quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Pará brilhou na Marquês de Sapucaí

Theatro da Paz
Fantasias coloridas, luzes, euforia, emoção e muito samba na voz e no pé. Foi assim que, na última segunda-feira (11), a escola Imperatriz Leopoldinense, a 5ª escola a entrar  no sambódromo da  Marquês de Sapucaí, contagiou visitantes do Brasil e de toda parte do mundo. A escola levou para o sambódromo 3.200 integrantes, em 31 alas, 7 carros alegóricos e 1 tripé. O desfile foi transmitido ao vivo pela Rede Globo de Televisão para mais de 140 países, em média.

Centenas de paraenses estiveram presentes nas arquibancadas e nas alas, cantando o enredo ‘Pará- o Muiraquitã do Brasil ‘, onde as riquezas do Estado foram representadas sob vários aspectos: os índios, os búfalos,  as cerâmicas marajoaras, o mercado do Ver-o-Peso, o Thaetro da Paz, o Carimbó, o Saíre, a Marujada, o Tecnobrega, as comidas típicas, as riquezas minerais, sem falar na  maior representação de fé do povo paraense: o  Círio de Nazaré, um dos momentos mais emocionantes do desfile.

O carnaval da Imperatriz não só  emocionou os paraenses que ali estavam,  mas também a Rainha de Bateria, a modelo e atriz paulista Cris Vianna, que não conteve as lágrimas de tanta emoção ao entrar no sambódromo. A cantora Fafá de Belém, devota de Nossa Senhora de Nazaré, era destaque do carro abre alas, e também não conteve as lágrimas. Emocionada, enquanto cantava segurava com orgulho a bandeira do Estado do Pará. Destaques também foram as personalidades como Gaby Amarantos, Pinduca, Beto Barbosa, Leila Pinheiro, Dira Paes, Rosamaria Murtinho, Elymar Santos e a cantora  carioca Joanna, estes dois últimos têm verdadeira adoração pelo Pará.

Representando o Governo Estado, estiveram presentes no camarote do Pará Adenauer Góes, Secretário de Estado e Turismo (Setur),  Carlos Figueira, Gerente de Promoção da Paratur,  Ney Messias, Secretário de Comunicação do Pará, Orly Bezerra, responsável pela propaganda do Governo do Estado (Griffo),  Alexandre Von, Prefeito de Santarém e alguns desembargadores.  Houve a distribuição no camarote de 5 mil ventarolas contendo samba enredo da Imperatriz, 500 bombons regionais, 800 muiraquitãs, 500 fitinhas do Círio de Nazaré, folheto pata o trade turístico, folheto da gastronomia do estado  e também distribuição de sorvetes de  açaí, cupuaçu e tapioca. O Estado ganhou ainda mais destaque com a distribuição no sambódromo de 9 mil exemplares da  revista da Imperatriz Leopoldinense, com 12 páginas de fotos turísticas do Pará. Nos últimos 15 dias, de 01/02 a 15/02, a visibilidade do Pará ganhou grande impulso por meio de 100 busdoor espalhados pela zona sul do Rio de Janeiro.

Para a Presidente da Paratur Socorro Costa,  a exposição do Pará  no maior carnaval do Brasil trará muitos avanços no setor turístico. ‘ O Pará virou vitrine para o mundo inteiro. Quem nunca ouviu falar do Pará, vai ter curiosidade de conhecê-lo. O povo do Pará precisa estar muito orgulhoso desse momento tão especial que o turismo de alguma forma está vivenciando. Cremos que o Pará terá outros momentos de grandes avanços a partir desta exposição do carnaval 2013’, disse Socorro Costa.

O Secretário de Turismo Adenauer Goés, é enfático quanto a importância do Pará ter sido homenageado e ser tão bem representado pela Imperatriz. "No meu entendimento, a Imperatriz fez um desfile belíssimo e mostrou perfeita sintonia entre o samba e o desenvolvimento do enredo. Percebi com clareza a motivação dos componentes da escola e o acompanhamento da arquibancada. O Pará sente-se honrado por ter sido representado de forma tão pujante e vibrante na Marquês de Sapucaí", disse Adenauer Goés, ao fim do desfile.

Para o Vice-Presidente de carnaval da Imperatriz Wagner Tavares, a escolha da escola pelo tema e samba enredo foi brilhante e está bastante agradecido pelo enredo ter permitido a escola fazer um carnaval excelente.  “Ficamos bastante  satisfeitos porque conseguimos fazer um grande carnaval agradando os dois lados: escola e Governo do Estado. Sábado vamos comemorar repetindo o desfile com a mesma riqueza, sem mais o compromisso da disputa: solta e mais leve!”  ressaltou  Wagner Tavares Araújo,  Vice-Presidente de Carnaval da Imperatriz.

A Imperatriz que teve um brilhante desempenho, conquistando uma boa colocação, o 4º lugar, sendo que em 2012, a escola ficou em 10º lugar.

A ideia de ter o Pará como tema do enredo deste ano surgiu em 2011, quando o intérprete Dominguinhos esteve em Belém e comentou sobre a beleza do Estado com os carnavalescos da Imperatriz ao retornar ao Rio de Janeiro. Após a aprovação do Pará como tema de 2013, os carnavalescos da escola fizeram várias visitas ao Estado, para conhecer de perto a cultura paraense.

O presidente da escola, Luizinho Drumond, agradeceu ao governador Simão Jatene, Adenauer Gòes e Orly Bezerra pelo apoio do Estado dado à Imperatriz.

As seis escolas vencedoras, inclusive a Imperatriz, irão desfilar novamente no próximo sábado (16) e a transmissão será pela Rede Bandeirantes, a partir das 21h, sendo que o desfile da Imperatriz está previsto para às 23h.

Vamos rever o “Pará – o Muiraquitã do Brasil” sendo tão belamente representado em suas densas riquezas culturais.

Texto: Tâmara Monteiro e Aine Busman  - Gerência de Comunicação (GEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário