terça-feira, 5 de junho de 2012

Paratur celebra Dia Mundial do Meio ambiente com palestra sobre lixo


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceu nesta terça-feira, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), através de sua Associação de Funcionários (ASFPAR), promoveu uma palestra sobre a coleta seletiva de resíduos sólidos. O objetivo do evento, que aconteceu no auditório Carlos Rocque, na sede da Paratur foi estimular nos servidores uma reflexão sobre o meio ambiente, em especial sobre a separação de resíduos sólidos do material orgânico tanto no ambiente de trabalho quanto em casa.

“É importante sabermos o que fazer do nosso lixo”. Disse a presidente da ASFPAR, Laélia Borges, ao abrir a programação que reuniu dezenas de trabalhadores. Segundo ela, a conscientização é importante ao contribuir para a redução dos impactos ambientais negativos que comprometem o desenvolvimento da atividade turística no Pará. Segundo Laélia a iniciativa faz parte da campanha “Separação é Solução”, que pretende implantar um sistema de coleta seletiva dentro da Paratur. “É importante que a Paratur esteja a frente na conscientização para o combate ao lixo uma vez que o turismo é muito atingido com a imagem negativa que ele proporciona”, explica.
 
Laélia Borges (Presidente da ASFPAR)

A presidente da Paratur, Socorro Costa, parabenizou a direção da ASFPAR pela iniciativa de promover a palestra. “Uma das nossas principais bandeiras é o desenvolvimento sustentável por meio do turismo. É importante que hoje, no Dia do Meio Ambiente, pensarmos no que estamos deixando para nossos filhos, nossos netos, para a sociedade”. Afirmou Socorro Costa.

Socorro Costa (Presidente da Paratur)
A palestra foi ministrada pela representante do Grupo de Combate ao Lixo de Belém, Fátima Nascimento, que falou aos funcionários da Paratur sobre experiências sustentáveis de outras empresas e o processo de construção de uma cultura para a sustentabilidade. Segundo ela, 1200 toneladas de lixo são produzidas por dia só em Belém, e para haver a redução destes números é preciso uma sensibilização para o consumo consciente e a reutilização de materiais.


Ainda segundo Fátima é importante a iniciativa da Paratur uma vez que as organizações têm que servir de exemplo para sociedade na adoção de práticas mais saudáveis ao meio ambiente.

A programação contou ainda com distribuição de mudas aos trabalhadores da Paratur e doação de papel reciclável para uma ONG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário