quinta-feira, 9 de maio de 2013

Estação das Docas comemora 13 anos de turismo e cultura

Estação das Docas: 13 anos de turismo, lazer e cultura em
um só lugar (Foto: Cláudio Santos / Agência Pará)
Um dos mais requintados pontos e atrações turísticas do Pará comemora 13 anos de existência, na próxima segunda-feira, dia 13 de maio. A Estação das Docas oferece ao visitante que vem ao estado uma gama variada de atrativos. De gastronomia local de alto padrão a passeios fluviais, de exposições artísticas a apresentações folclóricas. Seja turista brasileiro ou estrangeiro, não há como não ficar encantado com a beleza e imensidão do lugar que reúne história e modernidade arquitetônica de forma única. 

Mesmo tendo sido construída mais de 10 anos antes do lançamento do Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a Estação das Docas está em pleno acordo com os valores de diversidade, sustentabilidade, originalidade, autenticidade e criatividade que bem definem a marca “Pará – A Obra-Prima da Amazônia”. Além disso, atente perfeitamente aos segmentos de Turismo de Natureza, Cultural, Negócios e Eventos, totalizando quatro dos cinco prioritários pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). 

Resultado de um investimento de R$ 19 milhões do governo estadual, a Estação das Docas foi a primeira iniciativa de por de Belém de frente para os rios que banham a cidade, contrariando a ordem natural de crescimento urbano da capital paraense. O espaço, que já chegou a receber, diariamente, cerca de duas mil pessoas, gera 600 empregos diretos e 1.800 indiretos. 

O complexo turístico e cultural é composto por 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém, cuja construção foi iniciada pelo engenheiro e advogado norte-americano Percival Farqhuar, em 1906. São 32 mil metros quadrados divididos em três armazéns e um terminal de passageiros. O Armazém 1 foi batizado de Boulevard das Artes. O Armazém 2 passou a ser o Boulevard da Gastronomia. O Armazém 3 é conhecido como Boulevard das Feiras e Exposições. 

O complexo possui, ainda, o Teatro Maria Silvia Nunes, com capacidade para 428 lugares, e o anfiteatro do Forte de São Pedro Nolasco. Todos passaram por um criterioso processo de restauração, realizado pelo arquiteto Paulo Chaves, secretário de Cultura à época da implantação do projeto, que assina outras obras importantes de revitalização do patrimônio paraense - como o antigo presídio São José Liberto (hoje Pólo Joalheiro), o Complexo Feliz Lusitânia (que resulta de um conjunto de obras na Cidade Velha, primeiro bairro de Belém) e o Mangal das Garças, entre outros. 

Aniversário - A programação especial têm apresentações dos projetos Pôr-do-Som, Música no Ar – com shows nos palcos deslizantes, Teatro ao Pôr-do-Sol, com espetáculo “Curupira”, do In Bust Teatro com Bonecos, Grupo Trilhas da Amazônia, Grupo Mundo Mambo, Banda Soul Nigth, Trio Manari, Helinho Rubens, Samba de Nós Duas e Éder Benini, além da inauguração da mostra "Estação dos 13", que reúne obras de 13 artistas plásticos paraenses, sempre com entrada gratuita. 

O aniversário da Estação das Docas é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), através da Organização Social Pará 2000, que administra o complexo turístico. 

Texto: Benigna Soares e Israel Pegado - Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário