quinta-feira, 10 de maio de 2012

Paratur divulga CADASTUR em Paragominas




A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 10, no teatro Reinaldo Castanheira em Paragominas, uma reunião como  trade turístico local para prevenir a exploração sexual no setor, por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI). Também sensibilizou empresários e profissionais do turismo quanto à adesão ao Cadastro Geral de Turismo (Cadastur). A reunião faz parte de um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidos pela Paratur desde segunda-feira, dia 7, que inclui também o fortalecimento do turismo rural. As ações seguem até esta sexta, dia 11, e são executadas pelo Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) e Diretoria de Fomento da Paratur.


A diretora de turismo da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Paragominas, Cirene Aiko, que estava presente na reunião, avaliou positivamente as ações e afirmou que Paragominas está bastante à frente no cadastramento dos prestadores de serviços ( Cadastur). " Já temos muitos prestadores cadastrados", conta Aiko. Segundo ela o município vive um novo momento de sua gestão através do programa do Governo  Estadual " Municípios Verdes", que transformou Paragominas em uma referência nacional em desenvolvimento sustentável. " Agora tudo  que nós fazemos no turismo está relacionado à sustentabilidade, como é o caso do parque ambiental de Paragominas". Informa Cirene, falando também da importância do turismo rural no município, com vários circuitos de fazendas onde é possível desenvolver trilhas ecológicas e pesca esportiva além da Feira Agropecuária de Paragominas, considerada uma das maiores feiras do Norte e Nordeste.

Segundo Cristiane Barros do Núcleo e Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur e uma das responsáveis pelas ações, além da reunião desta quinta, a presença da Paratur em  Paragominas visa o fortalecimento da gestão e das políticas públicas voltadas ao turismo.

Através do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) a Paratur vem fazendo a sensibilização através de palestras, distribuição de material preventivo, visitas e outras estratégias nos mais de 140 municípios  do Pará, em especial nos municípios que integram os seis pólos de turismo: Belém, Marajó, Tapajós , Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xinguara a exploração de crianças e adolescentes no turismo. Ao todo foram sensibilizados no período 12.763 mil pessoas, realizadas 57 palestras e seminários , 12 oficinas e 1.087 visitas à prestadores de serviços turistícos.

Turismo Rural e Inventário Turístico: Além do combate a exploração sexual de crianças e adolescentes no setor, as ações tem o objetivo de fortalecimento do turismo rural e atualizar o inventário da oferta de produtos turísticos locais. A ação faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado pela Paratur em outubro do ano passado com a  Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) b e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) prevendo beneficiar pequenos, médios e grandes produtores rurais através da cadeia produtiva do turismo.


Por: Benigna Soares e Wanderson Cursino





Nenhum comentário:

Postar um comentário