sexta-feira, 18 de maio de 2012

Paratur divulga Cadastur e TSI em Itaituba

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), por meio do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ), realiza a partir da próxima terça-feira (22) até sexta-feira (25), no município de Itaituba, Vistorias técnicas aos prestadores de serviços turísticos (meios de hospedagem). Na ocasião também será ministrada uma Palestra sobre o Cadastro Geral de Turismo (Cadastur), no dia 24, quarta-feira, às 9h, na Sala Verde da Secretaria Municipal de Meio e Ambiente e Produção, localizada na Av. Belém, nº 47.

As atividades fazem parte de um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidos pela Paratur visando sensibilização e prevenção contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em espaços turísticos, por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo, executado no Pará pela Paratur.

A coordenadora do Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur, Rosely Coroa, informa que os técnicos farão abordagens preventivas e também visitas aos empreendimentos turísticos, como hotéis, restaurantes e agências de viagens. O objetivo é orientá-los sobre a importância de fazerem parte do Cadastur, e poder usufruir de diversas vantagens, entre elas linhas de financiamento, qualificação profissional, gestão de negócios e facilidade de inserção no mercado visando a oferta de serviços e produtos.

As equipes da Paratur também vão contemplar prestadores de serviços turísticos, Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Polícia Militar e secretarias de turismo, assistência e educação, entre outros. Em cada local vai ser distribuído material impresso sobre o Cadastur e o TSI.

A Paratur, através do TSI, vem atuando nos mais de 140 municípios do Pará, em especial nos que integram os seis pólos de turismo: Belém, Marajó, Tapajós , Amazônia Atlântica e Araguaia Tocantins.

Rosely Coroa, coordenadora do NRQ, informa que além da prevenção da violação de direitos da criança e adolescente a equipe técnica da Paratur também levam ao município esclarecimentos sobre o programa Turismo Legal, que sensibiliza prestadores de serviços e proprietários de equipamentos turísticos sobre a importância da legalização de suas atividades, através da inscrição no Cadastur. “Esta ação faz parte do cronograma de execução de convênios firmados junto ao MTur, e tem como objetivo levar informações e orientações aos profissionais e empresários do turismo sobre o Cadastur e o TSI, que visa prevenir a exploração de crianças e adolescentes no turismo”. Reforça Rosely.

Itaituba – A cidade está localizada no sudoeste do Pará, às margens do rio Tapajós, cerca de 891 quilômetros em linha reta da capital paraense. A origem de Itaituba remete à presença portuguesa no rio Tapajós. Depois, durante o ciclo econômico da borracha na Amazônia, no século XVIII, acabou tornando-se um grande entreposto comercial. Com o declínio dessa economia, já na década de 1950, veio a descoberta do ouro no rio das Tropas, fazendo com que Itaituba vivenciasse um novo grande fluxo migratório. O município chegou a ser considerado como o maior do mundo, antes de ter desmembrada parte do seu território. A parte antiga da cidade conta com edificações históricas, tendo como destaque o prédio da antiga prefeitura e diversos casarões. Para o visitante a cidade apresenta muitos atrativos, entre eles, a majestosa orla e o terminal hidroviário com bela vista para o rio tapajós. Itaituba também se destaca por atrativos como corredeiras, cachoeiras, praias e locais propícios à pesca esportiva, como as Vilas de São Luís do Tapajós e de Barreiras, o Lago do Jacaré e a Praia do Amor, que fica bem em frente á cidade, e outras como Paraná-Miry e do Índio. Itaituba atualmente dispõe de uma boa estrutura para receber os visitantes, com hotéis, pousadas, bares e restaurantes que acolhem de braços abertos quem a visita.


Mais informações sobre o evento
Sônia Arruda e Cristiane Monteiro Barros
(91) 3225-0327 - 8271-5115 – 8174-4114
cristiane.barros@paratur.pa.gov.br
sonia.arruda@paratur.pa.gov.br

Maiores informações sobre o Cadastur e o TSI
NRQ-Paratur (Praça Maestro Waldemar Henrique s/n – Reduto – Belém-Pará
regionalpara@paratur.pa.gov.br
www.turismoparaense.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário