sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Projeto de revitalização do Ver-o-Peso terá a participação dos feirantes

Para avaliar aspectos relacionados à segurança, higiene e funcionamento do Complexo Ver-o-Peso, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, visitou o espaço na manhã desta quinta-feira,21.

Na companhia do Secretário Municipal de Economia, Marco Aurélio Nascimento e equipe técnica da Secon, o prefeito fez questão de abrir diálogo com os feirantes e ambulantes enquanto percorria a feira.

Para o prefeito algumas mudanças emergenciais devem ser feitas até março quanto à limpeza, iluminação, sistema de esgoto e reparos na infraestrutura do principal cartão postal da cidade. “Belém foi contemplada entre as 44 cidades que receberão verbas do PAC Histórico, e o complexo do Ver-o-Peso será contemplado em sua revitalização”, adiantou Zenaldo Coutinho.

Zenaldo enfatizou que o projeto será realizado em parceria com os feirantes, e portanto, com a participação efetiva dos trabalhadores do local na elaboração do projeto detalhado que será acompanhado de perto pelo Ministério da Cultura, órgão responsável pela liberação da verba que será investida na revitalização do Complexo do Ver-o-Peso.

O projeto inicial, já encaminhado ao ministério, será oficialmente entregue ainda na primeira quinzena de março, quando o Prefeito estará em Brasília para discutir e apresentar as linhas gerais do projeto que terá o Centro Histórico de Belém como foco. “Queremos um Ver-o-Peso com qualidade não só para os que aqui trabalham, como para turistas e para aqueles que frequentam e amam esta feira”,ponderou Zenaldo.

Diálogo

Durante a visita, o prefeito e sua equipe reuniram com os trabalhadores no Mercado de Carne Francisco Bolonha. Cada categoria pôde colocar aspectos relevantes para melhorar a qualidade da feira. “Cuide do coração de Belém. E esse coração é o nosso Ver-o-Peso”, pediu José Amarildo Negrão, representante dos vendedores de peixe salgado do complexo.

O prefeito fez questão de ressaltar que o esforço para melhorar o cartão postal é coletivo e que também depende da colaboração de cada um daqueles que frequentam a feira diariamente, seja para tirar seu sustento, seja para fazer girar a economia. “Com certeza teremos atitudes mais rigorosas quanto ao ordenamento, mas nossa intenção é fazer com que o Ver-o-Peso possa ter uma nova cara”, enfatizou.

A Secretaria Municipal de Economia, em parceria com órgãos municipais e estaduais, estará discutindo de forma intensa as medidas emergenciais para o local. “Pensamos até naqueles que por algum motivo não teremos como manter no local, dando a cada um de acordo com sua aptidão, oportunidades para se manterem inseridos no mercado de trabalho“, disse o Secretário Marco Aurélio Nascimento.

Texto: Paulinne Pegado-Ascom Secon
Fotos: Ígor Pinto-NID Comus
Edição: Lene Tavares- NID Comus


Fonte:  http://ww3.belem.pa.gov.br/www/?p=2388

Nenhum comentário:

Postar um comentário