sábado, 9 de março de 2013

Carimbó e comidas típicas marcam receptivo de alemães na Estação das Docas

O navio cruzeiro Aida vita aportou na manhã deste sábado, dia 9, no distrito de Icoaraci, 
com  1.200 turistas  alemães. Parte do grupo iniciou, ainda pela manhã por via terrestre, um  city tour por Belém.  Os demais fizeram transbordo do navio, que ficou ancorado no canal de Minas e desembarcaram na Estação das Docas, onde foram recepcionados pela pelo Governo do Estado, representado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), OS Pará 2000, Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur),  Vale Verde Turismo e demais parceiros.

O  turista alemão Arin Germany  elogiou o receptivo. ‘Gosto muito do Brasil. Por isso que sempre  volto. Mas em Belém, estou pela  segunda vez. O povo daqui é muito receptivo, alegre e caloroso’, disse o turista, que já veio cinco vezes ao Brasil. 

Para o gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira, a ação do receptivo será constante. ‘ A equipe procura cada vez mais e melhor,  aprimorar  o receptivo para receber  bem esse visitante.  Nossos parceiros como a Belemtur, Setur (Secretaria de Estado de Turismo) ,   Amazon Incoming Service e outros, nos ajudam nesse trabalho para que cada vez mais o Pará receba visitantes e que os mesmos retornem.  Essa ação do receptivo é uma missão para subsidiar o planejamento para a próxima temporada que começa em outubro 2013 a maio de 2014.”

 Frank Much caiu na roda de carimbó com equipe da
Paratur e Belemtur
O alemão Frank Much, que  está visitando pela primeira vez o Estado do Pará, conta que está se sentindo muito feliz em ser bem recebido. ‘ Estou  aqui pela primeira vez e estou adorando. As comidas, praias, rios, danças e  um sol bonito e escaldante. Gostei de tudo’, falou.

A presidente da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, Gabriela Landé, acompanhou de perto o receptivo e faz avaliação da ação . “O receptivo tem funcionado muito bem como uma maneira de acolhimento, agora os turistas não apenas desembarcam no complexo, mas aproveitam para passear e de fato conhecer tudo que a nossa cidade oferece” conclui.

Turistas se encantam com a receptividade paraense
A ação com o navio da companhia alemã AIDAcruises, faz parte do receptivo montado para a temporada 2012/2013, que irá encerar dia 9 de maio, com o também alemão Hanseatic, totalizando cerca de 68 navios um total de 47 mil turistas e um resultado financeiro de aproximadamente 7 milhões de dólares, considerando o gasto médio individual de cada turista de cruzeiro em US$ 150 (cento e cinquenta dólares).

"Essa estratégia de receptivo diferenciado faz parte da nossa missão, direcionada pelo Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará) de tornar nosso estado o destino líder em turismo na Amazônia Até 2020. A cada novo receptivo agregando mais valor ao jeito paraense de bem receber nossos visitantes. Assim, aumentamos a permanência deles em nossa cidade, o que gera mais renda e ocupação da mão de obra local". Disse Socorro Costa, presidente da Paratur.


Um almoço paraense foi oferecido aos turistas em diversos
 restaurantes  de Belém, entre eles o La em Casa, na Estação
das Docas
Segundo Adenauer Góes, Secretário de Estado de Turismo do Pará, ainda este ano a Setur vai aplicar pesquisas de demanda turísticas direcionadas aos turistas de cruzeiros. "Esse diagnóstico vai demonstrar o grau de satisfação desses visitantes e servirá de balizadores para nossas políticas públicas de investimento nesse segmento". Adianta o secretário, ao informar que em 2012 o Pará recebeu um fluxo de quase um milhão de turistas.




Texto e fotos: Tâmara Monteiro e Benigna Soares - GEC - Paratur


Nenhum comentário:

Postar um comentário