quarta-feira, 17 de abril de 2013

Abaetetuba se prepara para a 10ª edição do Miritifest



As habilidades manuais e a criatividade para o artesanato é uma tradição que no município de Abaetetuba passa de geração para geração. A prova viva disso será apresentada num dos maiores festivais de artesanato do Pará: o Miritifest, que ocorre entre os dias 03 e 05 de maio. No evento, dezenas de artesãos paraenses divulgam seus trabalhos confeccionados a partir das fibras de miriti, elemento considerado Patrimônio Cultural do Estado do Pará.

O festival chega este ano a sua 10ª edição, atraindo milhares de visitantes para o município, interessados em conhecer de perto a obra artesanal e criatividade dos artesãos paraenses. Os trabalhos esculpidos em talos de miriti transformam de forma alegre e inteligente as fibras biodegradáveis em barcos, pássaros, cobras e muitos outros artefatos que posteriormente são pintados a mão.

O Miritifest é uma realização da Prefeitura de Abaetetuba, juntamente com a Associação Comercial e Empresarial (ACA), Associação dos Artesãos de Brinquedo de Miriti (ASAMAB) em cooperação com o poder público municipal e entidades da sociedade civil organizada. Além disso, o festival tem o apoio promocional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que em parceria com o grupo Amazon Sat (Canal Amazon Sat, Portal Amazônia, TV Amazonas – afiliada TV Globo, G1 Amazonas e Rádio Amazonas FM) divulgará o evento. A expectativa dos organizadores é de receber um público superior a 50 mil pessoas.

O Miritifest terá várias atrações culturais, assim como músicas, dança e uma praça de alimentação com mostra de comidas típicas do fruto do miriti, concursos da Garota Miritifest e concurso de Canção do Festival.

Miriti – É um produto tropical extraído das matas, várzeas e beiras dos igarapés, cuja fibra retirada das folhas fornece aos artesãos as mais variadas formas para criação de cestos, balaios e brinquedos.

Texto: Tâmara Monteiro / GEC Paratur
Fotos: Carlos Sodré / Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário