terça-feira, 14 de maio de 2013

Prodetur debate estratégias para desenvolvimento do turismo em Belém


O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) promove o workshop de aperfeiçoamento profissional com tema “Turismo Sustentável: A gestão de projetos culturais e ambientais no Estado do Pará”, de 15 a 29 de maio, sempre das 08h às 12h e de 14h às 18h, no auditório do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém.

O evento tem como objetivo principal capacitar os técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), bem como profissionais de representantes setoriais, para melhor utilização dos instrumentos e ferramentas para gestão pública do Turismo, além de aprimorar a atuação doProdetur-PA na coordenação e  monitoramento das ações do programa.

O workshop será composto de quatro seminários técnicos com foco nos cinco componentes no qual estão fundamentadas as ações e investimentos do Prodetur: Produto Turístico, Comercialização, Fortalecimento Institucional, Infraestrutura e Serviços Básicos, e Gestão Ambiental.

No Seminário 1, dias 15 e 16 de maio, estarão em pauta os “Segmentos de Ecoturismo e Turismo Cultural – Projetos Internacionais de Turismo”, ministrado pelo palestrante Vicente Móles, consultor internacional em turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  Já no Seminário 2, nos dias 23 e 24 deste mês, evidencia a “Gestão Ambiental de Projetos na Amazônia”, com o palestrante Fernando Galli.

O Seminário 3, ocorre nos dias 27 e 28, com o tema “Patrimônio Histórico – Projeto e Tombamento: Patrimônio Material e Imaterial”, com apresentação de Maria Tereza Paes. E, por fim, o Seminário 4, que será realizado no dia 29 de maio, com os professores Antônio Maria, Carlota Brito e Lelia Fernandes abordando as “Comunidades Tradicionais da Amazônia”.

Prodetur - Foi criado com o plano "Brasil em Ação", visando a expansão da atividade turística de forma planejada e sistêmica, a partir da definição de macro estratégias de atuação previamente definidas, com o claro sentido de integrar a mão-de-obra local nesse processo de desenvolvimento, tendo por fim, o aumento da participação do turismo na economia.

O programa busca ampliar o fluxo turístico, a taxa de permanência dos turistas e os seus gastos em todo o Brasil. O programa tem como agente financeiro intermediador, isto é, repassador o BID e ainda o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Texto: Israel Pegado - Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário