sexta-feira, 26 de abril de 2013

Programa de qualificação no turismo entrega certificados na Infraero


Servidores públicos e trabalhadores da área do turismo receberam, na tarde desta quinta-feira (25), no auditório da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no Aeroporto Internacional de Belém, certificados de conclusão de cursos de qualificação do Programa Estadual de Qualificação Profissional no Turismo (Peqtur). Ao todo, 126 alunos receberam os diplomas, que atestam capacitação em áreas como inglês básico, roteiros turísticos e confecção de mantos.
A ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Escola de Governo do Pará (EGPA) e Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). Durante a solenidade, o comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), da Polícia Militar, major Henrique Pereira, ressaltou a importância da participação de policiais nos cursos de qualificação.
Na foto: O superintendente da Infraero no Norte, Abibe Ferreira Júnior.
“Esse projeto vem ao encontro das necessidades da polícia turística, pois o nosso trabalho se assenta em dois pilares: a sensibilidade e a comunicação com os turistas, para que possamos atender satisfatoriamente às demandas. Hoje, a Ciptur, que foi o primeiro grupamento com esse perfil no país, dispõe de policiais que falam fluentemente o inglês e o francês, fora os outros idiomas que estão sendo estudados”, explicou.
A representante da EGPA, Fátima Machado, destacou as ações pelo aperfeiçoamento dos servidores do Estado, especialmente no que diz respeito ao setor do turismo. “Mais de 50% dos servidores da Paratur, por exemplo, passaram pela Escola de Governo em 2012, nas nossas atividades, que envolvem desde os cursos curriculares, passando pelas especializações até as interiorizações. Desde a sua criação, em 2003, qualificamos uma média de 20 mil servidores por ano”, calculou.
A representante da EGPA, Fátima Machado, informou que mais de 50% dos servidores da Paratur participaram das atividades oferecidas pela Escola 
O superintendente da Infraero no Norte, Abibe Ferreira Júnior, observou o crescimento do setor turístico no Estado. Segundo ele, o Aeroporto Internacional de Belém recebeu, ano passado, cerca de 3,3 milhões de passageiros, número que deve crescer 10% este ano. “Estamos trabalhando em conjunto com a Setur para fazer com que mais voos internacionais comecem a operar aqui, e temos certeza que em breve teremos boas notícias”, estimou.
O secretário de Turismo, Adenauer Góes, falou sobre parcerias como a que garante a implantação do Navegapará nos principais aeroportos do Pará
O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, falou sobre as parcerias firmadas com a Infraero, no sentido de melhorar a qualidade do produto turístico do Pará, incluindo a recente assinatura de convênio para a implantação do Navegapará nos principais aeroportos do Estado, como Belém, onde o sistema já funciona, Santarém e Marabá. “Sem dúvida, o turismo é a base da nova economia de mercado, por isso, precisa ser entendido e alavancado, como um projeto de todos nós, de todo o Estado do Pará”, defendeu.

Texto:
Elck Oliveira - Secom

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário