do rio Tapajós baixam. Uma das primeiras visões de quem chega à região é o encontro do rio Amazonas, com suas águas escuras, e o rio Tapajós, em seus tons de azul-esverdeado. Os dois rios nunca se misturam. Mesmo na época da maré baixa, a dica é ficar nas barraquinhas instaladas ao longo da praia, na restinga que se forma com a seca do Tapajós.

Em Conceição do Araguaia, localizada no sudeste paraense, está a bela e freqüentada praia da Gaivota. O lugar fica as margens do Araguaia, que é um dos mais belos rios que cortam o território paraense, de águas claras e transparentes. Enquanto que, em Marabá, a praia do Tucunaré tem aproximadamente 5 quilômetros de extensão e está situada nas águas do rio Tocantins. Possui areia fina, seixo, uma pequena vegetação e muitas lendas e histórias. A praia emerge na vazante do Tocantins, logo após o período de chuvas, geralmente a partir de abril. É muito procurada na alta estação - julho e novembro - tornando-se a principal atração turística da cidade. A praia ainda proporciona ao veranista a prática de esportes náuticos e de areia, além de camping e pesca esportiva.

A praia do Tucunaré, em Marabá, tem aproximadamente
5 km de extensão de areia fina (Foto: Jean Barbosa)
Em Altamira, o maior município em extensão territorial do mundo, as maravilhas da natureza e do rio Xingu encantam os visitantes. Na cidade, as belas praias do Besouro, do Padeiro, do Sossego, Grande, do Olivete, e os balneários do Pedral e do Jôa são ótimas alternativas para a tranqüilidade e o descanso. Quem vier, não vai se arrepender.

Passaporte Pará - Para facilitar o acesso aos pacotes turísticos paraenses, conheça as opções do Passaporte Pará, programa lançado pela Setur, Paratur e Abav Pará e que já está disponível. O programa objetiva o desenvolvimento do turismo interno nos estados, contemplando, também, a valorização do servidor público e o plano de incentivo ao turismo interno. O Passaporte Pará apresenta uma ferramenta para possibilitar a adequação de hotéis e posadas local aos padrões da hotelaria nacional, bem como promover o desenvolvimento de toda a cadeia de valor do turismo. Os benefícios incluem pacotes de até 7 (sete) diárias, com café da manhã, taxa de serviços e impostos inclusos; preços diferenciados, considerando: número de pessoas, alta ou baixa temporada, localidade e hotel/posada escolhidos. O prazo de pagamento é de até 11 meses, com carência de 30 dias na baixa temporada e 60 dias na alta temporada; com seguro viagem (acidentes pessoais, extravio de bagagens e auxilio funeral).

Texto e fotos: Ascom Paratur

Companhia Paraense de Turismo - Paratur
Email: turismoparaense@gmail.com
Site: http://www.paraturismo.pa.gov.br
Blog: http://www.turismoparaense.blogspot.com
Twitter: @PARATUR_PA
Facebook: www.facebook.com/paratur
Tel.: +55 (91) 3110-8700 / +55 (91) 3110-8708 (Informações Turísticas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário