quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DIREITO DE RESPOSTA

Em resposta à reportagem “A ver navios: Turistas encontram museus fechados”, publicada no Diário do Pará, caderno Cidades, página A11, edição desta quinta-feira, dia 21, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), representada por sua presidente Socorro Costa, vem à público esclarecer que alguns espaços turísticos administrados pelo Governo do Estado estiveram fechados na última quarta-feira, dia 20, no momento da chegada de turistas de cruzeiros alemães e americanos em virtude de ser ponto facultativo, decretado pelo governador Simão Jatene devido ao falecimento do ex-governador Almir Gabriel. O fechamento dos espaços, em caso excepcional, seguiu recomendação governamental em que o ponto facultativo teve como objetivo uma devida homenagem ao ex-governador, que tanto contribuiu com o desenvolvimento do Pará, especialmente com a construção e restauração de equipamentos imprescindíveis para o turismo do Pará, entre os quais o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, que faz hoje de Belém referência nacional e internacional como cidade com vocação para o segmento de turismo de eventos, a Estação das Docas, exemplo de espaço de lazer, entretenimento e gastronomia, o Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, Pólo Joalheiro e tantos outros.

A Paratur ressalta também que os principais espaços, entre eles Estação das Docas, Mangal das Garças e Pólo Joalheiro funcionaram normalmente, não prejudicando o atendimento dos turistas dos navios Aida Vita, procedente da Alemanha com 1.200 passageiros e o Azamara, dos Estados Unidos, com 600 visitantes.

A Paratur esclarece também que ao contrário do que a repórter Thamires Figueiredo mencionou na reportagem, a Paratur não esteve ausente do receptivo, mas sim coordenou todas as ações que envolveram o mesmo, desde a articulação com as áreas de segurança turística, abertura excepcional dos espaços turísticos, show de carimbó no Píer da Estação oferecido em parceria com a Belemtur, distribuição de material promocional, cheiro do Pará, cartões postais, biscoito de castanha do Pará, entre outras ações, complementadas com atendimento personalizado prestado por funcionários da Paratur habilitados nos idiomas inglês, francês, espanhol e outras línguas. Os referidos profissionais somaram esforços com a empresa privada responsável efetivamente pelo receptivo, a Amazon Icomining Service, por entender a importância desse segmento para o Estado.

Sobre a proposta de “uma escala de compensação” no atendimento nos museus a Paratur lamenta não ter sido possível a abertura dos espaços tendo em vista as visitas por questões de segurança e de melhor aproveitamento pelos turistas precisarem ser monitoradas, exigindo um número maior de profissionais nos espaços. O que, devido ao falecimento repentino do ex-governador e do ponto facultativo ter sido decretado às vésperas da chegada dos navios não foi possível operacionalizar dentro do padrão de qualidade e excelência necessário para o atendimento aos visitantes.

Desde o início da temporada, no dia 13 de outubro de 2012 a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) juntamente com demais órgãos ligados ao turismo gerenciados pelo Governo do Estado, em parceria com a iniciativa privada, sociedade civil organizada, vem coordenando ações de receptivo aos turistas de cruzeiros, visando ampliar esse fluxo, cuja temporada 2012/2013, que termina em 9 de maio com o navio alemão Hanseatic, vai somar cerca de 68 navios, um total de 47 mil turistas e um resultado financeiro de aproximadamente 7 milhões de dólares, considerando o gasto médio individual de cada turista de cruzeiro no Estado ser de US$ 150 (cento e cinqüenta dólares).

A Paratur esclarece ainda que tem outras frentes de promoção e divulgação do turismo do Pará, a exemplo da participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, entre os quais a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde o Pará terá destaque ao longo deste mês em Portugal, a Sea/Trading, em Miami, no mês de março, maior evento de cruzeiros do mundo. A Paratur também tem garantido a inserção do Pará nos principais veículos de comunicação impresso, on line, de rádio e TV do mundo, através de reportagens, documentários, informes publicitários, filmes, novelas e outras estratégias.

Quanto aos cruzeiros, no Pará, a Paratur tem como principais parceiros de receptivo: Setur, Secult, Ctbel, Belemtur, Anvisa, Receita Federal, Antac, CDP, CPH, Amazon Icomining Service, Vale Verde Turismo, ISS Marine, Polícia Federal, PM, Ciptur, Abav, Funpapa, Seurb, Fiepa, Sefa, Sindetur, entre outros.

Para maiores esclarecimentos coloca à disposição sua Diretoria de Marketing, através das gerências de Inteligência de Mercado, Captação de Eventos, Promoção e de Comunicação. 

Contatos: 
Fone (91) 3110-8700, 
Twitter: @paratur_pa

Certa de conta com seu apoio e colaboração na publicação deste Direito de Resposta,

Atenciosamente,

SOCORRO COSTA
Presidente da PARATUR

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