quarta-feira, 6 de março de 2013

Estudantes de turismo buscam conhecimentos na Paratur e Setur

Edmê Cunha, técnica da Gerência de Promoção ligada à
Diretoria Geral de Marketing da Paratur,  apresentou as
instalações da companhia e a rotina de trabalho da equipe.
Criada na década de 70, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) durante muitos anos cumpriu a missão de desenvolver, fomentar, articular, promover e divulgar o turismo paraense. Em 2011 foi criado pelo governador Simão Jatene o Segetur – Sistema de Gestão do Turismo, que inclui a  Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Forum de Desenvolvimento Turístico do Estado do pará (Fomentur), que juntos com a Paratur redistribuem as atribuições do Governo do Estado, sociedade civil organizada e iniciativa privada quanto ao turismo, cabendo à Paratur a nova missão de promover, divulgar e executar estratégias de marketing turístico. Estas informações foram repassada a um grupo de estudantes de turismo da Universidade Federal do Pará que estiveram, na manhã desta quarta-feira, dia 6, visitando a sede da Companhia.

A professora da UFPA,  Leila Gurjão, que ministra a disciplina de Teoria Geral do Turismo 2, foi quem coordenou a visita, como atividade prática complementar ao ensino teórico  oferecido aos estudantes. Segundo ela a atividade, que incluiu cerca de 30 alunos  que estão cursando o segundo período do curso de turismo da UFPA, a visita técnica foi com intuito de sair da teoria e vivenciar a prática, aprendendo mais sobre diversos segmentos e  setores do turismo do Pará, atividade econômica responsável, em 2012, por um fluxo turístico superior 868 mil visitantes e uma arrecadação de aproximadamente R$ 450 milhões.

A aluna Fabiana Chaves, 20 anos, achou importante a visita à Paratur ao contribuir com a formação dos estudantes, que estão iniciando o curso. ”É um complemento dos livros, apostilas e o que é vivenciado na sala de aula de forma mais concreta”. Disse a estudante.

Matheus Wanzerller, 18 anos, concorda com a colega de classe e acrescenta que como futuros turismólogos é importante a visita para conhecer os lugares onde são desenvolvidas as estratégias do turismo. Ele diz que “agora de fato está vendo o turismo mais aprofundado”.

Edmê Cunha, técnica da Gerência de Promoção ligada à Diretoria Geral de Marketing da Paratur,  apresentou as instalações da companhia e a rotina de trabalho da equipe, composta por cerca de 120 profissionais, que atuam direta e indiretamente nos programas, projetos e ações definidos pelo Plano Ver-o-Pará – Plano Estratégico de Turismo do Pará, que objetiva tornar o Estado o destino líder em turismo na Amazônia até 2020.

O Diretor de Políticas Públicas para o Turismo da Setur,
 Álvaro do Espírito Santo, que é também secretário
 adjunto da SETUR, destacou a importância da
Secretaria para o fortalecimento do setor.
SETUR – O funcionamento da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), instalada provisoriamente no mesmo prédio da Paratur, também foi apresentado aos estudantes por Liliane Hollanda, coordenadora de Planejamento de Políticas Públicas e Adimilson Alcântara,  coordenador de Estudos, Pesquisas, Estatísticas e Informações da SETUR.  O Diretor de Políticas Públicas para o Turismo, da Setur, Álvaro do Espírito Santo, que é também secretário adjunto da SETUR, complementou as informações, destacando a importância da criação da Setur, em 2011, como órgão oficial de Turismo do Estado, para o fortalecimento do setor.

No último dia 26 outro grupo de estudantes da UFPA realizou a mesma modalidade de visitação à Paratur, que mantém convênio com inúmeras instituições de ensino técnico, médio e de nível superior de turismo. A cada semestre, em média, 10 a 15 estudantes universitários, de escolas públicas ou de nível superior cumprem estágio supervisionado nas dependências da Paratur, a maioria na Gerência de Comunicação atuando principalmente nos Postos de Informações Turísticas (PIT).


Texto:  Benigna Soares e Anne Chantarllene - GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário