segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pará será sede de encontro nacional de escoteiros


A cidade de Belém foi a escolhida entre X cidades como sede da XXII Congresso Escoteiro Nacional e XXI Fórum de Jovens Líderes Escoteiros, que serão realizados em 2016. A captação do evento é resultado do trabalho conjunto realizado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Belém Convention & Visitors Bureau e o Grupo Escoteiro da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Quando o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará foi lançado em 2011, algumas metas foram definidas para o fortalecimento e desenvolvimento do turismo enquanto atividade econômica no estado. Entre elas estava o aumento na captação de eventos. O objetivo com isso é atrair o maior número possível de visitantes ao Pará, que proporcionem a geração de renda no estado.

De acordo com a gerente de Captação de Eventos da Paratur, Ariane Mathne, “80% das candidaturas a eventos das quais o Pará participa, o estado ganha”. Grande parte destas conquistas deve-se a excelente infraestrutura oferecida pela capital Belém, com centro de convenções, rede hoteleira e de restaurantes de alto padrão, bem como uma gama de atrativos turísticos para um maior tempo de permanência dos que vem ao estado participar de congressos, seminários, feiras, entre outros eventos.

Escotismo - Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

No Brasil, existem mais de 70 mil escoteiros filiados à União dos Escoteiros do Brasil (UEB), entidade fundada em 4 de novembro de 1924. A sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecidamente de utilidade pública, organizada em três níveis de organização (Nacional, Regional e Local), que reúnem todos os grupos de escoteiros no Brasil.

Texto: Israel Pegado - Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário