sexta-feira, 10 de maio de 2013

Estrelas do atletismo já treinam em Belém para o GP de domingo


Os primeiros atletas que participam do Grande Prêmio Brasil Caixa/ Governo do Pará de Atletismo começaram a chegar a Belém nesta quinta-feira (9). A competição, que ocorre domingo (12), no Estádio Olímpico do Pará, é considerada como o principal evento de atletismo da América Latina, abrindo o "Brazilian Athletics Tour" de 2013.

Entre os que já chegaram à capital paraense estão o campeão olímpico do revezamento 4x400 metros nos Jogos de Londres 2012, Michael Mathieu, de Bahamas – que tentará a segunda vitória consecutiva na prova dos 200 metros do torneio paraense –, e o gaúcho Fabiano Peçanha, especialista nas provas de 800 metros.

Peçanha, que chegou a Belém por volta das 14 horas desta quinta-feira, informou à Agência Pará que aproveitaria o fim de tarde para se exercitar na Praça da República, localizada em frente ao hotel onde os atletas, técnicos e jurados das provas ficarão hospedados. O atleta, que venceu a prova dos 800 metros ano passado, disse que está voltando de uma lesão e que, por isso, não acredita que conseguirá repetir o mesmo desempenho de 2012.

Mesmo assim, ele fez questão de vir a Belém para participar da competição. “Voltei a treinar há duas semanas, depois de 50 dias parados, o que é muito tempo para esse nível de competição. Diria que estou fora de competição, mas vim participar porque gosto de Belém, gosto da história que esta cidade tem comigo em termos de conquistas. Se você for analisar o ranking nacional do fim do ano passado, por exemplo, vai perceber que as melhores marcas do ano foram conquistadas em competições como o GP de Belém. É que, além do clima da torcida, o clima da cidade também é muito bom para as provas, o calor ajuda, a pista é muito boa. É um evento de que todo atleta gostaria de participar”, explicou Fabiano, com a experiência de quem já participou de duas Olimpíadas (Pequim 2008 e Londres 2012).

Com a chegada dos primeiros participantes, o Estádio Olímpico do Pará estará liberado para os treinos a partir da tarde desta sexta-feira (10). Os atletas estrangeiros e brasileiros que chegam a Belém estão recebendo de presente brindes da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), contendo biscoitos de castanha-do-Pará e bombons de cupuaçu, entre outros itens regionais.

Nesta sexta-feira pela manhã, chegam à capital paraense alguns dos atletas mais esperados pelo público, como a paulistana Maurren Maggi, que faz sua primeira competição do ano em Belém. O torneio de domingo será aberto com a disputa do lançamento do martelo masculino, às 8h25, com o tcheco Lukás Melich, que terminou 2012 em 11º lugar no ranking mundial, com 79,44 metros. Ele mostrou que continua em boa forma ao vencer, no último domingo, o GP de Tóquio, no Japão, com a marca de 79,00 metros. (com informações de Liandro Brito, da Ascom Seel)

Texto: Elck Oliveira - Secom

Link: http://agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=125725

Nenhum comentário:

Postar um comentário