terça-feira, 12 de março de 2013

Especialistas traçam diretrizes em Belém para Escola de Gastronomia da Amazônia


Socorro Costa (Paratur), Adenauer Góes (Setur), Alvaro do Espírito
Santo (Setur), Celso Silva (CNTUR), Fábio Sicília (Famíglia Sicília)
Aconteceu na tarde desta terça-feira (12), no Centro Integrado de Governo, encontro entre diversos profissionais que atuam na área da gastronomia no Pará, com objetivo de discutir sobre a implantação da primeira Escola de Gastronomia da Amazônia.  O encontro contou com participação de Celso Silva, diretor da CNTur (Confederação Nacional do Turismo). Chefes de cozinha de renome nacional e internacional prestigiaram a reunião, coordenada pela Diretoria de Políticas Públicas para o Turismo, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

O secretário estadual de Turismo do Pará, Adenauer Góes, explicou que a Escola de Gastronomia surgiu em 2012 e integra o Plano Ver-o-Pará, hoje executado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). “Está contemplada também na matriz de investimentos do Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará), através do qual Paratur e Setur pleiteiam U$ 44 milhões junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento”. Diz Adenauer, ao explicar que o Prodetur é um programa até o momento em execução pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) em fase de transição para a Setur.



 Diversos chefes paraenses prestigiaram a reunião no CIG em Belém
“A cultura e a natureza são dois insumos importantes do turismo paraense. A gastronomia, que é reflexo da cultura, é um dos mais importantes segmentos que temos no Pará, onde já há profissionais oferecendo pacotes e roteiros específicos para quem quer conhecer essa gastronomia. Isso justifica investirmos na qualificação da mão de obra e dos serviços, a partir da Escola de Gastronomia da Amazônia”. Diz Adenauer, ao lembrar que o Plano “Ver-o-Pará”, visa colocar o Pará como destino líder em turismo na Amazônia até 2020.

A presidente da Paratur, Socorro Costa, lembrou que o trabalho da Paratur de promover e divulgar o turismo paraense tem a gastronomia como um dos principais atrativos. “Nas feiras, congressos, ações diversas que executamos em outros estados e países esse é um dos produtos que mais atrai a atenção dos turistas. Ao visitar o Pará eles comprovam o que afirmamos, que a gastronomia do Pará é a mais original do Brasil, com reflexo da influência europeia, indígena e africana.  A Escola de Gastronomia virá fortalecer ainda mais nossas ações nesse sentido, considerando os cinco segmentos que foram elencados como prioritários: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.

Joana Martins (Instituto Paulo Martins) ao lado de
Patrícia Sevilha e Anete Ferreira (Chias Marketing)
Álvaro do Espírito Santo, diretor de Políticas Públicas para o Turismo, da Setur, falou que a reunião visa abrir espaço para que os profissionais da área possam contribuir com o projeto, apresentado aos representantes do BID em uma recente missão de análise do Prodetur Pará. Alvaro, que é doutorando em uma universidade de Portugal na área de gastronomia, acredita que o aperfeiçoamento de conhecimentos na área será de fundamental  importância.



Para Celso dos Santos Silva, diretor  da CNTUR, a Escola de Gastronomia tem um papel importante para o setor. Ele acompanha diversas experiências de melhoria de produtos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outros destinos. Ele reafirmou que a CNTUR, assim como tem interesse em investir em outros segmentos do turismo brasileiro também acompanhará do início ao fim a Escola de Gastronomia da Amazônia.

Bruno Cavernali - consultor dos chefes irmãos
Castanho
 
Fábio Sicília, ex-presidente da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), chef de cozinha renomado e empresário do ramo acompanha a ideia de uma escola de gastronomia desde o início e defendeu que a escola deve qualificar além da rotina gastronômica, oferecendo cursos de matemática e de português aos garços, recepcionistas e outros profissionais.

Representantes da empresa espanhola Chias Marketing, que presta consultoria à Paratur e Setur na execução do Plano Ver-o-Pará, acompanharam a reunião, visando apoiar a iniciativa.

A Escola de Gastronomia deve ter a base física na sede da Setur, mas funcionará em diferentes espaços, como sala de aula de universidades, restaurantes e outros espaços em que teoria e prática possam ser associadas ao aprendizado dos profissionais.

PROMOÇÃO - A Paratur tem em seu calendário de apoio promocional e de divulgação para este ano, diversos eventos em que a gastronomia será o carro chefe. “ Além da sintonia com as ações da Setur em relação à Escola de Gastronomia,  também estamos apoiando eventos como o 11º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, de 7 a 14 de abril, em Belém e o  Rio Bom de Mesa - evento da Associação Brasileira de Restaurantes da Boa Lembrança - de 31 de maio a 9 de junho, no Rio de Janeiro, onde o Estado do Pará será homenageado durante o evento com um mix  de música, danças, gastronomia, artesanato e outras representações da cultura paraense, além de mostra gastronômica preparada por grandes chefes de cozinha de cozinha do mundo”, finaliza a Presidente da Paratur Socorro Costa.

Texto e Fotos: Benigna Soares - GEC - Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário