segunda-feira, 18 de março de 2013

Governador em exercício abre a Feira do Artesanato Mundial no Hangar

A segunda edição da Feira do Artesanato Mundial (FAM) e da Feira do Artesanato Estadual foi aberta oficialmente na tarde deste sábado (16), pelo governador do Estado em exercício, Helenilson Pontes, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia. O evento é organzado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) e conta com o apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Instituto de Artes do Pará (IAP), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Secretaria de Estado de Indústria, Comercio e Mineração (Seicom), Proz Paz, Curro Velho e Sebrae.

O governador em exercício, Helenilson Pontes - acompanhado do secretário da Seter, Celso Sabino - participou, na noite deste sábado (16), da abertura da Feira em Homenagem ao Artesão e da Feira do Artesanato Mundial (FAM), que acontecem, paralelamente, até o dia 24 deste mês, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Após a abertura oficial do evento, Helenilson Pontes, governador do Estado em exercício, assistiu a uma apresentação cultural e depois visitou os estandes. Para ele, a feira representa o fortalecimento da cultura paraense, através da promoção e estímulo ao artesanato e à cultura do estado.

“Hoje estamos abrindo a oportunidade para os artesãos de todo o estado virem até Belém e mostrarem a sua riqueza e a sua capacidade de criação. O artesanato é um incremento para o turismo, aliando o que a agente tem de mais bonito, que é a nossa cultura e a nossa beleza natural. É o segundo ano que se promove essa feira e cada vez mais o Pará se revela como uma capital de grandes eventos na Amazônia”, disse o chefe do Executivo.

Depois de conhecer os estandes da feira, o governador em exercício, Helenilson Pontes, visitou a exposição fotográfica “Inocência dos Rios”, assinada por 13 fotógrafos paraenses que registraram crianças ribeirinhas. A mostra tem curadoria de Emanuel Franco e fica exposta no Hangar até o dia 16 de abril.

A edição especial da FAM, que é realizada normalmente no segundo semestre, é uma homenagem ao dia do artesão, comemorado no dia 19 de março, e incorpora a Feira do Artesanato Estadual, totalizando mais de 60 estandes, que representam 20 países, 13 estados brasileiros e 23 municípios paraenses de todas as regiões do estado.

Segundo Charlton Gallisa, coordenador da FAM, o Pará é o único estado da federação a realizar uma feira em homenagem ao artesão. Gallisa disse ainda que a iniciativa do Governo no ano passado, de vincular a exposição do artesanato local a uma feira de artesanato mundial, inspirou diversos estados a seguirem o exemplo.

“Antes a Feira do Artesanato Mundial era realizada nos estados sem a participação massiva do artesanato local. Depois da feira realizada no Pará no ano passado, onde o Governo investiu nas participações de artesãos locais, criando uma feira do artesão dentro da FAM, muitos Estados passaram a nos procurar para fazer a mesma coisa. Para a FAM essa parceria foi um sucesso, a gente percebe o potencial do artesanato paraense e atualmente é um dos prediletos do mercado exterior”, afirmou Charlton Gallisa, coordenador da FAM.

Para o secretário da Seter, Celso Sabino, a feira é uma oportunidade para que o público conheça e adquira o artesanato local e mundial a preços bastante competitivos, além de estimular o artesão paraense a gerar novos negócios. “Aqui no Pará nós temos artesanatos belíssimos, verdadeiras obras primas, que não deixam nada a desejar pra nenhum artesanato do mundo. Além de expor seus produtos, o nosso artesão também pode participar dos cursos de empreendedorismos e dos balcões de negócio intermediados pelo Governo do Estado através da Seter, durante a realização da feira”, informou.

Durante a feira, serão promovidas atividades culturais, com apresentações de shows regionais. Para quem levar crianças, haverá um espaço dedicado a elas com oficinas ministradas por instrutores da Fundação Curro Velho. A FAM e a Feira do Artesanato Estadual realizadas no Hangar acontecem até domingo (24), com ingressos a R$ 5,00.

Programação Cultural da Feira do Artesanato Mundial

Domingo- 17/03

17h - Balé Juvenil- Um lance para o futuro
20h - Exíbela Cia de Dança

Segunda- 18/03

18h - Grupo de Danças Coreográfico Zoé Gueiros

Terça- 19/03

19h - Desfile Model estudantil
20h - Cia Tribos Ballet Teatro

Quarta- 20/03

18h - Grupo de Danças Coreográfico Zoé Gueiros
19 - Grupo Folclórico da 3ª Idade Santo Angostinho

Quinta- 21/03

18h - Grupo Paránativo

Sábado- 23/03

19h - Desfile Model Estudantil
20h - Grupo de tradições folclóricas Moara

Nenhum comentário:

Postar um comentário