segunda-feira, 28 de maio de 2012

Turistas japoneses se encantam com Belém


Foto: Everaldo Nascimento/Ascom OS Pará 2000
O navio cruzeiro Azuka, de bandeira japonesa, chegou a Belém com 600 turistas na manhã desta segunda feira, dia 28. O navio, que antes de chegar a Belém passou por Rio de Janeiro e Recife, aportou em Icoaraci, distrito da cidade, por volta das 6h da manhã. De lá cerca de 250 turistas seguiram direto para um dos mais expressivos atrativos turísticos de Belém, a Estação das Docas, onde a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) integrou a equipe de receptivo dos visitantes, distribuindo material de divulgação do Pará e também prestando informações.

Cerca de 300 turistas foram levados pela Amazon Star Turismo, agência responsável pelo receptivo em Belém, para conhecer outros atrativos: Basílica de Nazaré, Complexo Feliz Lusitânia, e Mangal das Garças foram alguns dos espaços visitados. Um almoço no Manjar das Garças deixou os visitantes encantados com as cores, aromas e sabores da gastronomia paraense. Na oportunidade a Gerência de Assuntos Internacionais da Paratur brindou os visitantes com um catálogo com imagens e informações sobre a culinária paraense, que tem origem em heranças européia, africana e indígena.

A presidente da Paratur, Socorro Costa, foi pessoalmente acompanhar o receptivo dos japoneses. Para ela, a passagem de um grande número de visitantes acaba mobilizando praticamente toda a cadeia produtiva do turismo.

“Conversei com os profissionais da área, com os guias. É importante estarmos perto dessa operação do receptivo, nos inteiramos sobre a forma como está sendo vendido o produto turístico paraense”. Disse Socorro, que almoçou com representantes do receptivo e um grupo de turistas japoneses.

Lorena Aguiar, gerente de Assuntos Internacionais da Paratur, informa que a experiência de recebê-los foi muito importante. “Alguns espaços, com intermediação da Paratur, foram abertos nesta segunda-feira com o objetivo de recebê-los. Apesar de pouco tempo na cidade percebemos que levam do Pará uma excelente impressão”. Garante Lorena, ao explicar que a temporada de cruzeiros 2012 começou em outubro do ano passado e terminou esta semana com a passagem do Azuka por Belém.

Foto: Everaldo Nascimento/Ascom OS Pará 2000
Informação & Segurança - Para receber os turistas na Estação das Docas, a Paratur, através do Setor de Informações Turísticas, montou um posto de informações onde foi entregue um kit com folhetos e guia das principais atrações naturais e culturais do Estado. Além disso, a Paratur, em parceira com a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPITUR), tem garantido a segurança dos turistas de cruzeiros. Ao todo, no centro histórico e nos principais pontos turísticos de Belém, 69 policiais especializados para o turismo e cinco viaturas garantiram a tranqüilidade e segurança dos visitantes.

Outra ferramenta que ajudou a polícia a fazer a segurança dos turistas foi o serviço de monitoramento eletrônico nos 21 pontos turísticos em Belém, que permite a captação de imagens on line em áreas de grande fluxo, prevenindo assaltos e o socorro imediato em caso de tentativas de cometimento de delitos, bem como a identificação dos autores.

Segundo Rosângela Martins, guia de turismo da Amnazon Incoming Serviece, empresa responsável pelo receptivo turístico do navio, foi montada uma grande logística de transporte para o deslocamento dos turistas do porto de Icoaraci até o centro de Belém. Ela explica que foram 4 ônibus para o transporte dos grupos que queriam apenas conhecer a região do centro, 4 ônibus para aqueles que fizeram os passeios de barco pela orla de Belém, o river tour, e mais 6 ônibus para o city tour pelas principais atrações da cidade, somando ao todo 14 ônibus.

O casal de turistas japoneses Nozaki e Ozawa, que visitava a Estação das Docas, contou que a primeira impressão da cidade foi de muita surpresa. Acharam interessante a parte histórica da cidade e principalmente o porto, onde, segundo Ozawa, chegaram vários imigrantes na região, inclusive japoneses. Para o casal, o maior interesse em visitar o Pará e a Amazônia, é conhecer a natureza local, principalmente a selva amazônica.

O Azuka deixou Belém às 16 horas desta segunda-feira, dia 28.

Foto: Everaldo Nascimento/ Ascom OS Pará 2000
Números - Até o final do ano, o Pará deve receber 20 mil turistas de cruzeiros. Desde o início da atual temporada desta modalidade turística, que começou em outubro do ano passado, o estado já recebeu aproximadamente 17 mil turistas em diversos cruzeiros. Os demais estão agendados para visitas até o início da nova temporada de 2012, começando em novembro próximo. Para contribuição com esta estatística, merece destaque especial o navio Aida, que só na atual temporada veio ao Pará 10 vezes, trazendo ao todo 12 mil turistas alemães. Entre os demais, os navios americanos Amsterdam e Ms. Prinsendam trouxeram ao estado 1.100 e 700 turistas respectivamente. João Ribeiro, da Amazon Incoming Service, informa que até o final do ano cerca de 25 navios de diversas nacionalidades passem pela capital paraense.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) o Japão é um mercado com grande potencial para a emissão de turistas para o Brasil e um dois maiores mercados emissivos do mundo. O aumento no número de turistas que visitaram o país ano passado, quando se atingiu o patamar de 63.247 visitantes, chegou a 5% em relação a 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário