quarta-feira, 17 de abril de 2013

Filme "Perdidos na Amazônia" será exibido na Alemanha dia 21 pela ZDF


O filme alemão “Verloren am Amazonas” (Perdidos na Amazônia), gravado integralmente no Pará com apoio do Governo do Estado,  será  exibido  no  próximo domingo, dia  21, na TV ZDF, da Alemanha. Envolvendo uma mega produção, o filme contou com um seleto elenco brasileiro e europeu e foi apoiado institucionalmente pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Incentivo à Produção (Sedip), através da  Companhia Paraense de Turismo (PARATUR) e da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR).

O longa metragem contou com a participação de  30 profissionais da Alemanha e diversos paraenses, dentre eles estavam nomes conhecidos no meio cinematográfico nacional, como Célia Maracajá e Adriano Barroso. Foi convidada para o elenco, os atores brasileiros Flávio Balraqui e Clarisse Abujamra, que atuaram juntamente com os protagonistas alemães Felix Klare e Gerschke Isabel.

O filme  conta uma história romântica de encontros e desencontros na floresta amazônica, em meio aos encantos turísticos de Belém, Marajó, São Caetano de Odivelas e algumas ilhas no entorno da capital paraense.

O filme - A primeira etapa da produção do filme teve início durante a realização do Círio de Nazaré, quando foram gravadas as primeiras imagens do longa. De acordo com a sinopse do filme, após a queda de um avião em plena floresta amazônica, o marido viaja de Berlim até Belém para procurar a esposa e sem obter sucesso na busca acaba retornando ao seu país. Quatro anos depois, durante o Círio de Nazaré, o piloto que o ajudara nas buscas, consegue encontrar a esposa desaparecida do amigo e o informa sobre o fato. Ao chegar em Belém ele descobre que a mulher perdera a memória e agora estaria morando em uma pousada desde que foi encontrada perdida na floresta. Ela segue uma vida já bastante diferente da que levava antes do acidente, em um romance com um policial federal filho da mulher que a havia encontrado e dona da pousada. Como não se lembra do marido, o encontro entre os dois não foi nada amistoso e o marido tenta fazer com que ela recorde da vida na Alemanha. E  essa tentativa de retomar as lembranças norteia boa parte da trama, fazendo com que eles vivam momentos muito intensos, inclusive chegando a se perder na floresta, de onde vem o nome do filme.

As gravações foram  feitas na ilha do Combu e no Furo do Maracujá, região insular da capital paraense. Foram gravadas também cenas nos principais pontos turísticos da cidade como o  Complexo Ver-o-Peso,  Complexo Feliz Lusitânia, Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, além do município de São Caetano de Odivelas.

A Paratur contou com parceiros diversos do Governo do Estado, a exemplo da Polícia Militar (CIPTUR,  Grupamento de Policiamento Fluvial), Corpo de Bombeiros, Sespa, Seel, Sedip, Secult, OS Pará 2000, além da Prefeitura de Belém (Belemtur, Secon, Sesma, Fumbel, GBEL, CTBEL). O IBAMA, Museu Paraense Emílio Goeldi, Sesc Pará, a Companhia Docas do Pará, Infraero, também foram importantes apoiadores articulados pela Paratur. A iniciativa privada, a exemplo dos hotéis Beira Rio e Hilton Belém, da Saudosa Maloca,  e outros também encampou o projeto, que visou levar o Pará, através do cinema, aos países europeus que falam alemão, com estimativa de 10 milhões de telespectadores.

Exibição: a exibição do filme alemão “Verloren am Amazonas” (Perdidos na Amazônia) será no próximo domingo, dia 21, às 20:15, horário nobre na TV ZDF. 

Confira o trailer no site da ZDF (em alemão)

Texto: Tâmara Monteiro e Benigna Soares - GEC - Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário