quinta-feira, 6 de junho de 2013

Boi de Máscaras traz a raiz da cultura popular para o arraial no Centur

O “Arraial de Todos os Santos 2013” abre espaço para o tradicional
Boi de Máscara, característico das festas juninas do Estado



Entre quadrilhas juninas e grupos parafolclóricos, o “Arraial de Todos os Santos 2013” abre espaço para o tradicional Boi de Máscara, característico das festas juninas do Estado. Os grupos de Bois de Máscara iniciam suas apresentações entre 6 e 16 de junho na Praça do Artista, no Centur.

Entre os grupos destaca-se a “Orquestra do Boi Vaidoso”, transformada em Associação Comunitária Beneficente “Boi de Máscara Vaidoso”, de Icoaraci, que leva música, dança, alegria e muita irreverência aos expectadores. O Boi Vaidoso nasceu de uma brincadeira de rua há seis anos. É uma variação do boi-bumbá e sofre influência de diferentes culturas, como a europeia.

Nas manifestações nas ruas de Icoaraci e eventos são usados instrumentos de metal como trompete, trombone e saxofone. “Preto” e “Nildo” são os responsáveis pelas partituras clássicas e orquestradas das músicas do grupo.

O Boi Máscara Vaidoso é composto por 40 integrantes, quase todos são homens de diferentes faixas etárias. Segundo a coordenadora do grupo, Concília Sônia Costa, conhecida como “Jô do Boi Vaidoso”, a brincadeira exige esforço físico. “Antes a participação masculina era expressiva por causa disso. Hoje as mulheres já começam a participar das apresentações. Antes das crianças saírem embaixo dos cabeçudos também fazemos toda uma preparação para que elas possam aguentar o calor”, destaca a coordenadora.

Assim como o Boi de Máscara Vaidoso, outros grupos, como os Bois Bumbás "Brilho da Noite" (Cabanagem), "Atraidor" (Pedreira), "Malhadinho" (Guamá), "Lírio do Norte" (Guanabara), "Garboso" (Jurunas) e "Estrela de São Jorge" (Capanema) se apresentarão no Arraial de Todos os Santos.

Entenda o significado de alguns termos dos bois:

Cabeçudo: O brincante veste, da cintura para cima, uma enorme cabeça, em formato humano, feita de talas e envolta em papel maché, de onde sai um paletó e as pernas.

Tripa: Brincante que dança embaixo do boi deixando apena as pernas à mostra.

Pierrô: Um dos personagens centrais. Tem grande semelhança com a clássica italiana, com largo macacão de cetim, com listras coloridas e um pano de costas, um capacete em estilo mourisco, feito de talas de madeira, papel jornal e celofane e a clássica máscara com enorme nariz.

Contato:

Associação Comunitária Beneficente “Boi de Máscaras Vaidoso”

Coordenadora: Concília Sônia Costa (Jô do Boi Vaidoso) - 3255-1961 / 9141-7944


Texto:

Luiz Flávio - FCPTN
Fone: (91) 3202-4391 / (91) 8814-3364/9144-4225
Email: lfmcosta@gmail.com

FOTO: ASCOM FCPTN

Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves
Avenida Gentil Bittencourt, 650. Belém-PA. CEP: 66035-340
Fone: (91) 3202-4350/4349
Site: www.fcptn.pa.gov.br Email: presidencia@fcptn.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário