sexta-feira, 10 de maio de 2013

Menores tarifas de hospedagem do Brasil estão na Região Norte

 Nélio Palheta, José Eduardo Camargo, da Editora Abril, Orly Bezerra, da Griffo Comunicação,
Adenauer Goes da SETUR, Socorro Costa, da Paratur, com  Kiko Neto, da Editora Abril
Foto: Jair Oliveira – Editora Abril
Segundo pesquisa recente da Editora Abril a Região Norte, em especial os estados do Pará e Amazonas, concentra as menores tarifas de hospedagem do Brasil, país que hoje ocupa a nona posição no ranking mundial de viagens de negócios, que representam 78% das motivações dos visitantes. A pesquisa foi apresentada na manhã da última quinta-feira, no hotel Regente, em Belém, ao trade, representantes do Governo do Estado ligados ao setor, agências de publicidade e imprensa paraense.

A apresentação coincidiu também com o lançamento da proposta da edição paraense do Guia Quatro Rodas, publicação que vai destacar, em quatro capítulos, 80 páginas, as localidades e atrativos dos polos turísticos do Estado, que são o foco das ações da Secretaria de Estado de Turismo e da Paratur: Belém (incluindo Mosqueiro); Ilha de Marajó; Litoral (Ajuruteua, Algodoal, Salinópolis); Oeste do Estado (Santarém e Alter do Chão), além de Marabá e Tucuruí. Haverá também uma seção especial sobre gastronomia, explorando a riqueza das receitas e ingredientes paraenses. Em Belém serão destaques o Círio de Nazaré e os equipamentos e serviços já consagrados nos roteiros, como a Estação das Docas, Conjunto Feliz Lusitânia, Parque Paisagístico Mangal das Garças, Museu Paraense Emílio Goeldi e Jardim Botânico Rodrigues Alves.

O guia terá versão impressa e tablet, com distribuição nacional, priorizando os maiores estados emissores de turistas para o estado do Pará. Com tiragem de 15 mil exemplares em português, o guia será entregue às principais agências e operadoras de viagem do Brasil. Com preço de venda fixado em R$ 10,00, a publicação será comercializada em bancas de aeroportos e rodoviárias. Uma tiragem adicional em inglês e espanhol será destinada às ações de marketing da Paratur. O lançamento da publicação está previsto para o dia 19 de julho

José Eduardo Camargo, editor chefe da Abril, lembrou que o turismo representa 9% do PIB mundial, o equivalente a US$ 6 trilhões, e gera 1 em cada 11 empregos no planeta, cerca de 120 milhões de empregos, o que justifica investimentos nesse setor da economia brasileira, que por sinal deve crescer entre 3% a 4% em 2013.

Outro dado relevante apresentado pelos representantes da Editora Abril revela que Belém, juntamente com Manaus, Bonito, Pantanal e Cuiabá estão entre os destinos mais procurados pelos turistas nas regiões Norte e Centro-Oeste respectivamente, regiões estas responsáveis por um faturamento de R$ 211 milhões em 2012 com o turismo e 130 mil passageiros transportados.

Através da pesquisa, que envolveu 7548 entrevistas com turistas entre 25 e 64 anos de idade, sendo a maioria (28%) entre 35 e 44 anos de idade, a Abril denominou os turistas que visitam o Brasil como planejados (21%), requintados (19%), econômicos (20%), ocasionais (24%) e plugados (16%). Todos consumidores de viagens associadas à praias, cultura, história, relaxante, resort, romantismo, compras, centros urbanos, cruzeiros, hotel fazenda e montanhas.

“Aqui no Pará os segmentos de cultura e história são muito procurados”. Afirmou José Eduardo Camargo. A informação vem ao encontro do que já foi constatado pelo Governo do Estado, que ao desenvolver o Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará) constatou que cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios são os segmentos prioritários nas regiões turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

O secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, falou da importância da iniciativa da Editora Abril, que ao lançar um guia do Pará reforça o trabalho de comunicação que hoje já vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e pela imprensa e agências de publicidade que pautam o turismo.

Socorro Costa, presidente da Paratur, considerou a pesquisa importante para direcionar ainda mais estratégias de marketing, ações de promoção e divulgação voltadas as principais segmentos apontados pela Abril como os mais crescentes. Para ela “o Guia Quatro Rodas vem somar enquanto ferramenta de divulgação do Pará”.

HOTELARIA – Ainda sobre as facilidades de hospedagem oferecidas pela hotelaria na Região Norte representantes da Abril mostraram que hoje são 280.162 quartos disponíveis no Brasil, dos quais 73,13% estão na modalidade de hotéis, 204.877 quartos e os demais divididos nas modalidades resorts, flats, pousadas, albergues e outras.

Em 2007 o valor mínimo da diária era de R$ 180,00 e o máximo de R$ 244,00. Em 2013, ou seja seis anos depois, esse valor mínimo é de R$ 305,00 e o máximo de R$ 396,00, o que representou um aumento de 69% na diária mínima e de 62% na diária máxima. A Região Norte aparece na pesquisa com as diárias mais baixas do Brasil, variando de R$ 224 a mínima a R$ 260 a diária máxima.

Texto: Benigna Soares – GEC Paratur

Foto: Jair Oliveira – Editora Abril

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