segunda-feira, 8 de abril de 2013

Chefs na Praça abre oficialmente Ver-o-Peso da Cozinha Paraense 2013

Que a culinária paraense é de uma originalidade inigualável ninguém tem dúvida. A diversidade de ingredientes e sabores não encontra paralelo em lugar nenhum do mundo. A autenticidade dos pratos criados pelos chefs de cozinha paraense é incontestável.  Por essas e outras razões, o festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense idealizado pelo saudoso chef Paulo Martins chega este ano a sua 11ª edição, repleta de grandes nomes da gastronomia brasileira, como um sucesso de público e crítica.

Para dar ao pontapé na programação do evento realizado pelo Instituto Paulo Martins e Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, com apoio promocional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e institucional da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense abriu oficialmente com o  “Chefs na Praça”, na manhã deste domingo (07), na praça Batista Campos.

Na ocasião, chefs de restaurantes locais serviram em suas barracas “comidinhas de rua”, ao som de músicas regionais executadas ao vivo, interagindo com a população e estreitando a relação entre o público e os profissionais da gastronomia. Os estabelecimentos Benjamin, Brasileirinho, Circus, Famiglia Sicilia, Lá em Casa, Santa Chicória, Tutto, 2+1 Produções Gastronômicas, Marujo’s, Sushi Rui Barbosa, Point do Açai e Bio Mercato Amazon participaram da abertura.

Considerado o maior evento gastronômico da Amazônia, o festival traz entre os dias 07 e 14 de abril, uma programação repleta de aulas, fóruns e jantares envolvendo grandes chefs paraenses e visitantes de outros estados. Além disso, foi planejada uma série de novidades e atrações especiais, todas abertas ao grande público.

No dia 10 ocorre o Fórum “Turismo Gastronômico”, enquanto que já no dia seguinte haverá a apresentação da gastronomia paraense a chefs convidados.  Entre os dias 12 e 14 erão realizadas as aulas e palestras gastronômicas, em que ensinamentos do mundo da gastronomia são repassados ao público por alguns dos mais renomados profissionais do país. Durante esse período, haverá também dois “Jantares Beneficentes” na Assembleia Paraense, para arrecadação de fundos ao Instituto Criança Vida.

Outra atração disputada é o “Concurso Gastronômico Chef Paulo Martins”, que é realizado simultaneamente as demais atrações do festival. Voltado para os amantes da gastronomia, profissionais ou não, o concurso elege as melhores receitas criadas com alguma das especiarias típicas da região. O encerramento acontece com o “Jantar das Boieiras”, no dia 14, no Boulevard Shopping. Baseado no sincretismo de sabores, ele tem como objetivo aliar a alta gastronomia ao conhecimento prático das mulheres que cozinham e ganham a vida vendendo refeições no Ver-o-Peso, popularmente chamadas de “boieiras”.

Já estão entre os chefs visitantes com presença confirmada Roberta Sudbrack, do Roberta Sudbrack (RJ); Thomas Troisgros, do Olympe e CT Brasserie (RJ); Bárbara Verzola, do Soeta (ES); Bella Masano, do Amadeus (SP); Gabriel Vidolin, do O Leão Vermelho (SP); Manu Buffara, do Manu (Curitiba); Felipe Schaedler, do Banzeiro (AM); Felipe “Sansão” Rameh, do Trindade (MG); Ligia Karazawa, do Clos de Tapas (SP); André Generoso, do Divina Gula (AL); Guga Rocha (Consultor Gastronômico/SP e apresentador do Homens Gourmet do canal Bem Simples da Fox); Andrea Kaufmann, do AK Vila (SP); Checho Gonzalez, do O Mercado (SP) e Ailton Piovan, sócio-proprietário da Mondiale Alimentos Ltda (SP).

Texto: Israel Pegado  GEC -  Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário