sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres do turismo são homenageadas na Paratur e Setur

As mulheres que trabalham na Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e na Secretaria de Estado de Turismo (Setur) receberam uma homenagem especial na manhã desta sexta-feira, dia 8. A homenagem, comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, contou com  distribuição de rosas vermelhas, doces, música, sorteio de brindes e outros mimos.

A presidente da Paratur, Socorro Costa lembrou às mulheres a importância de todas na construção de uma sociedade mais justa, da força que todas possuem para conduzir suas famílias, se destacarem no mercado de trabalho, sem abrir mão do bom senso e da delicadeza feminina.

Vanessa Carneiro, Christiane Pinho, Jacqueline Alves e Socorro Costa
“ Em um país em que a Presidência da República é ocupada por uma mulher, em que podemos exercer quase plenamente nossos direitos políticos e de cidadania, em que leis como a Lei Maria da Penha nos permitem quebrar o silêncio da violência doméstica e punir nossos agressores, em que a regra do “poder masculino de decisão” vem sendo gradativamente substituído pelo bom senso feminino, já não podemos dizer que ser mulher é um impeditivo para a realização dos nossos sonhos. Claro que existem ainda inúmeras situações que precisam ser avaliadas, existem tomadas de decisões que precisam do nosso bom senso, mas aos poucos as mulheres estão conquistando seus espaços. Datas como esta, Dia Internacional das Mulheres, são importantes para que possamos ter consciência e também conscientizar sobre a nossa importância na sociedade.” Disse Socorro Costa, ao orientar as mulheres e também os homens a não abrir mão de seus valores religiosos e culturais e das virtudes que contribuem para uma sociedade mais justa.


SETUR - A Secretaria de Estadual de Turismo também fez uma homenagem às mulheres. O Diretor Administrativo e Financeiro, Albino Barbosa, disse que é importante uma homenagem nessa data, lembrando a história das operárias de uma fábrica de tecidos na década de 50 que após suas reivindicações por melhores condições de trabalho foram presas e ateadas fogo, fato esse que deu origem ao dia celebrado.

Segundo Laélia Borges, Presidente da Associação dos Funcionários da Paratur (ASFPAR),  disse que “a celebração é importante para a integração dos funcionários. Relatou que a Paratur sempre lembra datas importantes com carinho, oferecendo momentos de confraternização como o que ocorreu. Outra data muito bem celebrada, segundo ela, é o dia das mães, que também é um dia que nunca é passado em branco”. Relatou Laélia.

Turismo em Números  -  Pesquisa recente da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Dieese Pará, demonstra que em 2012 o Pará recebeu  868.992

Presidente Socorro Costa homenageando as mulheres da Paratur.
Turistas que injetaram na economia cerca de R$ 450 milhões. Com isso a mão de obra, que em 2011 teve um saldo positivo de 56.194 postos de trabalho e em 2012 de 37.320. Na área do turismo em 2011 houve um saldo de 4.333 postos de trabalho e em 2012 de 1.466. Desse total 562, ou seja, 38,33%  e 904 trabalhadores eram do sexo feminino, ou seja, 61,67%.

Esses números vão de encontro à realidade da própria Paratur, onde dos 116 funcionários 70 são do sexo feminino. Na Setur, dos 64 funcionários, 32 são do sexo feminino.

Texto: Anne Chantarllen  e Benigna Soares – GEC Paratur



Nenhum comentário:

Postar um comentário