terça-feira, 14 de maio de 2013

"Kd a Berlinda?", da Prodepa, é finalista do 5º Prêmio Tela Viva Móvel

O “Kd a Berlinda” é um sistema georreferenciado,
que captura por GPS as coordenadas da berlinda
durante as romarias
“Kd a Berlinda?”, ferramenta desenvolvida pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), com a qual os romeiros puderam acompanhar em tempo real a localização da berlinda no Círio 2012, é um dos cases finalistas do prêmio Tela Viva Móvel, na categoria Governo.

O serviço foi oferecido desde a primeira das 11 romarias que integram a Festividade do Círio, incluindo o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua (na Região Metropolitana de Belém). Foram acompanhadas as romarias rodoviária e fluvial, a motorromaria, a Trasladação e a grande procissão, no segundo domingo de outubro. Dez profissionais, entre técnicos e engenheiros, trabalharam nos três primeiros dias, nas principais procissões.

De acordo com Anderson Góes, gerente de Tecnologia e Inovação da Prodepa, o projeto surgiu com a ideia de responder à pergunta que todos fazem durante o Círio de Nazaré. “Todos querem saber onde está a berlinda, para melhor se locomover”, afirmou.

O “Kd a Berlinda” é um sistema georreferenciado, no qual as coordenadas da berlinda são capturadas por GPS, em tempo real, e transmitidas pela rede 3G para um servidor. No sitehttp://www.kdaberlinda.pa.gov.br, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, foi possível acompanhar o trajeto percorrido e o tempo.


Reconhecimento - Para o presidente da Prodepa, Theo Pires, estar entre os finalistas da premiação é um reconhecimento ao trabalho e ao esforço da empresa em prover serviços de tecnologia para o cidadão. “Isso demonstra a qualidade do pessoal da Prodepa, e que boas ideias, bem executadas em um timing perfeito, podem fazer a diferença”, resaltou Theo Pires.

O site “Kd a Berlinda?” recebeu no período do Círio mais de 20 mil acessos, de diferentes países. E a equipe da Prodepa já está trabalhando para aprimorar o aplicativo, que poderá ter novidades em 2013.

A indicação trouxe satisfação e confiança aos envolvidos no projeto. “Independentemente do resultado da votação, só de sermos indicados já é uma premiação. O ‘Kd a Berlinda?' tem inovação tecnológica e relevância social para competir de igual para igual”, frisou Anderson Góes, para quem a indicação tem, ainda, outro papel. “Esperamos que essa indicação incentive a Prodepa e outras entidades paraenses para a divulgação de seus trabalhos, pois existem muitos projetos que não são mostrados ao público externo”, disse ele.

O prêmio faz parte do evento Tela Viva Móvel, que envolve criadores, anunciantes, fornecedores e diferentes tipos de usuários e tecnologias, aproximando esse mercado das empresas que buscam soluções de mobilidade. Temas atuais do mercado de conteúdo móvel, música, games, vídeos, redes sociais, localização, mobile marketing e mobile advertising fazem parte das discussões.

Conteúdo - A premiação, que destaca os melhores projetos de conteúdo para celulares e tablets de todo o Brasil, já está em sua quinta edição. O júri do 5º Prêmio Oi Tela Viva Móvel, composto por seis jornalistas especializados - André Mermelstein, da Tela Viva; Bruno Rosa, de O Globo; Cristina de Luca, do IDG Now!; Elis Monteiro, da Mobile Xpert; Fernando Paiva, do Mobile Time, e Nick Ellis, do MeioBit e TechTudo -, analisou quase 200 cases inscritos.

Na avaliação foram considerados três critérios principais: criatividade e inovação; relevância para o mercado brasileiro de conteúdo móvel, e resultados obtidos. A partir da média das notas concedidas pelos seis jurados foram definidos quatro finalistas, em cada uma das 13 categorias existentes.

A votação popular acontecerá até 12 de maio. Para votar é preciso acessar http://telavivamovel.com.br/votacao, escolher o case favorito, informar o e-mail e validar o voto. É permitido apenas um voto por e-mail e por categoria. O case mais bem votado em cada categoria ganhará um troféu referente à escolha popular.

Será dado também um troféu para o case mais bem avaliado pelo júri, em cada categoria. Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia de premiação na noite de 16 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, após os debates do primeiro dia do seminário Tela Viva Móvel.

O “Kd a Berlinda?” teve o apoio da Polícia Federal, Diretoria do Círio de Nazaré, Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Texto:
Natia Ney - Prodepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário