quarta-feira, 6 de março de 2013

Confira imagens de visitantes do estande do Pará em Portugal durante a BTL

Turismo & História

Carlos Figueira, gerente de Promoção Nacional e 
Internacional da Paratur e  Anete Ferreira, jornalista e
pesquisadora da cultura e história do Pará
O gerente de Promoção Nacional e Internacional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Carlos Figueira, recebeu no estande do Pará a jornalista Anete Ferreira. Paraense, mas radicada em Portugal há muitos anos, Anete é uma defensora da cultura, da história, do turismo e do Pará como um todo em terras portuguesas. Autora de livros, inúmeras pesquisas, seminários e palestras sobre o Brasil com enfoque ao Pará, Anete tem profundos conhecimentos sobre a relação histórica e cultural entre municípios paraenses cujos nomes são inspirados em cidades e vilas portuguesas, a exemplo de Santarém, Salvaterra, Óbidos, Ourém e outros. Padre Antônio Vieira, Pedro Teixeira, Comendador Marques dos Reis são alguns personagens amazônicos que inspiram os estudos e palestras.

Comunicação e Turismo 

 Carlos Figueira (Paratur), Cláudio Magnavita, vice-presidente
da Abrajet e Jura Filho,secretário de Turismo do Maranhão
O estande do Pará também foi visitado pelo jornalista Claudio Magnavita, vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) e pelo secretário de Turismo do Maranhão, Jura Filho. A Abrajet mantém forte relação com Portuagal, onde realizou já realizou eventos reunindo associados de todo o Brasil. A entidade, que envolve cerca de mil profissionais de comunicação em turismo é também apoiadora do Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis", uma homenagem da Paratur e da Abrajet Pará ao pioneiro do turismo e do jornalismo especial paraense. Joaquim Marques dos Reis nasceu em Portugal, na Vilar Torpim. Aos 14 anos, já em Lisboa, embarcou no navio Anselmo para atravessar os mares em busca de um novo mundo. A chegada em Belém do Pará aconteceu em 26 de novembro de 1936. Em meados de 1948, ingressou no jornalismo, na extinta Folha do Norte, a convite de Paulo Maranhão, então dono do veículo. Por volta de 1954, Marques dos Reis passou a assinar uma página inteira chamada Terras de Portugal, na Folha do Norte. Foi o idealizador da Viagem da Primavera, que levou de navio o primeiro grupo de turistas do Brasil para Portugal, em 1960, fato que culminaria com o reconhecimento do governo português pela intensa divulgação que promovia, lhe condecorando com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique. Após algumas viagens idênticas, recebeu uma notificação da IATA (órgão internacional que regulamenta o funcionamento das companhias aéreas), de que viagens desse porte deveriam ser feitas por uma agência de viagens. Assim, em 22 de agosto de 1962, nasceu a Lusotur, fazendo do Comendador um empresário do setor turístico. Marques dos Reis fundou ainda em 1973, o Equatorial Palace Hotel, moderno e confortável empreendimento embelezou a Presidente Vargas, uma das mais ilustres avenidas de Belém, cenário de muitos eventos sociais. O Comendador faleceu em 28 de novembro de 2001, curiosamente, dois dias depois da data de sua chegada ao Brasil.

As inscrições ao II Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis" estão abertas até 15 de maio. As informações encontram-se em http://www.premiodejornalismo.blogspot.com.br

Eventos

Carlos Figueira (Paratur) ,Ariane Mathne, Gerente de
Captação de Eventos da Paratur  e Jura Filho (Setur-MA)
A Paratur também foi representada na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa - , por Ariane Mathne, gerente de Captação de Eventos. O trabalho da gerência consiste na prospecção de possíveis eventos nacionais e internacionais que possam ser realizados no Pará, que tem Belém hoje como referência para esse segmento, com uma infraestrutura de receptivo que inclui importantes centros de eventos, a exemplo do Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, além de excelente rede hoteleira, que ultrapassa 11 mil leitos, sem contar as inúmeras opções de passeios turísticos nas regiões de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu, complementadas pela gastronomia mais genuína do Brasil e uma natureza com encantos sui generis. Foto: Ariane Mathne, gerente de Captação de Eventos da Paratur, com o secretário de Turismo do Maranhão, Jura Filho.

Divulgação

Aristides de La Plata , diretor da Prisma Business, Salvador Dias,
editor da News Travelll e membro da Associação de Jornalistas

 Portugueses de Turismo - AJOPT e Carlos Figueira (Paratur)
Também visitaram o estande e foram recebidos pelo gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira, Aristides de La Plata, da Prisma Business e Salvador Dias, editor da News Travelll e membro da Associação de Jornalistas Portugueses de Turismo (AJOPT). Salvador é um defensor do turismo paraense em Portugal, já tendo participado de importantes eventos do setor no Pará, a exemplo da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), realizada pela Paratur.


Texto: Benigna Soares - GEC - Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário