segunda-feira, 11 de março de 2013

Implantação da Escola de Gastronomia da Amazônia na pauta da CNTur e Setur


Acontece nesta terça feira, dia 12, reunião de trabalho com o renomado professor Celso Silva, membro da CNTur - Confederação Nacional do Turismo e membros da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur). O encontro, que acontece às 14h30, no Centro Integrado de Governo, tem como objetivo discutir as diretrizes de implantação da Escola de Gastronomia da Amazônia.

A Escola de Gastronomia, em processo de estudo pela Diretoria de Políticas Públicas para o Turismo, da Setur, é uma das prioridades do Ver-o-Pará – Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado em 2011. Visa privilegiar os principais profissionais, empreendedores e estudantes da área da culinária amazônica paraense e terá como missão garantir aprendizado. Local de funcionamento, linha pedagógica, público alvo e outros aspectos da escola vão ser discutidos durante o encontro.

Convidado pela Setur como consultor do projeto, o professor Celso dos Santos Silva, diretor da CNTur, traz aos realizadores do projeto suas experiências na área de capacitação em gastronomia, serviços e gestão nessa área. Ele é vice-presidente internacional de Aregala (Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas), presente em 30 países dos continentes americano, europeu e asiático. É graduado em turismo, tem pós graduação em hotelaria, administração e tecnologia educacional, mestrado em administração com foco em gastronomia e serviços.

Gastronomia e Turismo – A presidente da Paratur, Socorro Costa, diz que “a gastronomia é sem dúvida um dos aspectos mais importantes da cultura de um povo. No Pará, reflete nossos hábitos, costumes, nossas tradições. O Pará tem um motivo a mais para ter orgulho da sua culinária, já que é uma das mais originais do mundo, reflexo da influência européia, indígena e africana. “A Escola de Gastronomia virá, sem dúvida, fortalecer ainda mais esses produtos através dos quais divulgamos e promovemos, através da Paratur, o turismo paraense.” Afirma Socorro, ao explicar que a Paratur, tem em seu calendário de apoio promocional e de divulgação para este ano diversos eventos em que a gastronomia será o carro chefe. “Além de estarmos em sintonia com as ações da Setur em relação à Escola de Gastronomia também estamos apoiando eventos como o o 11º. Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, de 7 a 14 de abril, em Belém, Rio Bom de Mesa, evento da Associação Brasileira de Restaurantes da Boa Lembrança, que vai ocorrer de 28 de maio a 2 de junho, no Rio de Janeiro, com apoio da Paratur e Setur. Durante o evento, que terá o Pará como estado homenageado, haverá um mix de música, danças, gastronomia, artesanato e outras representações da cultura paraense, além de mostra gastronômica preparada por grandes chefes de cozinha do mundo.

O secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, lembra que “Lançado em novembro de 2011 o “Ver-o-Pará”, Plano Estratégico de Turismo do Pará, direciona os investimentos no turismo paraense visando, até 2020, colocar o Estado como destino líder em turismo na Amazônia. Para tanto, são necessárias algumas diretrizes. Neste sentido, cinco segmentos foram elencados como prioritários. A cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios. “A gastronomia, reflexo de nossos hábitos, costumes e da nossa cultura, aparece entre estas prioridades, por ser a mais pura expressão das culturas indígenas, européias e africanas às quais remontam nossa história. Ao reconhecer a importância deste segmento, a Escola de Gastronomia, que vem ao encontro da política pública de investimentos no turismo, executada pelo Governo do Estado, através da Companhia Paraense de Turismo (PARATUR) e a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), é ferramenta primordial neste processo de desenvolvimento do turismo paraense, mediante a qualificação da mão de obra local, aprimoramento dos insumos dessa gastronomia, entre outros aspectos.

Serviço:

Pauta: Implantação da Escola de Gastronomia da Amazônia
Data: 12/03/2013 – Terça-feira Hora: 14h30
Local: CIG – Centro Integrado de Governo - Av. Nazaré, 871, bairro Nazaré, Belém-Pará
Sugestão de entrevista: Adenauer Góes (secretário de Turismo do Pará), professor Celso dos Santos Silva, diretor da CNTur
Informações: (91) 8896-2043 / 3201.3771 (Ascom Setur) 3110-8708 / 8895-5733 (GEC Paratur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário