segunda-feira, 25 de março de 2013

Paratur intensifica captação de turistas em toda a Europa




Antônio Filizola, gerente de Inteligência de Mercado da Paratur, Carlos
Figueira, gerente de Promoção da Paratur, Socorro Costa, presidente
da Paratur, Michel Schuler, diretor do Teatro do navio AIDA vita, Gabrie
Para atingir a meta de tornar o Pará o destino líder em turismo da Amazônia até 2020, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), não tem medido esforços para promover e divulgar os produtos e recursos turísticos do Estado na Europa, países escandinavos, América do Norte e América do Sul,  pontados como prioridade pelo Plano Ver-o-Pará. Neste primeiro semestre, segundo a presidente da Paratur, Socorro Costa, a Europa foi alvo principal das ações, que chegaram à Portugal, França, Inglaterra e Alemanha, entre outros países. Além de concentrar esforços participando da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, maior feira de turismo daquele continente e que reuniu cerca de 70 mil visitantes, de 27 de fevereiro a 3 de março, entre operadores de turismo, agentes de viagens, representações institucionais e outras marcas fortes do turismo mundial, a Paratur também investiu em outras estratégias, a exemplo do filme alemão Perdidos na Amazônia, que teve o Pará como cenário entre outubro e dezembro de 2012 e deve chegar aos cinemas da Europa, via canal alemão ZDF, em abril, para cerca de 10 milhões de telespectadores.

Durante a BTL a Paratur, através da Gerência de Promoção, realizou uma qualificação sobre o destino Pará a 50 agentes de viagens e operadores de turismo de Portugal. A qualificação ocorreu no Hotel Tivoli. Na ocasião representantes da Paratur também promoção do destino Pará na cidade de Santarém, considerada a capital gótica de Portugal. O convite partiu do presidente da Câmara daquela cidade, Ricardo Gonçalves. A estratégia visou ainda aproximação da cidade lusa de Santarém à cidade homônima no Pará. Entre os espaços visitados pelos gerentes de Promoção, Carlos Figueira e de Captação de Eventos, Ariane Mathne, estiveram o túmulo de Pedro Alvares Cabral, localizado na Igreja da Graça, a Casa Brasil, espaço inaugurado em 2004, que conta com acervo de várias peças do Brasil incluindo algumas cerâmicas marajoara e tapajônica. Na ocasião autoridades paraenses e de Portugal trocaram brindes e objetos que simbolizam a cultura dos dois países, como relata Carlos Figueira, ao explicar que a Prefeitura de Santarém, no Pará, foi comunicada sobre a ação e recebeu material promocional trazido de Portugal.

Cruzeiros - Socorro Costa explica que também fazem parte das estratégias de ampliação de fluxo turístico do Pará, que em 2012 chegou a cerca de 1 milhão de visitantes, a captação de navios cruzeiros para as águas amazônicas. Na temporada 2012/2013, que começou dia 13 de outubro de 2012 e encerra 9 de maio 2013, cerca de 68 navios vão cruzar águas paraenses com um total de 47 mil turistas e um resultado financeiro de aproximadamente 7 milhões de dólares, considerando o gasto médio individual de cada turista de cruzeiro em US$ 150 (cento e cinqüenta dólares). O mais recente navio a passar, no último dia 20, foi o AIDA vita, com 1200 turistas alemães. Esta foi a décima passagem do navio por águas paraenses.

Os 1200 turistas alemães foram recebidos com o que o Pará tem de melhor a oferecer : carimbó, cheiro do Pará, comidas típicas, a tradicional chuva de março e o carisma dos paraenses, em especial dos que atuam nos principais pontos turísticos visitados: Estação das Docas, Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, Pólo Joalheiro, Santuário de Nazaré, Museu Paraense Emílio Goeldi, além de comunidades ribeirinhas, furos, rios e igarapés em ilhas próximas de Belém.

Para conhecer as acomodações do navio e fortalecer aliança com a tripulação do AINDA vita uma comitiva de representantes da Paratur e da OS Pará 2000 esteve no cruzeiro. “Nosso objetivo é captar mais navios ao nosso Estado, impulsionando dessa forma esse segmento”.

Disse Socorro Costa, que teve a oportunidade de presenciar o encantamento dos turistas alemães pela cultura paraense, durante um espetáculo de dança apresentado pelo grupo Ariru Tupã Pará para cerca de mil turistas à bordo do cruzeiro. A apresentação, feita pelo turismólogo Jeferson de Oliveira, é uma viagem pelas principais danças, mitos, lendas e pela história do Pará, coreografada e interpretada por 25 dançarinos e músicos paraenses.

Michel Schuler, diretor do teatro do navio AIDA vita, informou que a grande maioria dos turistas desembarcaram em Belém em busca do contato principalmente com a natureza, principal motivação da viagem deles à Amazônia. Michel apresentou as instalações do teatro do AIDA, que passou por Belém ao longo da temporada 10 vezes, somando 12 mil visitantes alemães em Belém e Santarém (vila de Alter-do-Chão). Ele, pessoalmente, visitou lugares que descreveu como inesquecíveis, a exemplo do Teatro da Paz, onde assistiu o Festival de Ópera, e o Ver-o-Peso.

O visitante Richard Seguera, da Filipina, estava à bordo do navio e ficou encantado com o receptivo do Governo do Estado e parceiros na Estação das Docas. Pela primeira vez em Belém, veio acompanhado de um amigo. “Estamos satisfeitos com a receptividade do povo paraense. As pessoas daqui são muito animadas e calorosas. Também estamos ansiosos para conhecer os pontos turísticos e experimentar a culinária. Infelizmente temos pouco tempo para explorar as maravilhas desta cidade”. Comentou o turista, ao manifestar desejo de voltar ao Pará.

Anita e Paul Mainz, da cidade alemã de Aachen,
gostaram da imersão na Amazônia paraense e
da técnica ribeirinha de colher açaí
O casal Anita e Paul Mainz, além de conhcer os principais atrativos de Belém também conheceram a comunidade quilombola de Boa Vista do Acará, onde o contato com a floresta foi marcante, com direito a assistir a retirada do açaí por peconheiros da comunidade. O profissional da área de informática e a secretária hospitalar, da cidade alemã de Aachen, gostaram muito de Santarém e desejaram ter tido mais contato com a natureza amazônica.

O empresário João Ribeiro, da Amazon Icoming Service, operadora do receptivo de navios em Belém e Amapá elogia o apoio do Governo do Estado, que através da Paratur tem envolvido diversos parceiros no receptivo, como a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), entre outros. Para ele essa cooperação vem dando mais visibilidade e notoriedade ao Pará enquanto rota de navios cruzeiros, o que deve se ampliar já que a temporada só termina em 9 de maio deste ano, com a passagem do navio alemão Hanseatic.

Ainda como estratégia de captação de novos cruzeiros ao Pará a Paratur enviou represententes à SeaTrading, maior feira desse segmento da América do Norte, que aconteceu em março em Miami (EUA). Através da Gerência de Captação de Eventos, a missão foi garantir a promoção do destino Pará, através dos segmentos de cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios, encontrados nas regiões turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.


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