sexta-feira, 5 de abril de 2013

Natureza, diversão e aventura marcam o 15º Campeonato de Surf da Pororoca

Foto: Ray Nonato / Arquivo Agência. Pará
A expectativa e ansiedade em busca da chamada “onda perfeita” já toma conta de surfistas profissionais e amadores do mundo inteiro, que se farão presentes no 15º Campeonato de Surf na Pororoca, entre os dias 10 e 14 de abril, no município de São Domingos do Capim, no nordeste paraense. Um grande número de turistas também é esperado para assistir a atração esportiva.

A programação deste ano conta com a novidade do Surf Noturno, no qual os atletas usarão pranchas de surf iluminadas com LED. O equipamento é fabricado na Espanha e possui efeito especial bastante atrativo.

O surf na Pororoca do município de São Domingos do Capim foi  ao ar pela primeira vez em rede nacional no ano de 1997. O programa do Fantástico da Rede Globo apresentou ao país a coragem dos surfistas paraenses Noelio e Giovandro Junior, que à época foram taxados de  “loucos”  por enfrentarem as águas revoltas  do Rio Capim, temidas até mesmo pelos ribeirinhos da comunidade. Desde então, a experiência desafiadora virou febre mundial , a ponto da despertar a curiosidade tanto da imprensa nacional quanto internacional para cobertura do evento.

Para realização da competição, a Associação Brasileira de Suf na Pororoca (Asbrapo)   conta com o apoio da Prefeitura de São Domingos do Capim e do  Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel),  além de apoio promocional e de divulgação da Companhia Paraense de Turismo(Paratur), que firmou parceria com o  grupo  Amazon Sat (Canal Amazon Sat, Portal Amazônia, TV  Amazonas – afiliada TV Globo, G1 Amazonas e Rádio Amazonas FM) para dar maior visibilidade  aos atrativos turísticos paraenses, seja nos segmentos de natureza, cultura, sol e praia, eventos ou negócios.

Este ano, estão confirmadas a cobertura do evento por equipes de jornalismo do Japão e da China. Além disso, o jornalista paraense Paulo Sílber fará o lançamento de um livro contando a história do surf na Pororoca.
 


Texto: Tâmara Monteiro  GEC - Paratur
 Edição: Israel Pegado

Nenhum comentário:

Postar um comentário