quarta-feira, 9 de maio de 2012

Paratur realiza pesquisa sobre perfil de turista da melhor idade


As manifestações culturais são atraentes aos membors da melhor idade
Foto: Benigna Soares - Paratur/Abrajet


Já está na reta final o levantamento de dados da pesquisa que pretende, de maneira inédita, levantar o perfil do turista da melhor idade que visita o Pará, realizada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Executada pela Gerência Geral de Marketing, Núcleo de Planejamento e Diretoria de Fomento da Paratur, foi iniciada no último dia 2 e a coleta de entrevistas segue até o fim desta semana, com apoio da Faculdade da Amazônia (Esamaz). O objetivo é identificar o perfil desse público para formatar estratégias de desenvolvimento e marketing de produtos voltados para o segmento.


O momento é oportuno pois empresas do ramo estão se especializando cada vez mais em serviços para essa faixa etária de turistas, a maioria com idade acima de 60 anos.  Segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, este público, que equivale a 10% da população brasileira, já corresponde a aproximadamente 15% do consumo no país.  Atento a esta nova condição de renda da terceira idade, o Mistério do Turismo lançou, em 2007, o Programa “Viaje Mais Melhor Idade” para estimular  brasileiros de 60 anos ou mais a viajarem através de pacotes com destinos e serviços específicos para a melhor idade além de  parcerias para descontos em passagens aéreas.Outro ponto que contribui para este cenário é a expectativa de vida dos brasileiros, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aumentou três anos entre 1999 a 2009.



atraente refúfio de aves guarás em São Caetano de Odivelas,
no pólo Amazônia Atlântica.
Foto: Benigna Soares (Abrajet-Paratur
Estes foram fatores que levaram o empresário Carlos Wanzeller, da agência Lecytur Turismo, a especializar nesse segmento os serviços de sua empresa, o que vem executando há sete anos. “É um público que tem uma expectativa de vida cada vez maior e viaja em baixa temporada”, explica. Carlos conta que outro fator importante do perfil deste público é que eles contam com renda fixa e tem um tempo livre muito maior. Segundo ele, entre seus clientes desta faixa-etária, os destinos no Pará mais procurados são Salinas, Vigia, São Caetano de Odivelas e Barcarena, Bragança (incluindo a vila de  Ajuruteua). São municípios que combinam praias de rio e de mar, excelente gastronomia, boa acessibilidade e muitas manifestações culturais, o que tornam os produtos ofertados pelos pacotes da Lecytur ainda mais atraentes aos turistas.


P E R F I L - Com a formatação do Passaporte Pará, novo produto a ser lançado em junho pela Paratur em parceria com a ABAV e RDC Férias visando facilidade de crédito junto ao Banco da Amazônia, Banpará, Caixa e outros parceiros, essa demanda pelo turismo interno deve ser ainda mais ampliada, beneficiando também os turistas da melhor idade. É o que diz a presidente da Paratur, Socorro Costa. “O Passaporte Pará, assim como a pesquisa de perfil dos nossos turistas da melhor idade são estratégias de fortalecimento do turismo paraense, previstas no Plano Estratégico de Turismo “Ver-o-Pará”.  Diz Socorro ao afirmar que conhecendo melhor quem é esse turista, suas preferências gastronômicas, por roteiros, atrativos e seus hábitos de viagens, será mais fácil a execução de ações, programas e projetos voltados a esse público.

Socorro Costa: Presidente da Paratur anuncia pesquisa e Passaporte Pará
Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo durante o 6° Salão de Turismo, em São Paulo, ano passado, revela que mais da metade dos entrevistados, da melhor idade, viaja de uma a duas vezes por ano. Segundo o relatório da pesquisa, não é possível saber ao certo a participação exata dos idosos no mercado de turismo, mas o que se sabe é que eles viajam quando são dadas condições para isso. Alice Conde Pereira, presidente da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade do Pará (ABCMI), que há cerca de dez anos atua com apoio da Paratur, diz que um dos objetivos da associação é o lazer e o turismo, por isso as viagens dos grupos são freqüentes.  “Promovemos festas, bingos e várias outras atividades de lazer para os nossos associados”. Segundo ela, para a melhor idade, um dos fatores que mais pesa na hora da viagem é o custo, porém como eles costumam procurar pacotes turísticos sempre com um ano de antecedência dá tempo de se planejar melhor. “Gostamos de viajar muito para outros estados”, conta  Alice.

A Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade do Pará (ABCM), com sede no bairro do Reduto, em Belém, mantém projetos culturais, de lazer e turismo para este público. Segundo Alice Conde Pereira, presidente da entidade, a associação já conta com cerca de 100 associados e realiza várias viagens durante o mês. “Eles gostam de fazer viagem mais para outros estados”, diz, ao informar que a  associação já tem viagem marcada para o próximo mês para Vitória, no Espírito Santo com pelo menos dois ônibus lotados. Alice Pereira conta ainda que Salinas, Mosqueiro, Barcarena e Belém, com destaque para  Estação das Docas e Mangal das Garças, são roteiros que estão na preferência dos associados, informações que a pesquisa que a Paratur deve finalizar coleta de dados esta semana vai revelar.

Segundo Silmara Resque, gerente de Negócios da Paratur, a  aplicação da pesquisa está na sede da Associação Brasileira do Clube da Melhor Idade do Pará –Paratur,  lojas Yamada,  Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Praça da  República e Batista Campos, Estação das Docas e Complexo Feliz Lusitânia, além de shopping´s de Belém.


Texto: Benigna Soares e Wanderson Curcino - Paratur GECV

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