quinta-feira, 17 de maio de 2012

Paratur e Ciptur garantem segurança em receptivo de cruzeiro japonês com 600 turistas

Belém recebe, no próximo dia 28, o navio cruzeiro Azuka com 600 turistas japoneses. O navio, que antes de Belém passa pelo Rio de Janeiro e Recife, ficará no porto do distrito de Icoaraci das 6h ás 18h. Durante a passagem por Belém, os turistas serão divididos em dois grupos, dos quais o primeiro, com 400 pessoas fará um roteiro que passa pelo Forte do Presépio, Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, panorâmica pelo Ver-o-Peso, culminando com almoço no Mangal das Garças. Os demais integrantes do cruzeiro, que comporão o segundo grupo, farão passeio e almoço pela Estação das Docas, na orla da cidade.

Para receber o cruzeiro a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) montará dois postos de atendimento ao turista para prestar informações básicas sobre a cidade e locais de visitação. Um deles no ponto de desembarque em Icoaraci e o outro na Estação das Docas. Os atendentes.

Segundo a presidente da Paratur, Socorro Costa, entre os mais importantes pontos de atenção da Paratur está a questão da segurança. Para isso, uma parceria com a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPITUR), da Polícia Militar do Pará garantirá a segurança dos turistas.  A exemplo do que já vem ocorrendo durante a passagem de cruzeiros por Belém, haverá reforço do policiamento nos principais pontos turísticos do roteiro, como feira do Ver-o-Peso, Estação das Docas e Mangal das Garças.
“O Setor de Atendimento ao Turista da Paratur está em sintonia com todos os órgãos e parceiros envolvidos nesse contexto de recepção do turista para garantirmos todo o apoio e a qualidade dos serviços ofertados”. Diz Socorro, ao receber representantes da empresa responsável pela recepção do cruzeiro.

Números - Até o final do ano, o Pará deve receber 20 mil turistas de cruzeiros. Desde o início da atual temporada desta modalidade turística, que começou em outubro do ano passado, o estado já recebeu aproximadamente 17 mil turistas em diversos cruzeiros. Os demais estão agendados para visitas até o início da nova temporada de 2012, começando em outubro. Para contribuição com esta estatística, merece destaque especial o navio Aida, que só na atual temporada veio ao Pará 10 vezes, trazendo ao todo 12 mil turistas alemães. Entre os demais, os navios americanos Amsterdam e Ms Prinsendam trouxeram ao estado 1.100 e 700 turistas respectivamente.  João Ribeiro, da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo de cruzeiros no Pará, informa que até o final do ano cerca de 25 navios de diversas nacionalidades passem pela capital paraense.

De acordo com dados da Cruise Lines International Association (CLIA), divulgados pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), o Brasil é o quinto país que mais transporta turistas em cruzeiros marítimos no mundo. Na temporada 2010/11, foram transportados 793 mil passageiros pela costa brasileira, o melhor resultado de todos os tempos. O presidente Abremar, Ricardo Amaral, destaca o impacto positivo da atividade na economia e que, “apesar da colocação favorável, o Brasil tem condições de crescer ainda mais neste segmento”.

Segurança - Dando segmento às ações para o reforço da segurança turística no Pará, a delegada Soraia Franco, responsável pelo Setor de Segurança Turística da Paratur, reuniu-se na manhã da última segunda-feira, dia 14, com representantes do setor de pesca, transporte e turismo náutico para discutir medidas para evitar assaltos aos estabelecimentos e lanchas da região insular de Belém. A delegada informou que a Paratur irá intermediar uma reunião dos representantes do setor com o secretário estadual de segurança Luiz Fernandes Rocha, marcado para a próxima quinta-feira, dia 17.

Com estimativas do aumento em até 50% do número de cruzeiros internacionais que atracarão no Pará, a quantidade de turistas que circulam na cidade também se amplia. Desta forma, o trabalho da Cpitur se intensifica, com três postos fixos, na Estação das Docas, Aeroporto Internacional de Belém e na Paratur.

A Cpitur também garante a segurança do turista em todo o centro histórico e pontos turísticos da cidade, que estão cobertos por 69 policiais e cinco viaturas, garantindo policiamento durante 24 horas ao visitante. Os policiais que pertencem ao grupo são especializados e recebem um treinamento voltado para o trato com a segurança do turista que visita o Estado.

Apenas na capital, atuam em média 30 policiais em cinco viaturas, que contam ainda com apoio de policiais do 2º Batalhão da Polícia Militar, no centro da cidade, e do 6º Batalhão da PM, em Icoaraci. Outra ferramenta que deve contribuir com a segurança dos turistas é o serviço de monitoramento eletrônico nos 21 pontos turísticos em Belém, que permite a captação de imagens on line em áreas de grande fluxo, prevenindo assaltos e o socorro imediato em caso de tentativas de cometimento de delitos, bem como a identificação dos autores.

 A CIPTUR foi criada em 1996, em virtude do aumento da chegada de turistas no Estado. Para fortalecimento desse trabalho, o Governo do Pará entregou no final do ano passado, 20 novas viaturas para uso no policiamento turístico. Os veículos, além de estarem equipados para atuar tanto na capital quanto nos demais municípios, se diferenciam dos automóveis tradicionais e receberam imagens representativas dos principais ícones turísticos do estado.

O major Henrique Pereira, comandante da Ciptur afirma que “a Secretaria de Segurança Pública tem a concepção de que o policiamento turístico tem que ser um diferencial no atendimento, na hospitalidade, na chegada dos turistas nos principais locais de visitação do Estado”, informa. Já o Governador Simão Jatene destaca a importância da atividade para o Pará. “O turismo pode ser um vetor de crescimento e desenvolvimento importante para o Estado, por que permite combinar algumas coisas que são de interesse para Pará”, afirmou o governador.


Texto: Benigna Soares, Wanderson Curcino e Fabrício Coleny – GECV Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário