terça-feira, 30 de abril de 2013

Ministério do Turismo completa 10 anos


Para Gastão Vieira, pasta provou nesta primeira década sua importância para desenvolvimento do setor no Brasil, mas diz que ainda há muito para avançar

Brasília (DF) – O Ministério do Turismo (MTur) completa 10 anos nesta segunda-feira (29) com motivos para comemorar. A aprovação do Plano Nacional de Turismo 2013-2016 é uma mostra do empenho da pasta em colocar o Brasil entre as três maiores economias turísticas do mundo até 2022. O PNT estabelece um conjunto de diretrizes, metas e ações que orientam a atuação do MTur, em parceria com outros setores da gestão pública.
Outro grande passo é a reestruturação do Programa de Regionalização, uma das principais estratégias de atuação da pasta. O programa visa potencializar o setor em todas as regiões de país. O novo projeto será lançado durante o Encontro Nacional de Turismo, nos dias 15 e 16 de maio.
De acordo com o ministro Gastão Vieira, o turismo no Brasil tem ganhado importância no cenário econômico, num panorama que responde por 3,7% do produto interno brasileiro e quase 3 milhões de empregos diretos. “Ainda temos muito que avançar. Atualmente, apenas um em cada quatro brasileiros viaja. O momento é de festa, mas também para reflexão. Devemos lembrar nossas responsabilidades no desenvolvimento potencial do setor no país com foco na geração de emprego e renda”, disse o ministro.
Em 10 anos, o MTur investiu cerca de R$ 11 bilhões em obras de infraestrutura em mais de 4 mil municípios. “São dez anos de muito trabalho que viabilizaram a melhoria da qualidade dos destinos turísticos do País, aumentando a competitividade brasileira”, disse o secretário de nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.
Para fechar as comemorações com grande estilo, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil arrancou aplausos de um público de cerca de 8 mil pessoas, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, na última quinta-feira. No próximo mês, o MTur lançará um livro de 40 páginas que mostra os efeitos positivos da criação da pasta, tanto na área econômica como na social. A publicação revela como as ações do ministério contribuem para a redução das desigualdades sociais com a geração de emprego e renda.
Segundo o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, esses dez anos foram os primeiros passos de uma longa caminhada. “O turismo brasileiro é o primeiro no mundo em potenciais naturais e belezas cênicas, e tem um dos maiores acervos culturais do planeta. Nossa dimensão continental, ainda pouco explorada para o turismo, nos faz lembrar a agroindústria brasileira, uma das maiores do mundo. Podemos também no turismo transformar-nos numa potência. Esse é o trabalho do MTur”, disse Lummertz.

Ascom/MTur


Nenhum comentário:

Postar um comentário